Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1313 |
Resumo: | Este relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Além da descrição da Prática de Ensino Supervisionada (PES) este trabalho contempla uma reflexão sobre o desenho infantil. Partindo de casos concretos, da sala de 3 e 4 anos, do Jardim de infância de Lameirinhas, na Guarda, realizamos, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e o estudo de caso, tendo para tal feito uma recolha de dados que permitissem conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças na sala de aula, com o objetivo de verificármos como a representação gráfica da família em crianças dos 3 e 4 anos é importante para termos um conhecimento das mesmas. No capítulo 1 apresentamos, de forma sucinta a caraterização do meio, o sistema educativo e as caraterísticas das escolas onde realizamos o nosso estágio. No capítulo 2 fazemos a descrição da nossa PES, tanto no Pré-escolar como no 1º Ciclo, mencionando os aspetos que consideramos mais relevantes dessa prática. No capítulo 3 apresentamos o processo de figuração nas crianças em idade pré-escolar tendo para isso realizado um estudo relativo à representação gráfica da família efetuado por crianças de 3 e 4 anos, durante o nosso período de estágio. A análise do material mostrou a evolução das figuras a partir das caraterísticas valorizadas pelos alunos, reafirmando a premissa que a criança desenha o que sabe sobre a sua família, e a necessidade do acompanhamento do processo de elaboração para a interpretação do desenho produzido. O resultado obtido põe em evidência a necessidade de estudar o processo de elaboração do desenho e não apenas o produto final. |
id |
RCAP_7073e3d4e6860088d5b2b64e54dfc0c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/1313 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaEducaçãopedagogiadesenvolvimento da criançadesenho infantilEste relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Além da descrição da Prática de Ensino Supervisionada (PES) este trabalho contempla uma reflexão sobre o desenho infantil. Partindo de casos concretos, da sala de 3 e 4 anos, do Jardim de infância de Lameirinhas, na Guarda, realizamos, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e o estudo de caso, tendo para tal feito uma recolha de dados que permitissem conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças na sala de aula, com o objetivo de verificármos como a representação gráfica da família em crianças dos 3 e 4 anos é importante para termos um conhecimento das mesmas. No capítulo 1 apresentamos, de forma sucinta a caraterização do meio, o sistema educativo e as caraterísticas das escolas onde realizamos o nosso estágio. No capítulo 2 fazemos a descrição da nossa PES, tanto no Pré-escolar como no 1º Ciclo, mencionando os aspetos que consideramos mais relevantes dessa prática. No capítulo 3 apresentamos o processo de figuração nas crianças em idade pré-escolar tendo para isso realizado um estudo relativo à representação gráfica da família efetuado por crianças de 3 e 4 anos, durante o nosso período de estágio. A análise do material mostrou a evolução das figuras a partir das caraterísticas valorizadas pelos alunos, reafirmando a premissa que a criança desenha o que sabe sobre a sua família, e a necessidade do acompanhamento do processo de elaboração para a interpretação do desenho produzido. O resultado obtido põe em evidência a necessidade de estudar o processo de elaboração do desenho e não apenas o produto final.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-24T11:34:36Z2013-02-242012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1313http://hdl.handle.net/10314/1313porBidarra, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:40Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:18.665906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada Bidarra, Sara Educação pedagogia desenvolvimento da criança desenho infantil |
title_short |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Bidarra, Sara |
author_facet |
Bidarra, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bidarra, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pedagogia desenvolvimento da criança desenho infantil |
topic |
Educação pedagogia desenvolvimento da criança desenho infantil |
description |
Este relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Além da descrição da Prática de Ensino Supervisionada (PES) este trabalho contempla uma reflexão sobre o desenho infantil. Partindo de casos concretos, da sala de 3 e 4 anos, do Jardim de infância de Lameirinhas, na Guarda, realizamos, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e o estudo de caso, tendo para tal feito uma recolha de dados que permitissem conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças na sala de aula, com o objetivo de verificármos como a representação gráfica da família em crianças dos 3 e 4 anos é importante para termos um conhecimento das mesmas. No capítulo 1 apresentamos, de forma sucinta a caraterização do meio, o sistema educativo e as caraterísticas das escolas onde realizamos o nosso estágio. No capítulo 2 fazemos a descrição da nossa PES, tanto no Pré-escolar como no 1º Ciclo, mencionando os aspetos que consideramos mais relevantes dessa prática. No capítulo 3 apresentamos o processo de figuração nas crianças em idade pré-escolar tendo para isso realizado um estudo relativo à representação gráfica da família efetuado por crianças de 3 e 4 anos, durante o nosso período de estágio. A análise do material mostrou a evolução das figuras a partir das caraterísticas valorizadas pelos alunos, reafirmando a premissa que a criança desenha o que sabe sobre a sua família, e a necessidade do acompanhamento do processo de elaboração para a interpretação do desenho produzido. O resultado obtido põe em evidência a necessidade de estudar o processo de elaboração do desenho e não apenas o produto final. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-01T00:00:00Z 2013-02-24T11:34:36Z 2013-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/1313 http://hdl.handle.net/10314/1313 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/1313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136903139688448 |