O universo da leitura além das quatro paredes: uma possibilidade de inovação pedagógica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Maria Julia da Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2336
Resumo: A inovação pedagógica surge como reflexo do rompimento de paradigmas que perpetuam práticas pedagógicas tradicionais. Nesse contexto, esta dissertação buscou investigar se ela ocorreu diante do universo da leitura dos alunos da turma do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Joana D’Arc, localizado no município de Garanhuns/PE/Brasil – situação que surgiu da necessidade de se refletir sobre as práticas pedagógicas em relação a esse eixo na formação escolar. É um estudo que se justificou pela proposta de colocar em evidência a leitura, um elemento tão importante e fundamental, em diálogo com a inovação pedagógica, com o intuito de reconhecer possíveis avanços qualitativos no ensino de Língua Portuguesa. Tomouse como objetivo geral da pesquisa investigar se há inovação pedagógica na prática/ensino do eixo da leitura na referida turma. Como objetivos específicos, teve-se: i) observar as aulas de Língua Portuguesa da turma supracitada e seu ambiente de aprendizagem; ii) identificar de que maneira os recursos estão sendo utilizados em sala de aula pelo professor e pelos alunos nas aulas relacionadas ao eixo da leitura; e iii) analisar se as práticas pedagógicas desenvolvidas na turma podem ser consideradas inovadoras. Para tanto, a investigação adotou uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico em que se utilizaram como processos e instrumentos de coleta de dados a observação participante, a análise de documentos, o diário de campo, fotografias e entrevistas para decifrar a realidade do fenômeno investigado. Diante do percurso, percebeu-se que o ato criativo da leitura se deu além das quatro paredes da sala de aula, perpassando o conhecimento de forma holística, que culminou numa aprendizagem significativa e autônoma na vida dos aprendizes a partir do trabalho com o gênero crônica. Tal feito permitiu visualizar, na prática, a ocorrência de inovação pedagógica.
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