A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12012 |
Resumo: | O presente relatório de estágio descreve a prática de ensino supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, desenvolvida no ano letivo de 2014/2015. Este trabalho reflete o percurso profissional, didático e pedagógico durante o período compreendido entre janeiro e junho do ano letivo 2014/2015, na turma 4.º G da Escola Básica Joaquim Nicolau de Almeida, e das turmas 5.º J e 8.º B da Escola Básica 2, 3 de Soares dos Reis em Vila Nova de Gaia. As novas tecnologias são uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento da criatividade no ensino da música e constituíram parte integrante da prática educativa desenvolvida no 3º ciclo. A sua importância e utilização, assim como os resultados da sua implementação prática, são descritos neste relatório juntamente com os demais aspetos relacionados com o contexto pedagógico de estágio, tendo-se observado o seu papel como elemento motivador para a aprendizagem e desenvolvimento da criatividade musical. |
id |
RCAP_6f0e01b9b8e385f35cf113d5bb59032b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básicoNovas TecnologiasEducação MusicaCriatividadeEnsino Básico 3º CicloO presente relatório de estágio descreve a prática de ensino supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, desenvolvida no ano letivo de 2014/2015. Este trabalho reflete o percurso profissional, didático e pedagógico durante o período compreendido entre janeiro e junho do ano letivo 2014/2015, na turma 4.º G da Escola Básica Joaquim Nicolau de Almeida, e das turmas 5.º J e 8.º B da Escola Básica 2, 3 de Soares dos Reis em Vila Nova de Gaia. As novas tecnologias são uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento da criatividade no ensino da música e constituíram parte integrante da prática educativa desenvolvida no 3º ciclo. A sua importância e utilização, assim como os resultados da sua implementação prática, são descritos neste relatório juntamente com os demais aspetos relacionados com o contexto pedagógico de estágio, tendo-se observado o seu papel como elemento motivador para a aprendizagem e desenvolvimento da criatividade musical.Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Repositório ComumBernardo, Agostinho Pereira2016-03-10T10:25:01Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12012201332930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:45.989198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico |
title |
A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico Bernardo, Agostinho Pereira Novas Tecnologias Educação Musica Criatividade Ensino Básico 3º Ciclo |
title_short |
A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico |
title_full |
A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico |
author |
Bernardo, Agostinho Pereira |
author_facet |
Bernardo, Agostinho Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Agostinho Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas Tecnologias Educação Musica Criatividade Ensino Básico 3º Ciclo |
topic |
Novas Tecnologias Educação Musica Criatividade Ensino Básico 3º Ciclo |
description |
O presente relatório de estágio descreve a prática de ensino supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, desenvolvida no ano letivo de 2014/2015. Este trabalho reflete o percurso profissional, didático e pedagógico durante o período compreendido entre janeiro e junho do ano letivo 2014/2015, na turma 4.º G da Escola Básica Joaquim Nicolau de Almeida, e das turmas 5.º J e 8.º B da Escola Básica 2, 3 de Soares dos Reis em Vila Nova de Gaia. As novas tecnologias são uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento da criatividade no ensino da música e constituíram parte integrante da prática educativa desenvolvida no 3º ciclo. A sua importância e utilização, assim como os resultados da sua implementação prática, são descritos neste relatório juntamente com os demais aspetos relacionados com o contexto pedagógico de estágio, tendo-se observado o seu papel como elemento motivador para a aprendizagem e desenvolvimento da criatividade musical. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-10T10:25:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12012 201332930 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12012 |
identifier_str_mv |
201332930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013576986624 |