Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Suzana Nery
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3524
Resumo: A inovação pedagógica pode ser compreendida como a ruptura de paradigmas, implicando em mudanças no fazer pedagógico; está baseada em intervenções e decisões para tornar o estudante um ser autônomo. Dessa forma, essa dissertação, que tem como título “Práticas Pedagógicas na Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: Um olhar etnográfico”, centraliza a seguinte problematização: existe inovação nas práticas pedagógicas de Matemática na turma do 2º/3° Ano “C” do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe? Tomou-se, como objetivo geral da pesquisa, investigar se existe inovação nas práticas pedagógicas de Matemática na referida turma. Como objetivos específicos, elencamos: i) aprofundar o conceito de Inovação Pedagógica; ii) observar as práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática na turma de 2º/3° Ano “C” da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe; iii) interpretar os dados que foram apresentados durante as observações das práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática; e, por fim, iv) verificar se existe inovação nas práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática. Assim, a investigação adotou uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. Foram utilizadas técnicas de coleta de dados e a observação participante, além da análise de documentos; o diário de campo; fotografias e entrevistas, para compreender a realidade do fenômeno analisado. Os resultados apontaram que há inovação pedagógica no fazer cotidiano em sala de aula; nesse cenário, os estudantes demonstraram protagonismo de seu próprio aprendizado. Na mesma direção, a didática do professor contribuiu para contextualização dos saberes apreendidos, mediados pela interação entre todos, na forma de incluir, conceber, vivenciar e praticar a inovação pedagógica.
id RCAP_e76eef61d1d495b62706bf42814b82af
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográficoEtnografiaInovação pedagógicaConstrucionismoMatemáticaPrática pedagógicaEthnographyPedagogical innovationConstructionismMathematicsPedagogical practiceCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA inovação pedagógica pode ser compreendida como a ruptura de paradigmas, implicando em mudanças no fazer pedagógico; está baseada em intervenções e decisões para tornar o estudante um ser autônomo. Dessa forma, essa dissertação, que tem como título “Práticas Pedagógicas na Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: Um olhar etnográfico”, centraliza a seguinte problematização: existe inovação nas práticas pedagógicas de Matemática na turma do 2º/3° Ano “C” do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe? Tomou-se, como objetivo geral da pesquisa, investigar se existe inovação nas práticas pedagógicas de Matemática na referida turma. Como objetivos específicos, elencamos: i) aprofundar o conceito de Inovação Pedagógica; ii) observar as práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática na turma de 2º/3° Ano “C” da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe; iii) interpretar os dados que foram apresentados durante as observações das práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática; e, por fim, iv) verificar se existe inovação nas práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática. Assim, a investigação adotou uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. Foram utilizadas técnicas de coleta de dados e a observação participante, além da análise de documentos; o diário de campo; fotografias e entrevistas, para compreender a realidade do fenômeno analisado. Os resultados apontaram que há inovação pedagógica no fazer cotidiano em sala de aula; nesse cenário, os estudantes demonstraram protagonismo de seu próprio aprendizado. Na mesma direção, a didática do professor contribuiu para contextualização dos saberes apreendidos, mediados pela interação entre todos, na forma de incluir, conceber, vivenciar e praticar a inovação pedagógica.Pedagogical innovation can be understood as the rupture of paradigms, implying changes in pedagogical practice; based on interventions and decisions to make the student an autonomous human being. Thus, this dissertation, “Pedagogical Practices in the Learning of Mathematics in a Public School, belonging to GRE Recife Norte, Pernambuco - Brazil: An ethnographic look”, problematize the occurs of innovation in the pedagogical practices of mathematics classes in the 2nd/3nd year “C” of Beberibe’s Reference High School. The general objective of the research was to investigate whether there is innovation in the pedagogical practices of mathematics classes in the 2nd/3nd year. The specific objectives were: i) to deepen the concept of Pedagogical Innovation; ii) observe the pedagogical practices in mathematics learning in the 2nd/3nd year of Beberibe’s Reference High School; iii) interpret the data that was presented during the observation of pedagogical practices; and, finally, iv) check if there is innovation in pedagogical practices in mathematics learning. Thus, the investigation adopted a qualitative and ethnographic approach that participant observation, document analysis, construction of a field diary, photographs, and interviews. These technics were used as a tool for data collection to understand the reality of the phenomenon investigated. The results pointed out that there is pedagogical innovation in daily practice in the classroom. The students demonstrated to be the protagonist of their learning. Also, the teacher's didactic contributes to the contextualization of the learned knowledge, mediated by the interaction between all members; in the way of including, conceive, experience, and practice pedagogical innovation.DigitUMaViana, Suzana Nery2021-07-07T12:37:43Z2021-04-29T00:00:00Z2021-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3524202736628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:30Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:43.099613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográfico
title Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográfico
spellingShingle Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográfico
Viana, Suzana Nery
Etnografia
Inovação pedagógica
Construcionismo
Matemática
Prática pedagógica
Ethnography
Pedagogical innovation
Constructionism
Mathematics
Pedagogical practice
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográfico
title_full Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográfico
title_fullStr Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográfico
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográfico
title_sort Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográfico
author Viana, Suzana Nery
author_facet Viana, Suzana Nery
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Suzana Nery
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia
Inovação pedagógica
Construcionismo
Matemática
Prática pedagógica
Ethnography
Pedagogical innovation
Constructionism
Mathematics
Pedagogical practice
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Etnografia
Inovação pedagógica
Construcionismo
Matemática
Prática pedagógica
Ethnography
Pedagogical innovation
Constructionism
Mathematics
Pedagogical practice
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A inovação pedagógica pode ser compreendida como a ruptura de paradigmas, implicando em mudanças no fazer pedagógico; está baseada em intervenções e decisões para tornar o estudante um ser autônomo. Dessa forma, essa dissertação, que tem como título “Práticas Pedagógicas na Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: Um olhar etnográfico”, centraliza a seguinte problematização: existe inovação nas práticas pedagógicas de Matemática na turma do 2º/3° Ano “C” do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe? Tomou-se, como objetivo geral da pesquisa, investigar se existe inovação nas práticas pedagógicas de Matemática na referida turma. Como objetivos específicos, elencamos: i) aprofundar o conceito de Inovação Pedagógica; ii) observar as práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática na turma de 2º/3° Ano “C” da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe; iii) interpretar os dados que foram apresentados durante as observações das práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática; e, por fim, iv) verificar se existe inovação nas práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática. Assim, a investigação adotou uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. Foram utilizadas técnicas de coleta de dados e a observação participante, além da análise de documentos; o diário de campo; fotografias e entrevistas, para compreender a realidade do fenômeno analisado. Os resultados apontaram que há inovação pedagógica no fazer cotidiano em sala de aula; nesse cenário, os estudantes demonstraram protagonismo de seu próprio aprendizado. Na mesma direção, a didática do professor contribuiu para contextualização dos saberes apreendidos, mediados pela interação entre todos, na forma de incluir, conceber, vivenciar e praticar a inovação pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-07T12:37:43Z
2021-04-29T00:00:00Z
2021-04-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3524
202736628
url http://hdl.handle.net/10400.13/3524
identifier_str_mv 202736628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129937449320448