Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32424 |
Resumo: | Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
RCAP_6f8e407330e868c8dfea256e350d9b6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32424 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunosConhecimento profissional sobre os alunosEnsino da MatemáticaAtitudesDiversidadeAprendizagemExpectativasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.Universidade de LisboaUniversidade do MinhoSantos, LeonorMoreira, DarlindaMenezes, LuísOliveira, IsolinaPonte, João Pedro daMartins, CristinaGuerreiro, AntónioCunha, HelenaDuarte, JoséMartinho, Maria HelenaPinto, HéliaMenino, HugoVarandas, José ManuelVeia, LucianoViseu, Floriano20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32424por0871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:30.506703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos |
title |
Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos |
spellingShingle |
Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos Santos, Leonor Conhecimento profissional sobre os alunos Ensino da Matemática Atitudes Diversidade Aprendizagem Expectativas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos |
title_full |
Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos |
title_fullStr |
Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos |
title_full_unstemmed |
Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos |
title_sort |
Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos |
author |
Santos, Leonor |
author_facet |
Santos, Leonor Moreira, Darlinda Menezes, Luís Oliveira, Isolina Ponte, João Pedro da Martins, Cristina Guerreiro, António Cunha, Helena Duarte, José Martinho, Maria Helena Pinto, Hélia Menino, Hugo Varandas, José Manuel Veia, Luciano Viseu, Floriano |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Darlinda Menezes, Luís Oliveira, Isolina Ponte, João Pedro da Martins, Cristina Guerreiro, António Cunha, Helena Duarte, José Martinho, Maria Helena Pinto, Hélia Menino, Hugo Varandas, José Manuel Veia, Luciano Viseu, Floriano |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leonor Moreira, Darlinda Menezes, Luís Oliveira, Isolina Ponte, João Pedro da Martins, Cristina Guerreiro, António Cunha, Helena Duarte, José Martinho, Maria Helena Pinto, Hélia Menino, Hugo Varandas, José Manuel Veia, Luciano Viseu, Floriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento profissional sobre os alunos Ensino da Matemática Atitudes Diversidade Aprendizagem Expectativas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conhecimento profissional sobre os alunos Ensino da Matemática Atitudes Diversidade Aprendizagem Expectativas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32424 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-3928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132220969975808 |