Diagnóstico do meio escolar do concelho da Maia: a perspetiva dos agentes educativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6595 |
Resumo: | A escola afigura-se como uma instituição indispensável à aquisição de aprendizagens, ao desenvolvimento dos indivíduos e à promoção individual do direito à educação, cabendo ainda a transmissão de normas e padrões comportamentais. Neste sentido, compete às escolas, direções e profissionais do ensino conhecerem a realidade em que estão inseridos, para conseguir auxiliar os seus alunos no seu desenvolvimento individual, crítico e cívico. Os objetivos desta investigação prendem-se em captar as perceções dos profissionais do ensino, professores e não professores, sobre o meio escolar e o meio envolvente, o funcionamento interno e externo e as principais características dos comportamentos problemáticos apresentados pelos alunos. Para tal foi desenvolvido um estudo exploratório, através da administração online do questionário Diagnóstico do Meio Escolar (DME), a uma amostra de 54 profissionais do ensino, com idades compreendidas entre os 35 e os 65 anos de idade (M= 50.4; DP= 7.1). Em termos de resultados, os participantes descreveram o meio físico de uma forma positiva, apontando, no entanto, a necessidade de se criarem novos espaços de lazer e desportivos; melhorar a eficácia do controlo das entradas e saídas dos alunos e aumentar o número de profissionais do ensino; o envolvimento dos pais e a sua participação na educação dos seus filhos foi descrita como sendo razoável, assim como os comportamentos adotados pelos alunos. Pretende-se com este estudo sensibilizar para a importância de se propiciaram as mudanças nas práticas educativas e no próprio comportamento dos alunos, prevenindo assim o comportamento desviante. |
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Diagnóstico do meio escolar do concelho da Maia: a perspetiva dos agentes educativosMeio escolarDiagnóstico escolarComportamentosProfissionais do ensinoSchool environmentSchool diagnosisBehaviorsTeaching professionalsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DireitoA escola afigura-se como uma instituição indispensável à aquisição de aprendizagens, ao desenvolvimento dos indivíduos e à promoção individual do direito à educação, cabendo ainda a transmissão de normas e padrões comportamentais. Neste sentido, compete às escolas, direções e profissionais do ensino conhecerem a realidade em que estão inseridos, para conseguir auxiliar os seus alunos no seu desenvolvimento individual, crítico e cívico. Os objetivos desta investigação prendem-se em captar as perceções dos profissionais do ensino, professores e não professores, sobre o meio escolar e o meio envolvente, o funcionamento interno e externo e as principais características dos comportamentos problemáticos apresentados pelos alunos. Para tal foi desenvolvido um estudo exploratório, através da administração online do questionário Diagnóstico do Meio Escolar (DME), a uma amostra de 54 profissionais do ensino, com idades compreendidas entre os 35 e os 65 anos de idade (M= 50.4; DP= 7.1). Em termos de resultados, os participantes descreveram o meio físico de uma forma positiva, apontando, no entanto, a necessidade de se criarem novos espaços de lazer e desportivos; melhorar a eficácia do controlo das entradas e saídas dos alunos e aumentar o número de profissionais do ensino; o envolvimento dos pais e a sua participação na educação dos seus filhos foi descrita como sendo razoável, assim como os comportamentos adotados pelos alunos. Pretende-se com este estudo sensibilizar para a importância de se propiciaram as mudanças nas práticas educativas e no próprio comportamento dos alunos, prevenindo assim o comportamento desviante.The school seems to be an indispensable institution for the acquisition of learning, for the development of individuals and for the individual promotion of the right to education, as well as the transmission of norms and behavioral patterns.In this sense, it is the responsibility of schools, directions and teaching professionals to know the reality in which they are inserted, in order to help their students in their individual, critical and civic development. The objectives of this research are to capture the perceptions of teaching professionals, teachers and non-teachers, about the school environment and the environment, the internal and external functioning and the main characteristics of the problematic behaviors presented by the students. To do this, an exploratory study was conducted through the online administration of the questionnaire, "Diagnosis of the School Environment (DME)", to a sample of 54 teaching professionals, aged between 35 and 65 years of age (M= 50.4; SD=7.1). The results obtained reveal that the physical environment was perceived in a positive way, pointing out, however, the need for new leisure and sports spaces; better control of entry and exit of pupils and increase in the number of teaching professionals. Also the involvement of parents and their participation in the education of their children is perceived as reasonable, as well as the behaviors adopted by the students. The disclosure of these data may provide changes in the educational practices and in the students' own behavior.Caridade, SóniaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Ana Patrícia Azevedo2018-05-02T12:37:29Z2018-04-24T00:00:00Z2018-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:59Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:29.960355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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