Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ocácio, Fernando
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves, Bruno F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29525
Resumo: A transformação digital tem sido uma realidade cada vez mais presente na sociedade, e vem impactando diversos setores, incluindo a educação. No contexto de Moçambique, com a adoção de tecnologias digitais, é possível proporcionar novas formas de aprendizado e ensino, tornando o processo educacional mais dinâmico e eficiente, e é importante analisar os impactos dessa transformação no ensino superior. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar o impacto da transformação digital no sector da educação concretamente no ensino superior em Moçambique. O estudo foi construído através de uma reflexão teórica da revisão da literatura. Neste sentido, a presente pesquisa é baseada numa investigação bibliográfica, apoiada por modelos de natureza teórica que ilustram os conteúdos do tema em estudo. Os resultados do estudo apontam que a transformação digital tem trazido impactos significativos no sector da educação, proporcionando novas formas de aprendizado e ensino. Além disso, os resultados sugerem que a implementação de tecnologias digitais na educação tem um impacto positivo na qualidade da educação e na gestão institucional em instituições de ensino superior em Moçambique. No entanto, é importante destacar a necessidade de superar os desafios relacionados à infraestrutura e à inclusão digital para garantir que todos os estudantes e professores possam se beneficiar dessas tecnologias.
id RCAP_700a242ad66f33a35506ff05914ef5d2
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em MoçambiqueAnalyzing the impact of digital transformation in the education sector: a look at higher education institutions in MozambiqueEducaçãoProcesso de ensino-aprendizagemTransformação digitalTecnologias digitaisA transformação digital tem sido uma realidade cada vez mais presente na sociedade, e vem impactando diversos setores, incluindo a educação. No contexto de Moçambique, com a adoção de tecnologias digitais, é possível proporcionar novas formas de aprendizado e ensino, tornando o processo educacional mais dinâmico e eficiente, e é importante analisar os impactos dessa transformação no ensino superior. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar o impacto da transformação digital no sector da educação concretamente no ensino superior em Moçambique. O estudo foi construído através de uma reflexão teórica da revisão da literatura. Neste sentido, a presente pesquisa é baseada numa investigação bibliográfica, apoiada por modelos de natureza teórica que ilustram os conteúdos do tema em estudo. Os resultados do estudo apontam que a transformação digital tem trazido impactos significativos no sector da educação, proporcionando novas formas de aprendizado e ensino. Além disso, os resultados sugerem que a implementação de tecnologias digitais na educação tem um impacto positivo na qualidade da educação e na gestão institucional em instituições de ensino superior em Moçambique. No entanto, é importante destacar a necessidade de superar os desafios relacionados à infraestrutura e à inclusão digital para garantir que todos os estudantes e professores possam se beneficiar dessas tecnologias.Digital transformation has been an increasingly present reality in society, and it is impacting various sectors, including education. In the context of Mozambique, with the adoption of digital technologies, it is possible to provide new forms of learning and teaching, making the educational process more dynamic and efficient, and it is important to analyze the impacts of this transformation on higher education. In this context, this article aims to analyze the impact of digital transformation in the education sector, specifically in higher education in Mozambique. The study was constructed through a theoretical reflection on the literature review. In this sense, this research is based on a bibliographical investigation, supported by theoretical models that illustrate the contents of the topic under study. The results of the study indicate that digital transformation has had a significant impact on the education sector, providing new forms of learning and teaching. In addition, the results suggest that the implementation of digital technologies in education has a positive impact on the quality of education and institutional management in higher education institutions in Mozambique. However, it is important to highlight the need to overcome challenges related to infrastructure and digital inclusion to ensure that all students and teachers can benefit from these technologies.Universidade Católica de MoçambiqueBiblioteca Digital do IPBOcácio, FernandoGonçalves, Bruno F.2024-02-19T11:34:45Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29525porOcácio, Fernando; Gonçalves, Bruno F. (2023). Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. ISSN 2310-0036. 14:2,p. 1-102310-0036info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:19:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:18.155311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique
Analyzing the impact of digital transformation in the education sector: a look at higher education institutions in Mozambique
title Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique
spellingShingle Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique
Ocácio, Fernando
Educação
Processo de ensino-aprendizagem
Transformação digital
Tecnologias digitais
title_short Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique
title_full Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique
title_fullStr Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique
title_full_unstemmed Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique
title_sort Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique
author Ocácio, Fernando
author_facet Ocácio, Fernando
Gonçalves, Bruno F.
author_role author
author2 Gonçalves, Bruno F.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ocácio, Fernando
Gonçalves, Bruno F.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Processo de ensino-aprendizagem
Transformação digital
Tecnologias digitais
topic Educação
Processo de ensino-aprendizagem
Transformação digital
Tecnologias digitais
description A transformação digital tem sido uma realidade cada vez mais presente na sociedade, e vem impactando diversos setores, incluindo a educação. No contexto de Moçambique, com a adoção de tecnologias digitais, é possível proporcionar novas formas de aprendizado e ensino, tornando o processo educacional mais dinâmico e eficiente, e é importante analisar os impactos dessa transformação no ensino superior. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar o impacto da transformação digital no sector da educação concretamente no ensino superior em Moçambique. O estudo foi construído através de uma reflexão teórica da revisão da literatura. Neste sentido, a presente pesquisa é baseada numa investigação bibliográfica, apoiada por modelos de natureza teórica que ilustram os conteúdos do tema em estudo. Os resultados do estudo apontam que a transformação digital tem trazido impactos significativos no sector da educação, proporcionando novas formas de aprendizado e ensino. Além disso, os resultados sugerem que a implementação de tecnologias digitais na educação tem um impacto positivo na qualidade da educação e na gestão institucional em instituições de ensino superior em Moçambique. No entanto, é importante destacar a necessidade de superar os desafios relacionados à infraestrutura e à inclusão digital para garantir que todos os estudantes e professores possam se beneficiar dessas tecnologias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-19T11:34:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29525
url http://hdl.handle.net/10198/29525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ocácio, Fernando; Gonçalves, Bruno F. (2023). Análise do impacto da transformação digital no sector da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. ISSN 2310-0036. 14:2,p. 1-10
2310-0036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Moçambique
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Moçambique
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137442821832704