Diagnóstico do meio escolar do concelho da Maia: a perspetiva dos agentes educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Patrícia Azevedo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6595
Resumo: A escola afigura-se como uma instituição indispensável à aquisição de aprendizagens, ao desenvolvimento dos indivíduos e à promoção individual do direito à educação, cabendo ainda a transmissão de normas e padrões comportamentais. Neste sentido, compete às escolas, direções e profissionais do ensino conhecerem a realidade em que estão inseridos, para conseguir auxiliar os seus alunos no seu desenvolvimento individual, crítico e cívico. Os objetivos desta investigação prendem-se em captar as perceções dos profissionais do ensino, professores e não professores, sobre o meio escolar e o meio envolvente, o funcionamento interno e externo e as principais características dos comportamentos problemáticos apresentados pelos alunos. Para tal foi desenvolvido um estudo exploratório, através da administração online do questionário Diagnóstico do Meio Escolar (DME), a uma amostra de 54 profissionais do ensino, com idades compreendidas entre os 35 e os 65 anos de idade (M= 50.4; DP= 7.1). Em termos de resultados, os participantes descreveram o meio físico de uma forma positiva, apontando, no entanto, a necessidade de se criarem novos espaços de lazer e desportivos; melhorar a eficácia do controlo das entradas e saídas dos alunos e aumentar o número de profissionais do ensino; o envolvimento dos pais e a sua participação na educação dos seus filhos foi descrita como sendo razoável, assim como os comportamentos adotados pelos alunos. Pretende-se com este estudo sensibilizar para a importância de se propiciaram as mudanças nas práticas educativas e no próprio comportamento dos alunos, prevenindo assim o comportamento desviante.
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