Utilização das plataformas digitais na infância: brincar é uma preocupação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Daniela Guerreiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19502
Resumo: Em pleno Século XXI, e com a evolução veloz da tecnologia, diversas instituições admitem o uso de plataformas digitais no seu quotidiano. São inúmeras as funcionalidades que estas contêm, como partilhar conteúdos digitais, comunicar, planificar. Porém nem toda a vivência diária poderá ser uma preocupação destas, como é o caso do Brincar. Neste sentido, o principal objetivo deste relatório consiste em verificar se o Brincar é uma preocupação da utilização de plataformas digitais na Educação de Infância, no qual participaram vinte e quatro crianças e respetivos(as) Encarregados(as) de Educação (dezasseis), duas Educadoras de Infância em Creche, uma Educadora de Infância de Jardim de Infância e a Diretora Pedagógica, de uma instituição em Faro. Foram analisados registos de utilização da plataforma digital, realizadas entrevistas às crianças e aplicados inquéritos de autopreenchimento aos(às) Encarregados(as) de Educação, Educadoras de Infância e Diretora Pedagógica. Verificou-se que o Brincar não constava, de forma explícita, nos registos de publicações da plataforma digital. Relativamente ao grupo de crianças, nenhuma manifestou conhecer a plataforma digital utilizada na instituição. No que diz respeito aos(às) Encarregados(as) de Educação, os(as) mesmos(as) mencionaram que a plataforma digital é utilizada, principalmente, para comunicar, através do e-mail; contudo as Educadoras de Infância utilizam, maioritariamente, a plataforma digital para gerir a galeria de imagens e/ou vídeos. Apesar de todos(as) os(as) participantes assumirem a importância do brincar, este comportamento não foi demonstrado como preocupação presente nos documentos orientadores, nem constatado na utilização da plataforma digital.
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