As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rui
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681
Resumo: The main purpose of this study is to identify the profile of pedagogical intervention by student-professors concerning pupils with polarized «evaluations». Pupils evaluated with high and low scores through a semantic differentiator of personality traces were compared, during Physical Education classes, taking into consideration teacher-pupil pedagogic interactions. Following the revision of literature, we came with the following working hypothesis: 1) When teachers are asked to describe their students in a free and summary way they tend to use personality traces as describers; 2) The profile of pedagogical intervention by teachers, when precipitated by an evaluation based upon personality traces is associated to the «good» and «bad» student stereotype, so polarizing the intervention; 3) The profile of the teachers pedagogical intervention when started by a description founded upon an observation of actual behaviors of teachers and students is associated to teaching behaviors more differentiated and not polarized. Two cycles of observation were made to prove this hypotheses.
id RCAP_7080cd741b8b760e51e171c16c64a0f4
oai_identifier_str oai:oai.appsicologia.org:article/681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar-The main purpose of this study is to identify the profile of pedagogical intervention by student-professors concerning pupils with polarized «evaluations». Pupils evaluated with high and low scores through a semantic differentiator of personality traces were compared, during Physical Education classes, taking into consideration teacher-pupil pedagogic interactions. Following the revision of literature, we came with the following working hypothesis: 1) When teachers are asked to describe their students in a free and summary way they tend to use personality traces as describers; 2) The profile of pedagogical intervention by teachers, when precipitated by an evaluation based upon personality traces is associated to the «good» and «bad» student stereotype, so polarizing the intervention; 3) The profile of the teachers pedagogical intervention when started by a description founded upon an observation of actual behaviors of teachers and students is associated to teaching behaviors more differentiated and not polarized. Two cycles of observation were made to prove this hypotheses.O objectivo deste estudo é identificar o perfil de intervenção pedagógica de professores estagiários em relação a  alunos com «avaliações» polarizadas. Especificamente, alunos avaliados com altos e baixos scores através de um diferenciador semântico de traços de personalidade foram comparados durante aulas de Educação Física de desportos colectivos em termos das interacções pedagógicas professor-aluno. Foram realizados dois ciclos de observação: no primeiro, obteve-se a linha de base das reacções de feedback, afectividade e disciplina dos professores, sem que qualquer informação acerca dos alunos alvo da observação fosse fornecida; no segundo, obteve-se o perfil de intervenção nas mesmas categorias de comportamento após uma reunião em que os professores tiveram acesso aos resultados descritivos dos seus comportamentos de ensino, dos comportamentos dos alunos e das gravações em magnetoscópio referentes ao primeiro ciclo de observações. A análise dos resultados dos comportamentos dos professores no primeiro ciclo de observações revelou que os alunos com baixos scores receberam mais reacções de feedback e de afectividade, mas que essas interacções dos professores tinham um perfil negativo, sendo a diferença em relação ao perfil positivo das interacções com os alunos de mais alto score considerada significativa. No segundo ciclo de observações registou-se uma alteração no perfil de intervenção dos professores estagiários. Aumentou a taxa de reacções dirigidas aos alunos das turmas observadas; as reacções dirigidas aos alunos foco da observação passaram a ser mais diferenciadas e o perfil de intervenção em relação aos alunos com baixo score tornou-se dominantemente positivo. Depois de discutir os resultados, o estudo conclui que o conhecimento avaliativo baseado nas teorias implícitas da personalidade aparece associado a comportamentos de ensino estereotipados, enquanto o conhecimento descritivo parece garantir comportamentos de ensino mais flexíveis e diferenciados.Associação Portuguesa de Psicologia1993-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 1 (1993); 93-112PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 1 (1993); 93-1122183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/681https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/681/404Gomes, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:54Zoai:oai.appsicologia.org:article/681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:25.386003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar
title As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar
spellingShingle As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar
Gomes, Rui
-
title_short As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar
title_full As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar
title_fullStr As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar
title_full_unstemmed As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar
title_sort As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar
author Gomes, Rui
author_facet Gomes, Rui
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description The main purpose of this study is to identify the profile of pedagogical intervention by student-professors concerning pupils with polarized «evaluations». Pupils evaluated with high and low scores through a semantic differentiator of personality traces were compared, during Physical Education classes, taking into consideration teacher-pupil pedagogic interactions. Following the revision of literature, we came with the following working hypothesis: 1) When teachers are asked to describe their students in a free and summary way they tend to use personality traces as describers; 2) The profile of pedagogical intervention by teachers, when precipitated by an evaluation based upon personality traces is associated to the «good» and «bad» student stereotype, so polarizing the intervention; 3) The profile of the teachers pedagogical intervention when started by a description founded upon an observation of actual behaviors of teachers and students is associated to teaching behaviors more differentiated and not polarized. Two cycles of observation were made to prove this hypotheses.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681
url https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/681
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/681/404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 1 (1993); 93-112
PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 1 (1993); 93-112
2183-2471
0874-2049
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134657903591424