Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/5092 |
Resumo: | A presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressaltamos a importância do estabelecimento de uma relação pedagógica forte entre todos os parceiros educativos. Procuramos ainda evidenciar que a construção de uma narrativa, unindo os diferentes temas do Programa, pode aumentar as potencialidades educativas de cada um deles e dar novos sentidos a este longo percurso de aprendizagem. |
id |
RCAP_6eb07a2726c2ad4915274b3bbde0167c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/5092 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino BásicoEnsino experimental das ciênciasObservaçãoNarraçãoReflexãoA presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressaltamos a importância do estabelecimento de uma relação pedagógica forte entre todos os parceiros educativos. Procuramos ainda evidenciar que a construção de uma narrativa, unindo os diferentes temas do Programa, pode aumentar as potencialidades educativas de cada um deles e dar novos sentidos a este longo percurso de aprendizagem.Instituto Politécnico de Castelo Branco2012-04-20T14:36:52Z2012-04-202009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5092http://hdl.handle.net/10174/5092porOliveira, V.; Cid, M.; Valente, M.; Figueiredo, M.; Quadrado, A.; Fialho, I.; Matos, J.; Cóias, M.; Matos, N. & Mendes, P. (2009). Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico. In F. Paixão & F. R. Jorge (Coord.). Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. CD-ROM. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, pp.704-712.978-989 95831-2-2vmo@uevora.ptmcid@uevora.ptmjv@uevora.ptmtf@uevora.ptndifialho@uevora.ptndndndnd229Oliveira, VítorCid, MaríliaValente, MarianaFigueiredo, MargaridaQuadrado, AnabelaFialho, IsabelMatos, JorgeCóias, MargaridaMatos, NunoMendes, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:08.130583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico Oliveira, Vítor Ensino experimental das ciências Observação Narração Reflexão |
title_short |
Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Oliveira, Vítor |
author_facet |
Oliveira, Vítor Cid, Marília Valente, Mariana Figueiredo, Margarida Quadrado, Anabela Fialho, Isabel Matos, Jorge Cóias, Margarida Matos, Nuno Mendes, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Cid, Marília Valente, Mariana Figueiredo, Margarida Quadrado, Anabela Fialho, Isabel Matos, Jorge Cóias, Margarida Matos, Nuno Mendes, Paulo |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vítor Cid, Marília Valente, Mariana Figueiredo, Margarida Quadrado, Anabela Fialho, Isabel Matos, Jorge Cóias, Margarida Matos, Nuno Mendes, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino experimental das ciências Observação Narração Reflexão |
topic |
Ensino experimental das ciências Observação Narração Reflexão |
description |
A presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressaltamos a importância do estabelecimento de uma relação pedagógica forte entre todos os parceiros educativos. Procuramos ainda evidenciar que a construção de uma narrativa, unindo os diferentes temas do Programa, pode aumentar as potencialidades educativas de cada um deles e dar novos sentidos a este longo percurso de aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2012-04-20T14:36:52Z 2012-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/5092 http://hdl.handle.net/10174/5092 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/5092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, V.; Cid, M.; Valente, M.; Figueiredo, M.; Quadrado, A.; Fialho, I.; Matos, J.; Cóias, M.; Matos, N. & Mendes, P. (2009). Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico. In F. Paixão & F. R. Jorge (Coord.). Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. CD-ROM. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, pp.704-712. 978-989 95831-2-2 vmo@uevora.pt mcid@uevora.pt mjv@uevora.pt mtf@uevora.pt nd ifialho@uevora.pt nd nd nd nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136483867623424 |