Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/7366 |
Resumo: | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_6edd5401cf33f2e9323076f20b19ae8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7366 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de BenficaAnálise reflexivaDiferenciação do ensinoEducação físicaInserção no contexto escolarProcesso de ensino-aprendizagemMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioA construção do conhecimento depende da possibilidade de o ir testando em contexto real (Onofre, 2003). O estágio pedagógico persegue um perfil de competências e objetivos, em quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola e relação com a comunidade. A entrada na carreira inicia o ciclo de vida do professor (Huberman, 1989, citado por Ferreira, 2008), devendo garantir a análise e exploração de conteúdos científicos e pedagógicos, e estimular a reflexão crítica sobre o seu significado social e profissional (Onofre, 2003). As dinâmicas desenvolvidas na vida da sala de aula (Siedentop, 2002) são objeto de reflexão deste relatório, utilizando as dimensões de intervenção pedagógica apresentadas por Siedentop (1989, citado por Onofre, 2003). Refletir sobre dificuldades e estratégias de superação permitirá aperfeiçoar as práticas pedagógicas. A compreensão deste processo formativo deve considerar os fatores que o influenciam – crenças pessoais, formação inicial e integração entre conhecimento académico e conhecimento profissional com conceptualização do conhecimento que se deseja desenvolver (Onofre, 2003). Não cingindo a atividade do professor ao contexto da sala de aula, este é parte integrante da organização escolar, responsável pela qualidade do ensino, devendo articular as suas múltiplas funções, promovendo a educação integral dos alunos.Ferro, Nuno Alberto SerucaChorão, Maria Filomena Caeiro Rosado BastosRepositório da Universidade de LisboaMachado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes2014-10-22T11:13:58Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7366porMachado, Sofia (2014) - Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:33.627466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica |
title |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica |
spellingShingle |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes Análise reflexiva Diferenciação do ensino Educação física Inserção no contexto escolar Processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica |
title_full |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica |
title_fullStr |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica |
title_sort |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica |
author |
Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes |
author_facet |
Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferro, Nuno Alberto Seruca Chorão, Maria Filomena Caeiro Rosado Bastos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise reflexiva Diferenciação do ensino Educação física Inserção no contexto escolar Processo de ensino-aprendizagem |
topic |
Análise reflexiva Diferenciação do ensino Educação física Inserção no contexto escolar Processo de ensino-aprendizagem |
description |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-22T11:13:58Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/7366 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/7366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Machado, Sofia (2014) - Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131021910736896 |