Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1440 |
Resumo: | Relátorio de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Educação Pré-escolar |
id |
RCAP_705f9bb51af2a1c57bad1a2dd4140f4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1440 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiaisavaliaçãoIntervençãonecessidades educativas especiaiseducadora de infânciaassessmentinterventionspecial educational needsregular preschool education teachersRelátorio de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Educação Pré-escolarApresenta-se um exercício investigativo sobre a prática em que o estudo de carácter exploratório, assume-se como sendo de natureza qualitativa, tendo como principal objetivo perceber qual o papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais. Este trabalho pretende dar a conhecer as experiências vivenciadas nos vários contextos de estágio (creche e jardim de infância), bem como as aprendizagens significativas realizadas como futura profissional de ensino. Neste estudo participaram quatro educadoras que trabalham diretamente com as crianças em contexto de creche e jardim-de-infância – as educadoras de infância e a educadora de educação especial e de intervenção precoce. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo. Verificou-se que as participantes neste estudo desenvolvem práticas educativas que apresentam melhorias ao processo de intervenção e avaliação da criança. No que diz respeito à avaliação, estas recorrem a relatórios descritivos de evolução e desempenho. No que concerne à intervenção destas crianças, as participantes recorrem à adaptação curricular sendo que através desta poderão fazer-se inúmeras alterações a nível de sala, equipamentos, atividades e técnicas de motivação.This exploratory study is of qualitative nature. Its main objective is to understand the role of the preschool teacher in the assessment and intervention of children with special educational needs. This assignment aims to reveal the experiences in the various internships (daycare and Kindergarten), as well as the most significant learning achieved, that will be of reference for my future as a teacher. During the course of this study, four teachers worked alongside children in kindergarten: two preschool teachers, one special education teacher and one early intervention teacher. The collected data was subjected to content analysis. It was verified that the preschool teachers that took part in this study developed educational practices that improved the way children’s intervention and assessment is made. To assess children’s necessities, teachers use descriptive reports about their progress and performance. Also they adapt curricula, classrooms, equipment, activities and motivational techniques. Keywords: Assessment, intervention, special educational needs, regular preschool education teachersCardona, Maria JoaoPiscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBarbosa, Ana Margarida de Sousa2016-05-08T16:36:53Z2015-11-252015-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1440TID:201123258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:41.785546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais |
title |
Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais Barbosa, Ana Margarida de Sousa avaliação Intervenção necessidades educativas especiais educadora de infância assessment intervention special educational needs regular preschool education teachers |
title_short |
Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais |
title_full |
Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais |
title_sort |
Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais |
author |
Barbosa, Ana Margarida de Sousa |
author_facet |
Barbosa, Ana Margarida de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardona, Maria Joao Piscalho, Isabel Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ana Margarida de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação Intervenção necessidades educativas especiais educadora de infância assessment intervention special educational needs regular preschool education teachers |
topic |
avaliação Intervenção necessidades educativas especiais educadora de infância assessment intervention special educational needs regular preschool education teachers |
description |
Relátorio de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Educação Pré-escolar |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-25 2015-11-25T00:00:00Z 2016-05-08T16:36:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1440 TID:201123258 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1440 |
identifier_str_mv |
TID:201123258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137027583639552 |