Como gerir os conflitos numa sala de jardim de infância?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marisa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10279
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_6ec4d297bab1f641f073cf933b80fbdd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como gerir os conflitos numa sala de jardim de infância?Jardim de infânciaInvestigaçãoResolução de conflitosKindergartenResearchConflict resolutionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizei o presente relatório da Prática Profissional Supervisionada, Módulo II, em contexto de Jardim de Infância (JI). Relatório este que demonstra todo o percurso realizado com um grupo de vinte crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade. Presente no relatório está o estudo que decorreu de uma fragilidade específica deste grupo de crianças, identificada através dos registos realizados e da observação direta do grupo de crianças. Desta forma, foi possível determinar qual a problemática para a investigação-ação, tendo em conta que se justificou existir uma intervenção. A amostra das crianças para a investigação foi total e teve como objetivo: perceber em que situações são geridos mais conflitos e o porquê, e identificar estratégias que possibilitem a resolução dos conflitos. De forma a dar resposta a estes objetivos e às necessidades das crianças foi necessário realizar uma revisão da literatura sobre a presente temática. Com o término da PPSII foi possível observar melhorias significativas na relação das crianças entre si, tanto em pequeno como em grande grupo. Ainda que já existissem amizades criadas anteriormente, é visível um cuidado com crianças que anteriormente não tinham muito contacto.ABSTRACT The following report on Supervised Professional Practice, Module two, in a kindergarten classroom was done as an integrated part of the master’s degree in preschool teaching. This report portraits the work done with a group of twenty children with ages between three and six years old. In this report we can find a study that addressed a specific difficulty of this group, which was identified through written records and direct observation of the above-mentioned group of children. This way, it was possible to determine the key issue to investigate since an intervention was clearly justified. Every child in the group took part in this investigation which aimed at understanding in what situations there were more conflicts and why; and identify specific strategies that allow those conflicts to be solved. In order to achieve these objectives a careful revision of the literature regarding these topics was mandatory and done. As the PPSII came to an end we could clearly identify great improvements in the way these children related with each other and with the whole group. Even though there were previously established ties between them, the attention levels towards children that were often outside a core social group clearly increased.Rosa, ManuelaRCIPLGonçalves, Marisa2019-07-09T10:58:44Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10279TID:202249689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:44.112326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como gerir os conflitos numa sala de jardim de infância?
title Como gerir os conflitos numa sala de jardim de infância?
spellingShingle Como gerir os conflitos numa sala de jardim de infância?
Gonçalves, Marisa
Jardim de infância
Investigação
Resolução de conflitos
Kindergarten
Research
Conflict resolution
title_short Como gerir os conflitos numa sala de jardim de infância?
title_full Como gerir os conflitos numa sala de jardim de infância?
title_fullStr Como gerir os conflitos numa sala de jardim de infância?
title_full_unstemmed Como gerir os conflitos numa sala de jardim de infância?
title_sort Como gerir os conflitos numa sala de jardim de infância?
author Gonçalves, Marisa
author_facet Gonçalves, Marisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Investigação
Resolução de conflitos
Kindergarten
Research
Conflict resolution
topic Jardim de infância
Investigação
Resolução de conflitos
Kindergarten
Research
Conflict resolution
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09T10:58:44Z
2019-05-09
2019-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10279
TID:202249689
url http://hdl.handle.net/10400.21/10279
identifier_str_mv TID:202249689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133452104105984