Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11636 |
Resumo: | Na origem deste processo de estágio pedagógico como professor de educação física estiveram ideias e princípios que desenvolvi durante o meu processo de formação inicial, os quais começo por fundamentar. A fundamentação teórica das minhas opções educativas vai ao encontro das orientações dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), que referem que a educação física deve contribuir para a realização dos efeitos globais educativos visados em cada nível de ensino, e que a atividade dos alunos na disciplina e os seus efeitos devem ser entendidos de forma integrada quanto aos domínios motor, cognitivo e sócio-afetivo. Para além das práticas de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem (planeamento, avaliação e condução do ensino) de uma turma do décimo ano, este relatório incide sobre práticas relacionadas com a investigação e inovação pedagógica, a participação na escola, e as relações com a comunidade. A compatibilização do controlo geral da turma com a avaliação e com o foco em tarefas individualizadas foi o meu principal desafio relativamente às competências de organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados do trabalho com uma turma acabam por validar a metodologia utilizada e as ideias que fundamentaram essa mesma metodologia. |
id |
RCAP_b3629fd16d003c2e629050fe7fcf7b2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11636 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes FerreiraEstágio pedagógicoEducação físicaEnsino e aprendizagemPlaneamentoAvaliaçãoCondução do ensinoDiferenciação pedagógicaComplexidadeEfeitos globais educativosTeaching practicePhysical educationTeaching and learningPlanningAssessmentConductionTeaching differentiationComplexityGlobal educational effectsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeNa origem deste processo de estágio pedagógico como professor de educação física estiveram ideias e princípios que desenvolvi durante o meu processo de formação inicial, os quais começo por fundamentar. A fundamentação teórica das minhas opções educativas vai ao encontro das orientações dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), que referem que a educação física deve contribuir para a realização dos efeitos globais educativos visados em cada nível de ensino, e que a atividade dos alunos na disciplina e os seus efeitos devem ser entendidos de forma integrada quanto aos domínios motor, cognitivo e sócio-afetivo. Para além das práticas de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem (planeamento, avaliação e condução do ensino) de uma turma do décimo ano, este relatório incide sobre práticas relacionadas com a investigação e inovação pedagógica, a participação na escola, e as relações com a comunidade. A compatibilização do controlo geral da turma com a avaliação e com o foco em tarefas individualizadas foi o meu principal desafio relativamente às competências de organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados do trabalho com uma turma acabam por validar a metodologia utilizada e as ideias que fundamentaram essa mesma metodologia.This teaching practice process in Physical Education was built on some foundations developed during my student period in university. Those ideas are in accordance with the National Programs of Physical Education which refer that Physical Education should contribute to the accomplishment of the educational global effects from each teaching degree, and that student activity in this subject and its results in motor, cognitive and social-affective domains should be understood as a whole. This report reflects about the teaching a tenth grade class related activities (planning, assessment and conduction), research and innovation about pedagogic activities, participation in school and community interactions from the student teacher. Handling general control of the class simultaneously with assessing student practices or focusing in individual tasks from students was the biggest challenge that I’ve faced in my teaching activity. The final accomplishments from the students validate the chosen methods and its foundations.Fernandes, Luís Manuel AguiarRepositório da Universidade de LisboaBaracho, Miguel Xavier2016-05-31T15:15:46Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11636TID:201605473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:54.817064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira Baracho, Miguel Xavier Estágio pedagógico Educação física Ensino e aprendizagem Planeamento Avaliação Condução do ensino Diferenciação pedagógica Complexidade Efeitos globais educativos Teaching practice Physical education Teaching and learning Planning Assessment Conduction Teaching differentiation Complexity Global educational effects Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira |
author |
Baracho, Miguel Xavier |
author_facet |
Baracho, Miguel Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Luís Manuel Aguiar Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baracho, Miguel Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação física Ensino e aprendizagem Planeamento Avaliação Condução do ensino Diferenciação pedagógica Complexidade Efeitos globais educativos Teaching practice Physical education Teaching and learning Planning Assessment Conduction Teaching differentiation Complexity Global educational effects Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Estágio pedagógico Educação física Ensino e aprendizagem Planeamento Avaliação Condução do ensino Diferenciação pedagógica Complexidade Efeitos globais educativos Teaching practice Physical education Teaching and learning Planning Assessment Conduction Teaching differentiation Complexity Global educational effects Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
Na origem deste processo de estágio pedagógico como professor de educação física estiveram ideias e princípios que desenvolvi durante o meu processo de formação inicial, os quais começo por fundamentar. A fundamentação teórica das minhas opções educativas vai ao encontro das orientações dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), que referem que a educação física deve contribuir para a realização dos efeitos globais educativos visados em cada nível de ensino, e que a atividade dos alunos na disciplina e os seus efeitos devem ser entendidos de forma integrada quanto aos domínios motor, cognitivo e sócio-afetivo. Para além das práticas de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem (planeamento, avaliação e condução do ensino) de uma turma do décimo ano, este relatório incide sobre práticas relacionadas com a investigação e inovação pedagógica, a participação na escola, e as relações com a comunidade. A compatibilização do controlo geral da turma com a avaliação e com o foco em tarefas individualizadas foi o meu principal desafio relativamente às competências de organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados do trabalho com uma turma acabam por validar a metodologia utilizada e as ideias que fundamentaram essa mesma metodologia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31T15:15:46Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11636 TID:201605473 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11636 |
identifier_str_mv |
TID:201605473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131062677274624 |