Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3097 |
Resumo: | A escola está passando por diversas mudanças, a cada dia está mais difícil conseguir reter atenção do aluno em sala de aula; além de que a insatisfação com a matemática continua presente na vida escolar. O paradigma fabril ainda prevalece na educação atual. Embora, surjam inovações pedagógicas para incentivar ideias e comportamentos diferenciados, que contribuem para mudanças nas práticas pedagógicas, tendo como desafio tornar o aluno mais independente e participativo na construção da sua própria aprendizagem. Com base nas constantes queixas escolares das dificuldades de aprendizagem na matemática, por boa parte dos alunos, surgiu o interesse nesta pesquisa. O intuito foi buscar, através da etnográfica na educação, se as práticas pedagógicas do projeto de educação matemática realizadas no Colégio Cebrapi-Piauí, caracterizariam inovação pedagógica. Algumas tentativas de mudanças, no campo da educação matemática, já aparecem através da utilização do construtivismo, aprendizagem significativa e colaborativa. Concluindo-se que, a inovação pedagógica é algo necessário para o processo de aprendizagem dos alunos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos, que são construídos ao longo da sua vivência e experiências matemáticas utilizadas no seu dia-a-dia. |
id |
RCAP_f773b7015b925f74cbcf0e07755ab8c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógicaAprendizagemInovação pedagógicaEducação matemáticaEtnografiaLearningPedagogical innovationEducation mathematicsEthnographyCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA escola está passando por diversas mudanças, a cada dia está mais difícil conseguir reter atenção do aluno em sala de aula; além de que a insatisfação com a matemática continua presente na vida escolar. O paradigma fabril ainda prevalece na educação atual. Embora, surjam inovações pedagógicas para incentivar ideias e comportamentos diferenciados, que contribuem para mudanças nas práticas pedagógicas, tendo como desafio tornar o aluno mais independente e participativo na construção da sua própria aprendizagem. Com base nas constantes queixas escolares das dificuldades de aprendizagem na matemática, por boa parte dos alunos, surgiu o interesse nesta pesquisa. O intuito foi buscar, através da etnográfica na educação, se as práticas pedagógicas do projeto de educação matemática realizadas no Colégio Cebrapi-Piauí, caracterizariam inovação pedagógica. Algumas tentativas de mudanças, no campo da educação matemática, já aparecem através da utilização do construtivismo, aprendizagem significativa e colaborativa. Concluindo-se que, a inovação pedagógica é algo necessário para o processo de aprendizagem dos alunos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos, que são construídos ao longo da sua vivência e experiências matemáticas utilizadas no seu dia-a-dia.The school is currently undergoing several changes, each day is more difficult to retain the attention of the student in the classroom, and that dissatisfaction with mathematics is still present in school life. The factory paradigm still prevails in today's education. However, pedagogical innovation arises to encourage innovative ideas and behaviors, which may contribute to changes in pedagogical practices, with the challenge of making the student more independent and participatory in the construction of his own learning. Based on the present school complaint of learning difficulties in mathematics, by a good part of the students, this research appeared. The intuition was to search through the ethnographic in education, if the pedagogical practices of the mathematical education project carried out in the Cebrapi-Piauí College, would characterize pedagogical innovation. Some attempts at changes in the field of mathematics education already appear through the use of constructivism, meaningful and collaborative learning. In conclusion, pedagogical innovation is something necessary for the students' learning process in the development of mathematical concepts, which are constructed throughout their experience and mathematical experiences used in their daily lives.Correia, Fernando Luís de SousaAlves, Francisco Régis VieiraDigitUMaLima, Nilce de Oliveira2021-02-02T22:08:40Z2020-07-16T00:00:00Z2020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3097202581659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:00Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:56.952611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica |
title |
Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica |
spellingShingle |
Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica Lima, Nilce de Oliveira Aprendizagem Inovação pedagógica Educação matemática Etnografia Learning Pedagogical innovation Education mathematics Ethnography Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica |
title_full |
Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica |
title_fullStr |
Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica |
title_sort |
Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica |
author |
Lima, Nilce de Oliveira |
author_facet |
Lima, Nilce de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Fernando Luís de Sousa Alves, Francisco Régis Vieira DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Nilce de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Inovação pedagógica Educação matemática Etnografia Learning Pedagogical innovation Education mathematics Ethnography Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem Inovação pedagógica Educação matemática Etnografia Learning Pedagogical innovation Education mathematics Ethnography Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A escola está passando por diversas mudanças, a cada dia está mais difícil conseguir reter atenção do aluno em sala de aula; além de que a insatisfação com a matemática continua presente na vida escolar. O paradigma fabril ainda prevalece na educação atual. Embora, surjam inovações pedagógicas para incentivar ideias e comportamentos diferenciados, que contribuem para mudanças nas práticas pedagógicas, tendo como desafio tornar o aluno mais independente e participativo na construção da sua própria aprendizagem. Com base nas constantes queixas escolares das dificuldades de aprendizagem na matemática, por boa parte dos alunos, surgiu o interesse nesta pesquisa. O intuito foi buscar, através da etnográfica na educação, se as práticas pedagógicas do projeto de educação matemática realizadas no Colégio Cebrapi-Piauí, caracterizariam inovação pedagógica. Algumas tentativas de mudanças, no campo da educação matemática, já aparecem através da utilização do construtivismo, aprendizagem significativa e colaborativa. Concluindo-se que, a inovação pedagógica é algo necessário para o processo de aprendizagem dos alunos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos, que são construídos ao longo da sua vivência e experiências matemáticas utilizadas no seu dia-a-dia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16T00:00:00Z 2020-07-16T00:00:00Z 2021-02-02T22:08:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3097 202581659 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3097 |
identifier_str_mv |
202581659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129930525573120 |