O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vera Lúcia Antunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29101
Resumo: Tese de mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
id RCAP_6f7b22bd09d18f5eeb7862797cca0ce6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/29101
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeirainput linguístico, texto literário, propostas didáticasTese de mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraA presente dissertação tem como objetivo a discussão do lugar do texto literário no ensino do português como língua estrangeira a aprendentes do nível A1. O texto literário é assim perspetivado enquanto input positivo implícito ao serviço do ensino-aprendizagem de itens lexicais e estruturas gramaticais essenciais à comunicação no nível A1. Apresentar-se-á uma proposta que pretende evidenciar algumas das potencialidades associadas ao uso da literatura, em contexto de ensino formal, tanto no desenvolvimento das competências linguísticas essenciais à comunicação básica no quotidiano dos aprendentes, como na exposição a conteúdos socioculturais relevantes, ao mesmo tempo que se procura desenvolver nos aprendentes o gosto pela leitura literária e a competência de leitor literário. Consideradas as implicações da mobilização da Literatura para este fim, serão selecionados textos literários e criadas, a partir deles, propostas didáticas com o objetivo de apresentar hipóteses de trabalho e, assim, demonstrar que é possível recorrer à literatura no ensino da língua neste nível de aprendizagem.2015-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29101http://hdl.handle.net/10316/29101TID:201520214porCosta, Vera Lúcia Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:21.093267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1
title O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1
spellingShingle O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1
Costa, Vera Lúcia Antunes
ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira
input linguístico, texto literário, propostas didáticas
title_short O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1
title_full O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1
title_fullStr O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1
title_full_unstemmed O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1
title_sort O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1
author Costa, Vera Lúcia Antunes
author_facet Costa, Vera Lúcia Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vera Lúcia Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira
input linguístico, texto literário, propostas didáticas
topic ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira
input linguístico, texto literário, propostas didáticas
description Tese de mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/29101
http://hdl.handle.net/10316/29101
TID:201520214
url http://hdl.handle.net/10316/29101
identifier_str_mv TID:201520214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133705897246720