Musicar a tradição na Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcia Filipa Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/131508
Resumo: O presente relatório tem como finalidade a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, numa Escola Pública e, no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O primeiro capítulo apresenta de uma forma breve, a história da disciplina de Educação Musical e refere documentos orientadores para a gestão e organização de todo o sistema educativo. No segundo capítulo aborda-se o tema da música tradicional como ferramenta de aprendizagem em Educação Musical. O terceiro capítulo descreve o desenvolvimento e as experiências vividas durante a prática de ensino supervisionada ao longo do ano letivo 2019/2020. O quarto capítulo contém o contributo e reflexão na investigação “O Valor didático de uma canção”.
id RCAP_6f09d58c316713000aa60e95c46d575c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/131508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Musicar a tradição na Educação MusicalEducação MusicalTradiçãoMúsica tradicionalMusic EducationTraditional musicDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como finalidade a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, numa Escola Pública e, no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O primeiro capítulo apresenta de uma forma breve, a história da disciplina de Educação Musical e refere documentos orientadores para a gestão e organização de todo o sistema educativo. No segundo capítulo aborda-se o tema da música tradicional como ferramenta de aprendizagem em Educação Musical. O terceiro capítulo descreve o desenvolvimento e as experiências vividas durante a prática de ensino supervisionada ao longo do ano letivo 2019/2020. O quarto capítulo contém o contributo e reflexão na investigação “O Valor didático de uma canção”.The purpose of this report is to present the activity developed during the Supervised Teaching Practice carried out in the academic year 2019/2020, in a Public School and, within the scope of the curricular internship to obtain a master's degree in Teaching Music Education in Basic Education (2nd cycle of Basic Education) of the Faculty of Social and Human Sciences, Universidade Nova de Lisboa. The first chapter briefly presents the history of the Music Education subject and refers to guiding documents for the management and organization of the entire educational system. The second chapter addresses the theme of traditional music as a learning tool in Music Education. The third chapter describes the development and experiences lived during supervised teaching practice throughout the 2019/2020 school year. The fourth chapter contains the contribution and reflection on the research “The educational value of a song”.Nogueira, JoãoFigueiredo, IsabelRUNSantos, Márcia Filipa Vieira2022-01-25T13:56:23Z2021-12-062021-08-312021-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131508TID:202857069porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:10:07Zoai:run.unl.pt:10362/131508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:06.149731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Musicar a tradição na Educação Musical
title Musicar a tradição na Educação Musical
spellingShingle Musicar a tradição na Educação Musical
Santos, Márcia Filipa Vieira
Educação Musical
Tradição
Música tradicional
Music Education
Traditional music
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Musicar a tradição na Educação Musical
title_full Musicar a tradição na Educação Musical
title_fullStr Musicar a tradição na Educação Musical
title_full_unstemmed Musicar a tradição na Educação Musical
title_sort Musicar a tradição na Educação Musical
author Santos, Márcia Filipa Vieira
author_facet Santos, Márcia Filipa Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João
Figueiredo, Isabel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcia Filipa Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Tradição
Música tradicional
Music Education
Traditional music
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Musical
Tradição
Música tradicional
Music Education
Traditional music
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório tem como finalidade a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, numa Escola Pública e, no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O primeiro capítulo apresenta de uma forma breve, a história da disciplina de Educação Musical e refere documentos orientadores para a gestão e organização de todo o sistema educativo. No segundo capítulo aborda-se o tema da música tradicional como ferramenta de aprendizagem em Educação Musical. O terceiro capítulo descreve o desenvolvimento e as experiências vividas durante a prática de ensino supervisionada ao longo do ano letivo 2019/2020. O quarto capítulo contém o contributo e reflexão na investigação “O Valor didático de uma canção”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
2021-08-31
2021-12-06T00:00:00Z
2022-01-25T13:56:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/131508
TID:202857069
url http://hdl.handle.net/10362/131508
identifier_str_mv TID:202857069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138073991184384