Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bidarra, Sara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1313
Resumo: Este relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Além da descrição da Prática de Ensino Supervisionada (PES) este trabalho contempla uma reflexão sobre o desenho infantil. Partindo de casos concretos, da sala de 3 e 4 anos, do Jardim de infância de Lameirinhas, na Guarda, realizamos, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e o estudo de caso, tendo para tal feito uma recolha de dados que permitissem conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças na sala de aula, com o objetivo de verificármos como a representação gráfica da família em crianças dos 3 e 4 anos é importante para termos um conhecimento das mesmas. No capítulo 1 apresentamos, de forma sucinta a caraterização do meio, o sistema educativo e as caraterísticas das escolas onde realizamos o nosso estágio. No capítulo 2 fazemos a descrição da nossa PES, tanto no Pré-escolar como no 1º Ciclo, mencionando os aspetos que consideramos mais relevantes dessa prática. No capítulo 3 apresentamos o processo de figuração nas crianças em idade pré-escolar tendo para isso realizado um estudo relativo à representação gráfica da família efetuado por crianças de 3 e 4 anos, durante o nosso período de estágio. A análise do material mostrou a evolução das figuras a partir das caraterísticas valorizadas pelos alunos, reafirmando a premissa que a criança desenha o que sabe sobre a sua família, e a necessidade do acompanhamento do processo de elaboração para a interpretação do desenho produzido. O resultado obtido põe em evidência a necessidade de estudar o processo de elaboração do desenho e não apenas o produto final.
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