Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7366
Resumo: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_6edd5401cf33f2e9323076f20b19ae8d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de BenficaAnálise reflexivaDiferenciação do ensinoEducação físicaInserção no contexto escolarProcesso de ensino-aprendizagemMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioA construção do conhecimento depende da possibilidade de o ir testando em contexto real (Onofre, 2003). O estágio pedagógico persegue um perfil de competências e objetivos, em quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola e relação com a comunidade. A entrada na carreira inicia o ciclo de vida do professor (Huberman, 1989, citado por Ferreira, 2008), devendo garantir a análise e exploração de conteúdos científicos e pedagógicos, e estimular a reflexão crítica sobre o seu significado social e profissional (Onofre, 2003). As dinâmicas desenvolvidas na vida da sala de aula (Siedentop, 2002) são objeto de reflexão deste relatório, utilizando as dimensões de intervenção pedagógica apresentadas por Siedentop (1989, citado por Onofre, 2003). Refletir sobre dificuldades e estratégias de superação permitirá aperfeiçoar as práticas pedagógicas. A compreensão deste processo formativo deve considerar os fatores que o influenciam – crenças pessoais, formação inicial e integração entre conhecimento académico e conhecimento profissional com conceptualização do conhecimento que se deseja desenvolver (Onofre, 2003). Não cingindo a atividade do professor ao contexto da sala de aula, este é parte integrante da organização escolar, responsável pela qualidade do ensino, devendo articular as suas múltiplas funções, promovendo a educação integral dos alunos.Ferro, Nuno Alberto SerucaChorão, Maria Filomena Caeiro Rosado BastosRepositório da Universidade de LisboaMachado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes2014-10-22T11:13:58Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7366porMachado, Sofia (2014) - Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:33.627466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica
title Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica
spellingShingle Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica
Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes
Análise reflexiva
Diferenciação do ensino
Educação física
Inserção no contexto escolar
Processo de ensino-aprendizagem
title_short Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica
title_full Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica
title_fullStr Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica
title_full_unstemmed Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica
title_sort Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica
author Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes
author_facet Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Chorão, Maria Filomena Caeiro Rosado Bastos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Análise reflexiva
Diferenciação do ensino
Educação física
Inserção no contexto escolar
Processo de ensino-aprendizagem
topic Análise reflexiva
Diferenciação do ensino
Educação física
Inserção no contexto escolar
Processo de ensino-aprendizagem
description Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-22T11:13:58Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7366
url http://hdl.handle.net/10400.5/7366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, Sofia (2014) - Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131021910736896