A importância da leitura para o desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rita Carneiro da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6889
Resumo: O presente Relatório de Estágio teve como alicerce dois estágios pedagógicos, o estágio I, em Educação Pré-Escolar, realizado no Infantário de Vila Real - (IPSS) e o estágio II, no 1º CEB, decorreu na Escola EB1 de Vila Real nº2, sendo este relatório o culminar do trabalho realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. De acordo com a prática vivenciada em sala de Educação Pré-Escolar e 1º CEB e, tendo em atenção os objetivos definidos, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação. Assim, foram adotados diversos procedimentos para desenvolver o presente relatório, cuja finalidade seria a de relacionar a teoria com a prática. Este relatório pretende refletir sobre a consistência do trabalho realizado no decurso do estágio no Pré-Escolar e no 1º CEB dando particular enfâse à importância da leitura, uma vez que esta é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. A leitura está estreitamente vinculada ao processo de aprendizagem e, como tal, deve ser incluida no dia-a-dia das crianças. O educador/professor exerce um papel fundamental, uma vez que, seleciona textos adequados à transmição de momentos de aprendizagem através das histórias, aliando-as às atividades diárias. Esta prática foi um ponto alto na nossa formação, foi o culminar de uma vasta aprendizagem onde se alargaram e transmitiram conhecimentos. Em síntese, a realização deste relatório foi enriquecedora a nível pessoal e profissional, não deixando de ser apenas o início de uma nova etapa nas nossas vidas.
id RCAP_6f2a54a38695f97e09d5662103c9d49c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da leitura para o desenvolvimento da criançaEstágios pedagógicosEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloLeituraAprendizagemO presente Relatório de Estágio teve como alicerce dois estágios pedagógicos, o estágio I, em Educação Pré-Escolar, realizado no Infantário de Vila Real - (IPSS) e o estágio II, no 1º CEB, decorreu na Escola EB1 de Vila Real nº2, sendo este relatório o culminar do trabalho realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. De acordo com a prática vivenciada em sala de Educação Pré-Escolar e 1º CEB e, tendo em atenção os objetivos definidos, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação. Assim, foram adotados diversos procedimentos para desenvolver o presente relatório, cuja finalidade seria a de relacionar a teoria com a prática. Este relatório pretende refletir sobre a consistência do trabalho realizado no decurso do estágio no Pré-Escolar e no 1º CEB dando particular enfâse à importância da leitura, uma vez que esta é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. A leitura está estreitamente vinculada ao processo de aprendizagem e, como tal, deve ser incluida no dia-a-dia das crianças. O educador/professor exerce um papel fundamental, uma vez que, seleciona textos adequados à transmição de momentos de aprendizagem através das histórias, aliando-as às atividades diárias. Esta prática foi um ponto alto na nossa formação, foi o culminar de uma vasta aprendizagem onde se alargaram e transmitiram conhecimentos. Em síntese, a realização deste relatório foi enriquecedora a nível pessoal e profissional, não deixando de ser apenas o início de uma nova etapa nas nossas vidas.The present report had as main foundation two educational phases, the pedagogical phase I in play school education, that occurred in the Vila Real Infantry – (IPSS), and the pedagogical phase II in the infant school, year one, occurred in Vila Real nº2 EB 1 School, being that this report is the sum of the work performed for obtaining of the degree of Master in Play School and Infant School Education. According to the practice experienced in the classroom in both years and having in mind the defined goals, there were presented specific criteria for its grounds. Thus, several procedures were adopted to develop the present report, which has the goal to establish a relation between the theory and the real practice. This report finality is to reflect upon the consistency of the work performed during the school year giving special attention to the importance of reading, once this is fundamental to the child´s good development. The reading is strictly connected to the learning process and, as such, it should be included is the children´s daily activities. The educator/teacher has a fundamental role because he has to select the proper reading to each teaching/learning moment, using for that stories and relating them to everyday activities. This practice was a high point in our preparation; it was the climax of a wide learning that became wider and where new knowledge was transmitted. In conclusion, doing this report was very enriching personally and professionally, hot being only the beginning of a new stage in our life.2016-11-24T10:00:56Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6889porSilva, Ana Rita Carneiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:35.123164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da leitura para o desenvolvimento da criança
title A importância da leitura para o desenvolvimento da criança
spellingShingle A importância da leitura para o desenvolvimento da criança
Silva, Ana Rita Carneiro da
Estágios pedagógicos
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Leitura
Aprendizagem
title_short A importância da leitura para o desenvolvimento da criança
title_full A importância da leitura para o desenvolvimento da criança
title_fullStr A importância da leitura para o desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed A importância da leitura para o desenvolvimento da criança
title_sort A importância da leitura para o desenvolvimento da criança
author Silva, Ana Rita Carneiro da
author_facet Silva, Ana Rita Carneiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Rita Carneiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágios pedagógicos
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Leitura
Aprendizagem
topic Estágios pedagógicos
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Leitura
Aprendizagem
description O presente Relatório de Estágio teve como alicerce dois estágios pedagógicos, o estágio I, em Educação Pré-Escolar, realizado no Infantário de Vila Real - (IPSS) e o estágio II, no 1º CEB, decorreu na Escola EB1 de Vila Real nº2, sendo este relatório o culminar do trabalho realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. De acordo com a prática vivenciada em sala de Educação Pré-Escolar e 1º CEB e, tendo em atenção os objetivos definidos, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação. Assim, foram adotados diversos procedimentos para desenvolver o presente relatório, cuja finalidade seria a de relacionar a teoria com a prática. Este relatório pretende refletir sobre a consistência do trabalho realizado no decurso do estágio no Pré-Escolar e no 1º CEB dando particular enfâse à importância da leitura, uma vez que esta é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. A leitura está estreitamente vinculada ao processo de aprendizagem e, como tal, deve ser incluida no dia-a-dia das crianças. O educador/professor exerce um papel fundamental, uma vez que, seleciona textos adequados à transmição de momentos de aprendizagem através das histórias, aliando-as às atividades diárias. Esta prática foi um ponto alto na nossa formação, foi o culminar de uma vasta aprendizagem onde se alargaram e transmitiram conhecimentos. Em síntese, a realização deste relatório foi enriquecedora a nível pessoal e profissional, não deixando de ser apenas o início de uma nova etapa nas nossas vidas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-11-24T10:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6889
url http://hdl.handle.net/10348/6889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137143394664448