O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Sara Saraiva Fogaça da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1668
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_6e44cbda1bd964c343f9f89c7800cddc
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Ensino da MatemáticaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).Este documento centra-se no Ensino da Matemática no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, enquanto área imprescindível da Educação, cujo principal objectivo é o de desenvolver a capacidade de usar a Matemática para analisar e resolver problemas, para raciocinar e comunicar. De modo a averiguar de que maneira a Matemática pode ser trabalhada no Ensino Básico, este estudo assenta na ideia de que a resolução de problemas é um processo matemático fundamental para o ensino da Matemática, e para o qual se procura uma aprendizagem e compreensão. Neste documento é feita uma abordagem teórica sobre o que são problemas matemáticos e como pode ser trabalhada a sua resolução. São também apresentadas tarefas desenvolvidas aquando dos estágios realizados no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, as quais permitirão averiguar de que forma se pode trabalhar a Matemática através da resolução de problemas. Realço neste estudo a importância que a resolução de problemas tem no ensino/aprendizagem da matemática, pois esta pode ser um processo muito vantajoso e benéfico para o domínio de competências matemáticas.ABSTRACT: This document focuses on the teaching of Mathematics to preschool and elementary school, as an essential area of Education, with the main goal of developing the ability to use mathematics to analyze and resolve problems, to ratiocinate and to communicate. In order to investigate in which way Mathematics can be worked in elementary school, this study is based on the idea that solving problems is a fundamental mathematical process to the teaching of Mathematics, and for which demand learning and understanding. In this document is made a theoretical approach of what are mathematical problems and how can be done their resolution. There are also given tasks that where developed in the internships in preschool and elementary school, which will determine how we can work Mathematics through problem solving. To conclude, it matters to see the importance that the problem solving has in teaching/learning mathematics, because it can be a very advantageous and beneficial process to the field of mathematical skills.Gomes, CarlosCascalho, José ManuelRepositório da Universidade dos AçoresMata, Sara Saraiva Fogaça da2013-03-12T10:48:51Z2012-12-202012-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1668porMata, Sara Saraiva Fogaça da – "O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 115 p.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:29Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:33.019992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Mata, Sara Saraiva Fogaça da
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino da Matemática
title_short O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
author Mata, Sara Saraiva Fogaça da
author_facet Mata, Sara Saraiva Fogaça da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Carlos
Cascalho, José Manuel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Sara Saraiva Fogaça da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino da Matemática
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino da Matemática
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20
2012-12-20T00:00:00Z
2013-03-12T10:48:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1668
url http://hdl.handle.net/10400.3/1668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mata, Sara Saraiva Fogaça da – "O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 115 p.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130690894168064