Musicar a tradição na Educação Musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/131508 |
Resumo: | O presente relatório tem como finalidade a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, numa Escola Pública e, no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O primeiro capítulo apresenta de uma forma breve, a história da disciplina de Educação Musical e refere documentos orientadores para a gestão e organização de todo o sistema educativo. No segundo capítulo aborda-se o tema da música tradicional como ferramenta de aprendizagem em Educação Musical. O terceiro capítulo descreve o desenvolvimento e as experiências vividas durante a prática de ensino supervisionada ao longo do ano letivo 2019/2020. O quarto capítulo contém o contributo e reflexão na investigação “O Valor didático de uma canção”. |
id |
RCAP_6f09d58c316713000aa60e95c46d575c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/131508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Musicar a tradição na Educação MusicalEducação MusicalTradiçãoMúsica tradicionalMusic EducationTraditional musicDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como finalidade a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, numa Escola Pública e, no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O primeiro capítulo apresenta de uma forma breve, a história da disciplina de Educação Musical e refere documentos orientadores para a gestão e organização de todo o sistema educativo. No segundo capítulo aborda-se o tema da música tradicional como ferramenta de aprendizagem em Educação Musical. O terceiro capítulo descreve o desenvolvimento e as experiências vividas durante a prática de ensino supervisionada ao longo do ano letivo 2019/2020. O quarto capítulo contém o contributo e reflexão na investigação “O Valor didático de uma canção”.The purpose of this report is to present the activity developed during the Supervised Teaching Practice carried out in the academic year 2019/2020, in a Public School and, within the scope of the curricular internship to obtain a master's degree in Teaching Music Education in Basic Education (2nd cycle of Basic Education) of the Faculty of Social and Human Sciences, Universidade Nova de Lisboa. The first chapter briefly presents the history of the Music Education subject and refers to guiding documents for the management and organization of the entire educational system. The second chapter addresses the theme of traditional music as a learning tool in Music Education. The third chapter describes the development and experiences lived during supervised teaching practice throughout the 2019/2020 school year. The fourth chapter contains the contribution and reflection on the research “The educational value of a song”.Nogueira, JoãoFigueiredo, IsabelRUNSantos, Márcia Filipa Vieira2022-01-25T13:56:23Z2021-12-062021-08-312021-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131508TID:202857069porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:10:07Zoai:run.unl.pt:10362/131508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:06.149731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Musicar a tradição na Educação Musical |
title |
Musicar a tradição na Educação Musical |
spellingShingle |
Musicar a tradição na Educação Musical Santos, Márcia Filipa Vieira Educação Musical Tradição Música tradicional Music Education Traditional music Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Musicar a tradição na Educação Musical |
title_full |
Musicar a tradição na Educação Musical |
title_fullStr |
Musicar a tradição na Educação Musical |
title_full_unstemmed |
Musicar a tradição na Educação Musical |
title_sort |
Musicar a tradição na Educação Musical |
author |
Santos, Márcia Filipa Vieira |
author_facet |
Santos, Márcia Filipa Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, João Figueiredo, Isabel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Márcia Filipa Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Tradição Música tradicional Music Education Traditional music Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Musical Tradição Música tradicional Music Education Traditional music Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório tem como finalidade a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, numa Escola Pública e, no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O primeiro capítulo apresenta de uma forma breve, a história da disciplina de Educação Musical e refere documentos orientadores para a gestão e organização de todo o sistema educativo. No segundo capítulo aborda-se o tema da música tradicional como ferramenta de aprendizagem em Educação Musical. O terceiro capítulo descreve o desenvolvimento e as experiências vividas durante a prática de ensino supervisionada ao longo do ano letivo 2019/2020. O quarto capítulo contém o contributo e reflexão na investigação “O Valor didático de uma canção”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 2021-08-31 2021-12-06T00:00:00Z 2022-01-25T13:56:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/131508 TID:202857069 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/131508 |
identifier_str_mv |
TID:202857069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138073991184384 |