Avaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sandra Isabel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cruz-Santos, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88122
Resumo: O desenvolvimento adequado da linguagem é central para que a criança desenvolva aprendizagens académicas e sociais. Objetivo: Avaliação da linguagem em 35 crianças em acolhimento residencial em quatro instituições sociais através da Grelha de Observação da Linguagem. De natureza quantitativa. Do total das estruturas da GOL-E (2ªEdição) três crianças encontram-se no percentil 50 e/ou acima deste. A maioria das crianças encontra-se em percentis inferiores aos expetáveis para a sua faixa etária. Os resultados obtidos evidenciam que as crianças avaliadas revelaram um desempenho inferior ao nível das competências linguísticas quando comparadas com os resultados normativos expectáveis para a sua idade. Verificou-se a existência de crianças que apresentam perturbações da linguagem sem estarem formalmente identificadas no sistema educativo.
id RCAP_6e590a22c352c4b3752ae1e39f59fbe8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88122
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencialLanguage assessment in preschool and school-aged children in residential careAcolhimento residencialAlunos em risco educacionalAvaliaçãoDificuldades de linguagemResidential careStudents at educational riskAssessmentLanguage difficultiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO desenvolvimento adequado da linguagem é central para que a criança desenvolva aprendizagens académicas e sociais. Objetivo: Avaliação da linguagem em 35 crianças em acolhimento residencial em quatro instituições sociais através da Grelha de Observação da Linguagem. De natureza quantitativa. Do total das estruturas da GOL-E (2ªEdição) três crianças encontram-se no percentil 50 e/ou acima deste. A maioria das crianças encontra-se em percentis inferiores aos expetáveis para a sua faixa etária. Os resultados obtidos evidenciam que as crianças avaliadas revelaram um desempenho inferior ao nível das competências linguísticas quando comparadas com os resultados normativos expectáveis para a sua idade. Verificou-se a existência de crianças que apresentam perturbações da linguagem sem estarem formalmente identificadas no sistema educativo.The adequate development of language is essential for children to develop academic and social learning. Language assessment in 35 children in residential care in four social institutions using the Grelha de Observação da Linguagem (GOL-E). Method: Quantitative in nature. Of the total frames of the GOL-E (2nd Edition) three children are in the 50th percentile and/or above it. Most children were in percentiles below the expected percentiles for their age group. The results show that the assessed children showed a lower performance in language skills when compared to the expected normative results for their age. It was verified the existence of children with language disorders without being formally identified in the educational system.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Edições ISPGayaUniversidade do MinhoMiranda, Sandra IsabelCruz-Santos, Anabela2023-092023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88122por0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:21:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:18.875404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencial
Language assessment in preschool and school-aged children in residential care
title Avaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencial
spellingShingle Avaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencial
Miranda, Sandra Isabel
Acolhimento residencial
Alunos em risco educacional
Avaliação
Dificuldades de linguagem
Residential care
Students at educational risk
Assessment
Language difficulties
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Avaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencial
title_full Avaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencial
title_fullStr Avaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencial
title_full_unstemmed Avaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencial
title_sort Avaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencial
author Miranda, Sandra Isabel
author_facet Miranda, Sandra Isabel
Cruz-Santos, Anabela
author_role author
author2 Cruz-Santos, Anabela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Sandra Isabel
Cruz-Santos, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento residencial
Alunos em risco educacional
Avaliação
Dificuldades de linguagem
Residential care
Students at educational risk
Assessment
Language difficulties
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Acolhimento residencial
Alunos em risco educacional
Avaliação
Dificuldades de linguagem
Residential care
Students at educational risk
Assessment
Language difficulties
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O desenvolvimento adequado da linguagem é central para que a criança desenvolva aprendizagens académicas e sociais. Objetivo: Avaliação da linguagem em 35 crianças em acolhimento residencial em quatro instituições sociais através da Grelha de Observação da Linguagem. De natureza quantitativa. Do total das estruturas da GOL-E (2ªEdição) três crianças encontram-se no percentil 50 e/ou acima deste. A maioria das crianças encontra-se em percentis inferiores aos expetáveis para a sua faixa etária. Os resultados obtidos evidenciam que as crianças avaliadas revelaram um desempenho inferior ao nível das competências linguísticas quando comparadas com os resultados normativos expectáveis para a sua idade. Verificou-se a existência de crianças que apresentam perturbações da linguagem sem estarem formalmente identificadas no sistema educativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09
2023-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88122
url https://hdl.handle.net/1822/88122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-2391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições ISPGaya
publisher.none.fl_str_mv Edições ISPGaya
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137014280355840