A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Agostinho Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12012
Resumo: O presente relatório de estágio descreve a prática de ensino supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, desenvolvida no ano letivo de 2014/2015. Este trabalho reflete o percurso profissional, didático e pedagógico durante o período compreendido entre janeiro e junho do ano letivo 2014/2015, na turma 4.º G da Escola Básica Joaquim Nicolau de Almeida, e das turmas 5.º J e 8.º B da Escola Básica 2, 3 de Soares dos Reis em Vila Nova de Gaia. As novas tecnologias são uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento da criatividade no ensino da música e constituíram parte integrante da prática educativa desenvolvida no 3º ciclo. A sua importância e utilização, assim como os resultados da sua implementação prática, são descritos neste relatório juntamente com os demais aspetos relacionados com o contexto pedagógico de estágio, tendo-se observado o seu papel como elemento motivador para a aprendizagem e desenvolvimento da criatividade musical.
id RCAP_6f0e01b9b8e385f35cf113d5bb59032b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básicoNovas TecnologiasEducação MusicaCriatividadeEnsino Básico 3º CicloO presente relatório de estágio descreve a prática de ensino supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, desenvolvida no ano letivo de 2014/2015. Este trabalho reflete o percurso profissional, didático e pedagógico durante o período compreendido entre janeiro e junho do ano letivo 2014/2015, na turma 4.º G da Escola Básica Joaquim Nicolau de Almeida, e das turmas 5.º J e 8.º B da Escola Básica 2, 3 de Soares dos Reis em Vila Nova de Gaia. As novas tecnologias são uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento da criatividade no ensino da música e constituíram parte integrante da prática educativa desenvolvida no 3º ciclo. A sua importância e utilização, assim como os resultados da sua implementação prática, são descritos neste relatório juntamente com os demais aspetos relacionados com o contexto pedagógico de estágio, tendo-se observado o seu papel como elemento motivador para a aprendizagem e desenvolvimento da criatividade musical.Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Repositório ComumBernardo, Agostinho Pereira2016-03-10T10:25:01Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12012201332930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:45.989198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico
title A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico
spellingShingle A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico
Bernardo, Agostinho Pereira
Novas Tecnologias
Educação Musica
Criatividade
Ensino Básico 3º Ciclo
title_short A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico
title_full A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico
title_fullStr A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico
title_sort A tecnologia no desenvolvimento da criatividade musical no 3º ciclo do ensino básico
author Bernardo, Agostinho Pereira
author_facet Bernardo, Agostinho Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Agostinho Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Novas Tecnologias
Educação Musica
Criatividade
Ensino Básico 3º Ciclo
topic Novas Tecnologias
Educação Musica
Criatividade
Ensino Básico 3º Ciclo
description O presente relatório de estágio descreve a prática de ensino supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, desenvolvida no ano letivo de 2014/2015. Este trabalho reflete o percurso profissional, didático e pedagógico durante o período compreendido entre janeiro e junho do ano letivo 2014/2015, na turma 4.º G da Escola Básica Joaquim Nicolau de Almeida, e das turmas 5.º J e 8.º B da Escola Básica 2, 3 de Soares dos Reis em Vila Nova de Gaia. As novas tecnologias são uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento da criatividade no ensino da música e constituíram parte integrante da prática educativa desenvolvida no 3º ciclo. A sua importância e utilização, assim como os resultados da sua implementação prática, são descritos neste relatório juntamente com os demais aspetos relacionados com o contexto pedagógico de estágio, tendo-se observado o seu papel como elemento motivador para a aprendizagem e desenvolvimento da criatividade musical.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-10T10:25:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12012
201332930
url http://hdl.handle.net/10400.26/12012
identifier_str_mv 201332930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013576986624