Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5911 |
Resumo: | A realização deste trabalho decorre do exercício da função de professor de Educação Física, bem como de outros cargos inerentes à atividade docente, dentro do âmbito escolar e promover uma reflexão sobre a conduta desta disciplina na escola. Contudo, apesar de neste trabalho nos debruçarmos sobre alguns alicerces da ação educativa, tais como a educação, a escola e o professor, pensamos que seria igualmente interessante ter um ponto de vista, talvez ingênuo, mas genuíno, dos discentes sobre esta matéria, mais concretamente na disciplina de Educação Física. Como tal, este relatório integra também uma vertente investigativa, indissociável da interpretação e avaliação da intervenção pedagógica desenvolvida durante o ano letivo. O objetivo geral do estudo passou por compreender as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física. Como objetivo específico, o estudo pretendeu analisar a relação das atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física entre os anos de escolaridade (10.ºano com o 11.º e 12.º ano) e entre género. A amostra do estudo é constituída por 129 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, em que 54 alunos são do 10.º ano (41,9%), 75 do 11.º ano e 12.º ano (58,1%) e que 62 (48,1%) alunos são do sexo masculino e 67 (51,9%) são do sexo feminino. Os alunos da amostra responderam ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) que avalia as seguintes dimensões: “Gosto”, “Importância” e “Atitude” global dos alunos pela Educação Física. Os resultados mostraram que os alunos, de uma forma geral, têm uma atitude positiva face à Educação Física. Indicam ainda que o sexo masculino gosta mais de Educação Física, acha que é mais importante e apresenta uma atitude global mais favoravel para com a disciplina, comparativamente ao sexo feminino. Comparando os anos de escolaridade, os alunos do 11.º/12.º ano gostam mais e apresentam uma atitude global mais favoravel para com a Educação Física, em comparação com os alunos do 10.º ano. Relativamente à importância atibuida à disciplina, não se verificaram diferenças significativas entre os anos estudados. |
id |
RCAP_6e64e3aa5f5c6b3a6947a119032f8b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação FísicaEducação físicaEnsinoAtitudesGéneroAnos de escolaridadeA realização deste trabalho decorre do exercício da função de professor de Educação Física, bem como de outros cargos inerentes à atividade docente, dentro do âmbito escolar e promover uma reflexão sobre a conduta desta disciplina na escola. Contudo, apesar de neste trabalho nos debruçarmos sobre alguns alicerces da ação educativa, tais como a educação, a escola e o professor, pensamos que seria igualmente interessante ter um ponto de vista, talvez ingênuo, mas genuíno, dos discentes sobre esta matéria, mais concretamente na disciplina de Educação Física. Como tal, este relatório integra também uma vertente investigativa, indissociável da interpretação e avaliação da intervenção pedagógica desenvolvida durante o ano letivo. O objetivo geral do estudo passou por compreender as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física. Como objetivo específico, o estudo pretendeu analisar a relação das atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física entre os anos de escolaridade (10.ºano com o 11.º e 12.º ano) e entre género. A amostra do estudo é constituída por 129 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, em que 54 alunos são do 10.º ano (41,9%), 75 do 11.º ano e 12.º ano (58,1%) e que 62 (48,1%) alunos são do sexo masculino e 67 (51,9%) são do sexo feminino. Os alunos da amostra responderam ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) que avalia as seguintes dimensões: “Gosto”, “Importância” e “Atitude” global dos alunos pela Educação Física. Os resultados mostraram que os alunos, de uma forma geral, têm uma atitude positiva face à Educação Física. Indicam ainda que o sexo masculino gosta mais de Educação Física, acha que é mais importante e apresenta uma atitude global mais favoravel para com a disciplina, comparativamente ao sexo feminino. Comparando os anos de escolaridade, os alunos do 11.º/12.º ano gostam mais e apresentam uma atitude global mais favoravel para com a Educação Física, em comparação com os alunos do 10.º ano. Relativamente à importância atibuida à disciplina, não se verificaram diferenças significativas entre os anos estudados.This essay appears in the context of the Physical Education teacher’s roles, as well as of all the other responsibilities inherent to teaching in schools and it promotes a reflection on the conduct of this subject. However, although we address some of the foundations of the educational action, such as education itself, the school and the teacher, we think it would be equally interesting to have the point of view of students, as naïve but genuine as it may be, over this matter, more specifically over the subject of Physical Education. As such, this report also includes an investigative part, inseparable from the interpretation and evaluation of the pedagogical intervention developed throughout the school year. The general purpose of the study aims to understand the student’s attitude towards Physical Education as a school subject. The specific purpose is to analyze the relationship between the student’s attitudes towards the different school years (the relationship between the 10th grade and the 11th and 12th grades) and amongst the two genders. Participants for this study were 129 students, aged between 15 and 19, in which 54 students are 10th graders (41,9%), 75 are 11th and 12th graders (58,1%). 62 students (48,1%) are male and 67 (51,9%) are female. The students in the study sample answered the Student’s Attitudes Towards Physical Education Questionnaire (SATPEQ), which evaluates the following dimensions: global “Liking”, “Importance” and “Attitude” of students in what concerns Physical Education. The results have shown that students in general have a positive attitude towards Physical Education. These results have also indicated that the male gender likes this subject better; boys feel it’s more important and display a more favourable attitude towards the subject than girls. Comparing school years, the 11th and 12th graders like Physical Education better than 10th graders. In regards to the importance given to this subject, there were no significant differences between the years in the study.2016-05-13T11:16:59Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5911pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontes, Ivo Gonçalo Madeirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:26.043798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física |
title |
Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física |
spellingShingle |
Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física Fontes, Ivo Gonçalo Madeira Educação física Ensino Atitudes Género Anos de escolaridade |
title_short |
Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física |
title_full |
Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física |
title_fullStr |
Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física |
title_full_unstemmed |
Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física |
title_sort |
Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física |
author |
Fontes, Ivo Gonçalo Madeira |
author_facet |
Fontes, Ivo Gonçalo Madeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Ivo Gonçalo Madeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino Atitudes Género Anos de escolaridade |
topic |
Educação física Ensino Atitudes Género Anos de escolaridade |
description |
A realização deste trabalho decorre do exercício da função de professor de Educação Física, bem como de outros cargos inerentes à atividade docente, dentro do âmbito escolar e promover uma reflexão sobre a conduta desta disciplina na escola. Contudo, apesar de neste trabalho nos debruçarmos sobre alguns alicerces da ação educativa, tais como a educação, a escola e o professor, pensamos que seria igualmente interessante ter um ponto de vista, talvez ingênuo, mas genuíno, dos discentes sobre esta matéria, mais concretamente na disciplina de Educação Física. Como tal, este relatório integra também uma vertente investigativa, indissociável da interpretação e avaliação da intervenção pedagógica desenvolvida durante o ano letivo. O objetivo geral do estudo passou por compreender as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física. Como objetivo específico, o estudo pretendeu analisar a relação das atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física entre os anos de escolaridade (10.ºano com o 11.º e 12.º ano) e entre género. A amostra do estudo é constituída por 129 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, em que 54 alunos são do 10.º ano (41,9%), 75 do 11.º ano e 12.º ano (58,1%) e que 62 (48,1%) alunos são do sexo masculino e 67 (51,9%) são do sexo feminino. Os alunos da amostra responderam ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) que avalia as seguintes dimensões: “Gosto”, “Importância” e “Atitude” global dos alunos pela Educação Física. Os resultados mostraram que os alunos, de uma forma geral, têm uma atitude positiva face à Educação Física. Indicam ainda que o sexo masculino gosta mais de Educação Física, acha que é mais importante e apresenta uma atitude global mais favoravel para com a disciplina, comparativamente ao sexo feminino. Comparando os anos de escolaridade, os alunos do 11.º/12.º ano gostam mais e apresentam uma atitude global mais favoravel para com a Educação Física, em comparação com os alunos do 10.º ano. Relativamente à importância atibuida à disciplina, não se verificaram diferenças significativas entre os anos estudados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-05-13T11:16:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5911 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137152487915520 |