Autonomia e flexibilidade curricular: um estudo de caso no 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniela Filipa Maio de Castro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28639
Resumo: O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), autorizado pelo Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho de 2017, constitui uma experiência pedagógica, de adesão voluntária por parte das escolas. Este estudo visou compreender como pais/encarregados de educação, alunos e professores do 5º ano de escolaridade, de uma escola da região centro de Portugal, perspetivam o PAFC aí implementado durante o ano letivo de 2017/18, designadamente no que se refere ao desenvolvimento curricular e pedagógico deste projeto, bem como, à autonomia da escola. Com este desígnio, realizou-se um estudo de caso, desenvolvendo uma investigação inserida no paradigma interpretativo e com uma natureza predominantemente qualitativa. O enquadramento teórico e político-normativo deste estudo integrou uma abordagem multifacetada à escola, bem como, diversas conceções de currículo e a evolução da gestão flexível do currículo em Portugal Continental. Por outro lado enquadra-se o PAFC enquanto medida política e inovação. A recolha de dados foi diversificada, incluindo inquéritos por questionário, aplicados a alunos e pais/encarregados de educação, entrevistas semi-dirigidas a docentes e análise documental, de documentos estruturantes da escola em questão. No tratamento dos dados utilizou-se a análise estatística descritiva e a ánalise de conteúdo. No que se refere aos resultados, salienta-se a opinião favorável de todos os participantes, relativamente ao desenvolvimento curricular nesta escola, que assentou na criação de uma nova disciplina de caráter interdisciplinar, designada de Leitura, Escrita e Interpretação. No entanto, todos se mantêm abertos a novas disciplinas, salientando-se alguma disparidade nas opções sugeridas. No que se refere ao desenvolvimento pedagógico, referem-se as semanas de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) como espaços privilegiados das mudanças pedagógicas e reforça-se a ideia de que os professores trabalharam de forma diferente do habitual nestas semanas. Esta ideia é particularmente vincada nas perceções dos pais, ao mesmo tempo que os professores se focalizam mais nos constrangimentos, evidenciando alguma resistência à mudança. Quanto à autonomia de escola, os participantes admitem que a implementação do PAFC contribuiu para o desenvolvimento da autonomia, principalmente nas questões curriculares e pedagógicas.
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O enquadramento teórico e político-normativo deste estudo integrou uma abordagem multifacetada à escola, bem como, diversas conceções de currículo e a evolução da gestão flexível do currículo em Portugal Continental. Por outro lado enquadra-se o PAFC enquanto medida política e inovação. A recolha de dados foi diversificada, incluindo inquéritos por questionário, aplicados a alunos e pais/encarregados de educação, entrevistas semi-dirigidas a docentes e análise documental, de documentos estruturantes da escola em questão. No tratamento dos dados utilizou-se a análise estatística descritiva e a ánalise de conteúdo. No que se refere aos resultados, salienta-se a opinião favorável de todos os participantes, relativamente ao desenvolvimento curricular nesta escola, que assentou na criação de uma nova disciplina de caráter interdisciplinar, designada de Leitura, Escrita e Interpretação. No entanto, todos se mantêm abertos a novas disciplinas, salientando-se alguma disparidade nas opções sugeridas. No que se refere ao desenvolvimento pedagógico, referem-se as semanas de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) como espaços privilegiados das mudanças pedagógicas e reforça-se a ideia de que os professores trabalharam de forma diferente do habitual nestas semanas. Esta ideia é particularmente vincada nas perceções dos pais, ao mesmo tempo que os professores se focalizam mais nos constrangimentos, evidenciando alguma resistência à mudança. Quanto à autonomia de escola, os participantes admitem que a implementação do PAFC contribuiu para o desenvolvimento da autonomia, principalmente nas questões curriculares e pedagógicas.This study aims at understanding how 5th grade students, their parents and teachers, from a school in central Portugal, perceive the Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), as defined by its legal framework number 5908/2017, of July 5, 2017, resulting from a pedagogical experience of voluntary school participation. Our work mainly approaches the understanding of the curriculum and pedagogical development of this project, as well as the autonomous role of the school. With this purpose in mind, we performed a case study with the intention of developing a research inserted in interpretative paradigm, in order to understand, analyse and reflect upon the holistic reality of this particular school, The theoretical and political-normative framework of this study integrates a multifaceted approach to school, as well as to the diverse curriculum conceptions and an evolutionary perspective of flexible curriculum management in continental Portugal. On the other hand, this chapter also includes a description of innovation, and the PAFC framework. Diversified data collection, including questionnaire surveys, applied to pupils and parents, semi-directed teacher interviews and document analysis, structuring school documents. A descriptive statistical analysis was performed and content analysis was used to organize and interpret the interview data. As far as the the results are concerned, we highlight the favorable opinion of all participants regarding the curriculum development in this school, which was based on the creation of a new subject of interdisciplinary nature, called Leitura, Escrita e Interpretação. However, all remained open to new subjects, with some disparity in the suggested options. With regard to pedagogical development, the weeks in which Domínio de Autonomia Curricular (DAC) was implemented are referred to as privileged spaces for pedagogical opportunities and the idea that teachers worked differently than usual during these weeks is reinforced. This idea is particularly strong in parents' perceptions, while teachers focus more on constraints, showing some resistance to change. Regarding school autonomy, the participants admit that the implementation of PAFC contributed to the development of autonomy, especially in curricular and pedagogical issues.2020-06-05T08:14:59Z2019-12-18T00:00:00Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28639porFerreira, Daniela Filipa Maio de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:23Zoai:ria.ua.pt:10773/28639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:08.142043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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