Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5423 |
Resumo: | Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção. |
id |
RCAP_cee1a95c84f0e00b1134dadc1cbe6a26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5423 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunosConhecimento profissional do professorAtitudes dos alunosConhecimento dos alunos em realação à MatemáticaExpectativas do professor face aos alunosNeste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.Biblioteca Digital do IPBSantos, LeonorMoreira, DarlindaMenezes, LuísOliveira, Isolina Rosa Pereira dePonte, João PedroMartins, CristinaGuerreiro, AntónioCunha, Helena Filipa CarvalhoDuarte, JoséMartinho, HelenaPinto, HéliaMenino, HugoVarandas, José ManuelVeia, LucianoViseu, Floriano2011-06-28T09:25:19Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5423porSantos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Varandas, José Manuel; Veia, Luciano; Viseu, Floriano (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista da Educação. ISSN 0871-3928. XVI:2, p. 33-640871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:13:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:39.921220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos |
title |
Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos |
spellingShingle |
Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos Santos, Leonor Conhecimento profissional do professor Atitudes dos alunos Conhecimento dos alunos em realação à Matemática Expectativas do professor face aos alunos |
title_short |
Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos |
title_full |
Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos |
title_fullStr |
Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos |
title_full_unstemmed |
Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos |
title_sort |
Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos |
author |
Santos, Leonor |
author_facet |
Santos, Leonor Moreira, Darlinda Menezes, Luís Oliveira, Isolina Rosa Pereira de Ponte, João Pedro Martins, Cristina Guerreiro, António Cunha, Helena Filipa Carvalho Duarte, José Martinho, Helena Pinto, Hélia Menino, Hugo Varandas, José Manuel Veia, Luciano Viseu, Floriano |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Darlinda Menezes, Luís Oliveira, Isolina Rosa Pereira de Ponte, João Pedro Martins, Cristina Guerreiro, António Cunha, Helena Filipa Carvalho Duarte, José Martinho, Helena Pinto, Hélia Menino, Hugo Varandas, José Manuel Veia, Luciano Viseu, Floriano |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leonor Moreira, Darlinda Menezes, Luís Oliveira, Isolina Rosa Pereira de Ponte, João Pedro Martins, Cristina Guerreiro, António Cunha, Helena Filipa Carvalho Duarte, José Martinho, Helena Pinto, Hélia Menino, Hugo Varandas, José Manuel Veia, Luciano Viseu, Floriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento profissional do professor Atitudes dos alunos Conhecimento dos alunos em realação à Matemática Expectativas do professor face aos alunos |
topic |
Conhecimento profissional do professor Atitudes dos alunos Conhecimento dos alunos em realação à Matemática Expectativas do professor face aos alunos |
description |
Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2011-06-28T09:25:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5423 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Varandas, José Manuel; Veia, Luciano; Viseu, Floriano (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista da Educação. ISSN 0871-3928. XVI:2, p. 33-64 0871-3928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135192415207424 |