Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11540 |
Resumo: | Para a grande maioria dos professores, tornarem-se melhores profissionais passa pelo alcance máximo de sucesso pelos seus alunos (Guskey, 2002), sendo este o principal foco deste relatório. A interligação entre as quatro áreas de intervenção do estágio pedagógico, permite potencializar cada uma. A reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto professora estagiária tendo em conta um sentimento de auto-eficácia positivo (Jardim & Onofre, 2009) e uma inteligência emocial (Mouton, Hansenne, Delcour & Coles, 2013) foi fundamental para contribuir para uma gestão correta da sala de aula através do modelo ecológico (Hastie e Siedentop, 1999) em conjunto com as 4 dimensões de uma intervenção pedagógico de sucesso (Sidentop, 1983; citado por Onofre, 1995). Tornando-se essencial entender a evolução e as diferenças entre os alunos por ser o centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o trabalho do professor, começa muito antes do espaço de sala de aula (Fentermacher & Soltis, 1986). A comunidade escolar da Escola Secundária José Gomes Ferreira, compreende que a disciplina tem benefícios educacionais, mas nem sempre a consegue suportar. Assim, é necessário promover experiências positivas no 1º ciclo, de forma a desenvolver atitudes positivas face à Educação Física. |
id |
RCAP_7123c089350c0559a68b32025833cd24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11540 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes FerreiraProfessor estagiárioGestão da sala de aulaEducação FísicaProcesso de ensino-aprendizagemDesenvolvimento da Educação FísicaFirst year teacherClass managementPhysical EducationTeaching-learning processPhysical education developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoPara a grande maioria dos professores, tornarem-se melhores profissionais passa pelo alcance máximo de sucesso pelos seus alunos (Guskey, 2002), sendo este o principal foco deste relatório. A interligação entre as quatro áreas de intervenção do estágio pedagógico, permite potencializar cada uma. A reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto professora estagiária tendo em conta um sentimento de auto-eficácia positivo (Jardim & Onofre, 2009) e uma inteligência emocial (Mouton, Hansenne, Delcour & Coles, 2013) foi fundamental para contribuir para uma gestão correta da sala de aula através do modelo ecológico (Hastie e Siedentop, 1999) em conjunto com as 4 dimensões de uma intervenção pedagógico de sucesso (Sidentop, 1983; citado por Onofre, 1995). Tornando-se essencial entender a evolução e as diferenças entre os alunos por ser o centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o trabalho do professor, começa muito antes do espaço de sala de aula (Fentermacher & Soltis, 1986). A comunidade escolar da Escola Secundária José Gomes Ferreira, compreende que a disciplina tem benefícios educacionais, mas nem sempre a consegue suportar. Assim, é necessário promover experiências positivas no 1º ciclo, de forma a desenvolver atitudes positivas face à Educação Física.For the majority of teachers, becoming better professionals reflects in the maximum success for their students (Guskey, 2002), making it the main focus of this report. Connecting the four areas of the pedagogical training teacher program, allows to strengthen each one. The reflection about the personal and professional devolpment while a training teacher, having a positive sense of self-efficacy (Jardim & Onofre, 2009) and a emocial intelligence (Mouton, Hansenne, Delcour & Coles, 2013), was fundamental through the first year, contributing to a correct class management through the ecological model (Hastie e Siedentop, 1999) along with the dimensions of a pedagogical success intervention (Sidentop, 1983; citado por Onofre, 1995). Therefor, the teachers work, begins long before the classroom (Fentermacher & Soltis, 1986). The José Gomes Ferreira High School community, understant the education benefits of the subject but can’t support it. Therefore, its necessary to promote positive experiences in the primary education so that students develop positive attitudes about Physical Education.Ferro, Nuno Alberto SecuraChorão, Maria Filomena Caeiro Rosado BastosRepositório da Universidade de LisboaSilva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco2016-05-12T10:54:27Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:48Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:49.971571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
spellingShingle |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira Silva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco Professor estagiário Gestão da sala de aula Educação Física Processo de ensino-aprendizagem Desenvolvimento da Educação Física First year teacher Class management Physical Education Teaching-learning process Physical education development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_full |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_fullStr |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_sort |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
author |
Silva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco |
author_facet |
Silva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferro, Nuno Alberto Secura Chorão, Maria Filomena Caeiro Rosado Bastos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor estagiário Gestão da sala de aula Educação Física Processo de ensino-aprendizagem Desenvolvimento da Educação Física First year teacher Class management Physical Education Teaching-learning process Physical education development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Professor estagiário Gestão da sala de aula Educação Física Processo de ensino-aprendizagem Desenvolvimento da Educação Física First year teacher Class management Physical Education Teaching-learning process Physical education development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Para a grande maioria dos professores, tornarem-se melhores profissionais passa pelo alcance máximo de sucesso pelos seus alunos (Guskey, 2002), sendo este o principal foco deste relatório. A interligação entre as quatro áreas de intervenção do estágio pedagógico, permite potencializar cada uma. A reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto professora estagiária tendo em conta um sentimento de auto-eficácia positivo (Jardim & Onofre, 2009) e uma inteligência emocial (Mouton, Hansenne, Delcour & Coles, 2013) foi fundamental para contribuir para uma gestão correta da sala de aula através do modelo ecológico (Hastie e Siedentop, 1999) em conjunto com as 4 dimensões de uma intervenção pedagógico de sucesso (Sidentop, 1983; citado por Onofre, 1995). Tornando-se essencial entender a evolução e as diferenças entre os alunos por ser o centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o trabalho do professor, começa muito antes do espaço de sala de aula (Fentermacher & Soltis, 1986). A comunidade escolar da Escola Secundária José Gomes Ferreira, compreende que a disciplina tem benefícios educacionais, mas nem sempre a consegue suportar. Assim, é necessário promover experiências positivas no 1º ciclo, de forma a desenvolver atitudes positivas face à Educação Física. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-05-12T10:54:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11540 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131061518598144 |