Alegoria da Caverna de Platão : um projeto de produção audiovisual na disciplina de Aplicações Informáticas B
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47035 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_6f2e2a3ed92796a42a43969829d6d6e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47035 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alegoria da Caverna de Platão : um projeto de produção audiovisual na disciplina de Aplicações Informáticas BPrática pedagógicaAplicações informáticasInformáticaMultimédiaAprendizagemAudiovisualRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Este relatório, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa, apresenta o projeto de intervenção pedagógica realizado na Escola Secundária D. Dinis numa turma do 12.º ano do Curso Científico-humanístico de Línguas e Humanidades. A intervenção pedagógica decorreu na disciplina de Aplicações Informáticas B, em particular no domínio curricular de Introdução à Multimédia. O planeamento e a implementação incidiram sobre o subdomínio 2.3 – Tipos de media dinâmicos: vídeo e áudio. Considerando as orientações curriculares para a disciplina neste subdomínio é esperado que os alunos adquiram e apliquem conhecimentos sobre comunicação, multimédia, captura de vídeo e som e respetiva edição através de diversas ferramentas. Deste modo, os alunos deverão passar pelas diversas fases de desenvolvimento de um produto multimédia, pré-produção, produção e pós-produção. Dada a natureza prática da disciplina, e os conteúdos a lecionar, recorreu-se à metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a estratégias de trabalho de grupo e à realização de debates para organização das atividades a desenvolver. Na definição do tema projeto procurou-se que o mesmo fosse articulado com outras disciplinas que os alunos frequentavam, surgindo assim a ideia da Alegoria da Caverna que os alunos trabalhavam na disciplina de Psicologia B. O projeto foi implementado ao longo de 22 aulas de 50 minutos. Na dimensão investigativa procurou-se recolher evidências para identificar as principais dificuldades dos alunos na utilização de recursos audiovisuais e na conceção de produtos multimédia para comunicar a história da Alegoria da Caverna. Os resultados permitem observar que, globalmente, os objetivos foram atingidos, os alunos adquiriram e aplicaram os conceitos definidos para o subdomínio e apresentaram um produto final de boa qualidade.The following document is intended to describe all the activities developed during the Supervised Teaching Practice, which was conducted for the Masters in Informatics Teaching at the University of Lisbon, taken in Escola Secundária D. Dinis, in Lisbon, and presents the main procedures and strategies adopted in the conduct of teaching practice carried out with a class of the 12th year of the Languages and Humanities Scientific-humanistic course, in the “Computer Applications B” subject. The pedagogical intervention took place in “Domain 2 - Introduction to Multimedia”, more specifically in “Subdomain 2.3 - Types of dynamic media: video and áudio”. Considering the curricular guidelines for this subdomain of the subject, it is expected that students acquire and apply knowledge about communication, multimedia, video capture, sound capture and editing through various tools. Thus, students must go through the different stages of developing a multimedia product: pre-production, production and post-production. Given the practical nature of the subject, the methodology used was Project Based Learning with recourse to group work, interdisciplinarity and debates strategies. In the project theme definition process, it was sought that it be articulated with other subjects that students attend, thus giving rise to the idea of the Allegory of the Cave that students work in Psychology B subject. The project was implemented over 22 fifty minutes classes. In the investigative dimension, it was sought to collect evidence to identify the main difficulties of students in the use of audiovisual resources and in the design of multimedia products to communicate the history of the Allegory of the Cave. The results allow to observe that, globally, the objectives were reached, the students acquired and applied the concepts defined for the subdomain and presented a good quality final product.Piedade, JoãoMoniz, Luís Manuel Ferreira Fernandes, 1968-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Alexandrina Moutinho Graçoeiro2021-03-25T10:18:43Z20202020-06-172020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47035TID:202679292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:08.153733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alegoria da Caverna de Platão : um projeto de produção audiovisual na disciplina de Aplicações Informáticas B |
title |
Alegoria da Caverna de Platão : um projeto de produção audiovisual na disciplina de Aplicações Informáticas B |
spellingShingle |
Alegoria da Caverna de Platão : um projeto de produção audiovisual na disciplina de Aplicações Informáticas B Gonçalves, Alexandrina Moutinho Graçoeiro Prática pedagógica Aplicações informáticas Informática Multimédia Aprendizagem Audiovisual Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Alegoria da Caverna de Platão : um projeto de produção audiovisual na disciplina de Aplicações Informáticas B |
title_full |
Alegoria da Caverna de Platão : um projeto de produção audiovisual na disciplina de Aplicações Informáticas B |
title_fullStr |
Alegoria da Caverna de Platão : um projeto de produção audiovisual na disciplina de Aplicações Informáticas B |
title_full_unstemmed |
Alegoria da Caverna de Platão : um projeto de produção audiovisual na disciplina de Aplicações Informáticas B |
title_sort |
Alegoria da Caverna de Platão : um projeto de produção audiovisual na disciplina de Aplicações Informáticas B |
author |
Gonçalves, Alexandrina Moutinho Graçoeiro |
author_facet |
Gonçalves, Alexandrina Moutinho Graçoeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piedade, João Moniz, Luís Manuel Ferreira Fernandes, 1968- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Alexandrina Moutinho Graçoeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Aplicações informáticas Informática Multimédia Aprendizagem Audiovisual Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática pedagógica Aplicações informáticas Informática Multimédia Aprendizagem Audiovisual Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-06-17 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-25T10:18:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47035 TID:202679292 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47035 |
identifier_str_mv |
TID:202679292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134537306865664 |