Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonor
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Moreira, Darlinda, Menezes, Luís, Oliveira, Isolina, Ponte, João Pedro da, Martins, Cristina, Guerreiro, António, Cunha, Helena, Duarte, José, Martinho, Maria Helena, Pinto, Hélia, Menino, Hugo, Varandas, José Manuel, Veia, Luciano, Viseu, Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32424
Resumo: Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.
id RCAP_6f8e407330e868c8dfea256e350d9b6a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunosConhecimento profissional sobre os alunosEnsino da MatemáticaAtitudesDiversidadeAprendizagemExpectativasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.Universidade de LisboaUniversidade do MinhoSantos, LeonorMoreira, DarlindaMenezes, LuísOliveira, IsolinaPonte, João Pedro daMartins, CristinaGuerreiro, AntónioCunha, HelenaDuarte, JoséMartinho, Maria HelenaPinto, HéliaMenino, HugoVarandas, José ManuelVeia, LucianoViseu, Floriano20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32424por0871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:30.506703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos
title Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos
spellingShingle Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos
Santos, Leonor
Conhecimento profissional sobre os alunos
Ensino da Matemática
Atitudes
Diversidade
Aprendizagem
Expectativas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos
title_full Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos
title_fullStr Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos
title_full_unstemmed Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos
title_sort Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos
author Santos, Leonor
author_facet Santos, Leonor
Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Oliveira, Isolina
Ponte, João Pedro da
Martins, Cristina
Guerreiro, António
Cunha, Helena
Duarte, José
Martinho, Maria Helena
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
author_role author
author2 Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Oliveira, Isolina
Ponte, João Pedro da
Martins, Cristina
Guerreiro, António
Cunha, Helena
Duarte, José
Martinho, Maria Helena
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonor
Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Oliveira, Isolina
Ponte, João Pedro da
Martins, Cristina
Guerreiro, António
Cunha, Helena
Duarte, José
Martinho, Maria Helena
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento profissional sobre os alunos
Ensino da Matemática
Atitudes
Diversidade
Aprendizagem
Expectativas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conhecimento profissional sobre os alunos
Ensino da Matemática
Atitudes
Diversidade
Aprendizagem
Expectativas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32424
url http://hdl.handle.net/1822/32424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132220969975808