O Direito ? Participa??o nas Casas de Acolhimento Residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, M?nica Patr?cia Cardoso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tom?, Maria Rosa (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/863
Resumo: A discuss?o em torno dos direitos de participa??o que nesta disserta??o se fez, ir? refletir imagens, conce??es e paradigmas vigentes sobre as crian?as e jovens, emergindo assim a necessidade de as compreender como sujeitos de direitos, competentes e ativos, escutando-as nas decis?es que afetam as suas vidas. O acolhimento residencial, enquanto resposta social, tem genericamente como objetivo a prote??o da crian?a e jovem em situa??es que os seus direitos s?o violados, mas simultaneamente tem de os promover. Os resultados obtidos atrav?s da aplica??o de question?rios ?s crian?as e jovens e ?s equipas educativas, afirmam que o direito ? participa??o est? presente no quotidiano das casas de acolhimento residencial. Relativamente ?s crian?as e jovens, tem especial relevo nos assuntos que dizem respeito ? defini??o do seu projeto de vida e assuntos relacionados com a escola, j? nas equipas educativas, nos assuntos que dizem respeito a organiza??o e din?mica da casa de acolhimento residencial. Podemos ainda dizer que a equipa educativa considera importante que as crian?as e jovens participem nos assuntos que lhe dizem respeito, nomeadamente o seu futuro, a escola, a fam?lia e os assuntos do dia-a-dia. / The discussion about participation rights in this dissertation will reflect existing images, conceptions and paradigms about children and young people, thus emerging the need to understand them as competent and active subjects of rights, listening to them in decisions that affect their lives. Residential Care, as a social response, is generally aimed at protecting children and young people in situations where their rights are violated, but at the same time have to promote them. The results obtained through the application of questionnaires to children and young people and educational teams, affirm that the right to participation is present in the daily life of residential homes. With regard to children and young people, it is especially important in matters relating to the definition of their life project and school-related matters, in educational teams, in matters concerning the organization and dynamics of the residential home. We can also say that the educational team considers it important that children and young people take part in matters that concern them, namely their future, school, family and everyday life.
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