Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1312 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) – Estágio e Relatório I e II do Mestrado em Educação Pré – escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD). Este relatório baseia-se no trabalho desenvolvido enquanto estagiária, no jardim de infância de Alfarazes (Pré – escolar) e na Escola Básica de Santa Zita (1º CEB). Nele iremos procurar refletir acerca dos conhecimentos adquiridos na PES, tendo em conta a realidade educativa onde realizámos o estágio, a cidade da Guarda. Esta experiência permitiu o contacto com experiências pedagógicas, com metodologias e técnicas a utilizar, com os comportamentos das crianças, e ainda com os efeitos gerais e particulares da ação educativa, pois aprender a escutar cuidadosamente e a identificar pistas subtis nos professores experientes constitui uma competência importante para aqueles que estão a aprender a ensinar (Arends, 1999, p. 536). Assim, para além das aprendizagens adquiridas com educadores / professores já experientes surge, também, a importância de poder aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, pois só com o contacto direto com a realidade educativa e a aquisição de experiência poderemos tornarnos docentes cada vez mais profissionais. Assim, através destas experiências, poderemos responder a necessidades resultantes da realidade, o qual contribuirá para um desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade das crianças incentivando-as para a sua formação como pessoas e futuros profissionais (Lei de Bases do Sistema Educativo. Lei nº 46/86 de 14 de outubro). O relatório está organizado em três capítulos. No primeiro fazemos referência ao enquadramento institucional – organização e administração escolar e à caraterização socioeconómica e psicopedagógica das turmas. No segundo capítulo descrevemos o processo de prática de ensino propriamente dita, descrevendo e refletindo sobre as experiências vividas ao longo da PES (estágio no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico). Por fim, o terceiro e último capítulo diz respeito a um estudo sobre o tema “O desenho infantil como forma de expressão em educação pré – escolar” onde aprofundamos o nosso conhecimento acerca da temática e onde são apresentados e contextualizados os resultados obtidos no estudo realizado. |
id |
RCAP_78ec0a3cb0ac9baf98d3d34bd7039c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/1312 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaEducação Pré – escolardesenho infantildesenvolvimento gráficoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) – Estágio e Relatório I e II do Mestrado em Educação Pré – escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD). Este relatório baseia-se no trabalho desenvolvido enquanto estagiária, no jardim de infância de Alfarazes (Pré – escolar) e na Escola Básica de Santa Zita (1º CEB). Nele iremos procurar refletir acerca dos conhecimentos adquiridos na PES, tendo em conta a realidade educativa onde realizámos o estágio, a cidade da Guarda. Esta experiência permitiu o contacto com experiências pedagógicas, com metodologias e técnicas a utilizar, com os comportamentos das crianças, e ainda com os efeitos gerais e particulares da ação educativa, pois aprender a escutar cuidadosamente e a identificar pistas subtis nos professores experientes constitui uma competência importante para aqueles que estão a aprender a ensinar (Arends, 1999, p. 536). Assim, para além das aprendizagens adquiridas com educadores / professores já experientes surge, também, a importância de poder aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, pois só com o contacto direto com a realidade educativa e a aquisição de experiência poderemos tornarnos docentes cada vez mais profissionais. Assim, através destas experiências, poderemos responder a necessidades resultantes da realidade, o qual contribuirá para um desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade das crianças incentivando-as para a sua formação como pessoas e futuros profissionais (Lei de Bases do Sistema Educativo. Lei nº 46/86 de 14 de outubro). O relatório está organizado em três capítulos. No primeiro fazemos referência ao enquadramento institucional – organização e administração escolar e à caraterização socioeconómica e psicopedagógica das turmas. No segundo capítulo descrevemos o processo de prática de ensino propriamente dita, descrevendo e refletindo sobre as experiências vividas ao longo da PES (estágio no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico). Por fim, o terceiro e último capítulo diz respeito a um estudo sobre o tema “O desenho infantil como forma de expressão em educação pré – escolar” onde aprofundamos o nosso conhecimento acerca da temática e onde são apresentados e contextualizados os resultados obtidos no estudo realizado.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-24T11:31:32Z2013-02-242012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1312http://hdl.handle.net/10314/1312porSantos, Joana C Finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:40Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:18.622628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada Santos, Joana C F Educação Pré – escolar desenho infantil desenvolvimento gráfico |
title_short |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Santos, Joana C F |
author_facet |
Santos, Joana C F |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joana C F |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré – escolar desenho infantil desenvolvimento gráfico |
topic |
Educação Pré – escolar desenho infantil desenvolvimento gráfico |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) – Estágio e Relatório I e II do Mestrado em Educação Pré – escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD). Este relatório baseia-se no trabalho desenvolvido enquanto estagiária, no jardim de infância de Alfarazes (Pré – escolar) e na Escola Básica de Santa Zita (1º CEB). Nele iremos procurar refletir acerca dos conhecimentos adquiridos na PES, tendo em conta a realidade educativa onde realizámos o estágio, a cidade da Guarda. Esta experiência permitiu o contacto com experiências pedagógicas, com metodologias e técnicas a utilizar, com os comportamentos das crianças, e ainda com os efeitos gerais e particulares da ação educativa, pois aprender a escutar cuidadosamente e a identificar pistas subtis nos professores experientes constitui uma competência importante para aqueles que estão a aprender a ensinar (Arends, 1999, p. 536). Assim, para além das aprendizagens adquiridas com educadores / professores já experientes surge, também, a importância de poder aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, pois só com o contacto direto com a realidade educativa e a aquisição de experiência poderemos tornarnos docentes cada vez mais profissionais. Assim, através destas experiências, poderemos responder a necessidades resultantes da realidade, o qual contribuirá para um desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade das crianças incentivando-as para a sua formação como pessoas e futuros profissionais (Lei de Bases do Sistema Educativo. Lei nº 46/86 de 14 de outubro). O relatório está organizado em três capítulos. No primeiro fazemos referência ao enquadramento institucional – organização e administração escolar e à caraterização socioeconómica e psicopedagógica das turmas. No segundo capítulo descrevemos o processo de prática de ensino propriamente dita, descrevendo e refletindo sobre as experiências vividas ao longo da PES (estágio no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico). Por fim, o terceiro e último capítulo diz respeito a um estudo sobre o tema “O desenho infantil como forma de expressão em educação pré – escolar” onde aprofundamos o nosso conhecimento acerca da temática e onde são apresentados e contextualizados os resultados obtidos no estudo realizado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01T00:00:00Z 2013-02-24T11:31:32Z 2013-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/1312 http://hdl.handle.net/10314/1312 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/1312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136903137591296 |