O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/29101 |
Resumo: | Tese de mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_6f7b22bd09d18f5eeb7862797cca0ce6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/29101 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeirainput linguístico, texto literário, propostas didáticasTese de mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraA presente dissertação tem como objetivo a discussão do lugar do texto literário no ensino do português como língua estrangeira a aprendentes do nível A1. O texto literário é assim perspetivado enquanto input positivo implícito ao serviço do ensino-aprendizagem de itens lexicais e estruturas gramaticais essenciais à comunicação no nível A1. Apresentar-se-á uma proposta que pretende evidenciar algumas das potencialidades associadas ao uso da literatura, em contexto de ensino formal, tanto no desenvolvimento das competências linguísticas essenciais à comunicação básica no quotidiano dos aprendentes, como na exposição a conteúdos socioculturais relevantes, ao mesmo tempo que se procura desenvolver nos aprendentes o gosto pela leitura literária e a competência de leitor literário. Consideradas as implicações da mobilização da Literatura para este fim, serão selecionados textos literários e criadas, a partir deles, propostas didáticas com o objetivo de apresentar hipóteses de trabalho e, assim, demonstrar que é possível recorrer à literatura no ensino da língua neste nível de aprendizagem.2015-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29101http://hdl.handle.net/10316/29101TID:201520214porCosta, Vera Lúcia Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:21.093267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1 |
title |
O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1 |
spellingShingle |
O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1 Costa, Vera Lúcia Antunes ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira input linguístico, texto literário, propostas didáticas |
title_short |
O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1 |
title_full |
O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1 |
title_fullStr |
O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1 |
title_full_unstemmed |
O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1 |
title_sort |
O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1 |
author |
Costa, Vera Lúcia Antunes |
author_facet |
Costa, Vera Lúcia Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Vera Lúcia Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira input linguístico, texto literário, propostas didáticas |
topic |
ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira input linguístico, texto literário, propostas didáticas |
description |
Tese de mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/29101 http://hdl.handle.net/10316/29101 TID:201520214 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/29101 |
identifier_str_mv |
TID:201520214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133705897246720 |