As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681 |
Resumo: | The main purpose of this study is to identify the profile of pedagogical intervention by student-professors concerning pupils with polarized «evaluations». Pupils evaluated with high and low scores through a semantic differentiator of personality traces were compared, during Physical Education classes, taking into consideration teacher-pupil pedagogic interactions. Following the revision of literature, we came with the following working hypothesis: 1) When teachers are asked to describe their students in a free and summary way they tend to use personality traces as describers; 2) The profile of pedagogical intervention by teachers, when precipitated by an evaluation based upon personality traces is associated to the «good» and «bad» student stereotype, so polarizing the intervention; 3) The profile of the teachers pedagogical intervention when started by a description founded upon an observation of actual behaviors of teachers and students is associated to teaching behaviors more differentiated and not polarized. Two cycles of observation were made to prove this hypotheses. |
id |
RCAP_7080cd741b8b760e51e171c16c64a0f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.appsicologia.org:article/681 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar-The main purpose of this study is to identify the profile of pedagogical intervention by student-professors concerning pupils with polarized «evaluations». Pupils evaluated with high and low scores through a semantic differentiator of personality traces were compared, during Physical Education classes, taking into consideration teacher-pupil pedagogic interactions. Following the revision of literature, we came with the following working hypothesis: 1) When teachers are asked to describe their students in a free and summary way they tend to use personality traces as describers; 2) The profile of pedagogical intervention by teachers, when precipitated by an evaluation based upon personality traces is associated to the «good» and «bad» student stereotype, so polarizing the intervention; 3) The profile of the teachers pedagogical intervention when started by a description founded upon an observation of actual behaviors of teachers and students is associated to teaching behaviors more differentiated and not polarized. Two cycles of observation were made to prove this hypotheses.O objectivo deste estudo é identificar o perfil de intervenção pedagógica de professores estagiários em relação a alunos com «avaliações» polarizadas. Especificamente, alunos avaliados com altos e baixos scores através de um diferenciador semântico de traços de personalidade foram comparados durante aulas de Educação Física de desportos colectivos em termos das interacções pedagógicas professor-aluno. Foram realizados dois ciclos de observação: no primeiro, obteve-se a linha de base das reacções de feedback, afectividade e disciplina dos professores, sem que qualquer informação acerca dos alunos alvo da observação fosse fornecida; no segundo, obteve-se o perfil de intervenção nas mesmas categorias de comportamento após uma reunião em que os professores tiveram acesso aos resultados descritivos dos seus comportamentos de ensino, dos comportamentos dos alunos e das gravações em magnetoscópio referentes ao primeiro ciclo de observações. A análise dos resultados dos comportamentos dos professores no primeiro ciclo de observações revelou que os alunos com baixos scores receberam mais reacções de feedback e de afectividade, mas que essas interacções dos professores tinham um perfil negativo, sendo a diferença em relação ao perfil positivo das interacções com os alunos de mais alto score considerada significativa. No segundo ciclo de observações registou-se uma alteração no perfil de intervenção dos professores estagiários. Aumentou a taxa de reacções dirigidas aos alunos das turmas observadas; as reacções dirigidas aos alunos foco da observação passaram a ser mais diferenciadas e o perfil de intervenção em relação aos alunos com baixo score tornou-se dominantemente positivo. Depois de discutir os resultados, o estudo conclui que o conhecimento avaliativo baseado nas teorias implícitas da personalidade aparece associado a comportamentos de ensino estereotipados, enquanto o conhecimento descritivo parece garantir comportamentos de ensino mais flexíveis e diferenciados.Associação Portuguesa de Psicologia1993-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 1 (1993); 93-112PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 1 (1993); 93-1122183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/681https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/681/404Gomes, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:54Zoai:oai.appsicologia.org:article/681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:25.386003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar |
title |
As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar |
spellingShingle |
As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar Gomes, Rui - |
title_short |
As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar |
title_full |
As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar |
title_fullStr |
As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar |
title_full_unstemmed |
As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar |
title_sort |
As teorias implícitas da personalidade em contexto organizacional escolar |
author |
Gomes, Rui |
author_facet |
Gomes, Rui |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- |
topic |
- |
description |
The main purpose of this study is to identify the profile of pedagogical intervention by student-professors concerning pupils with polarized «evaluations». Pupils evaluated with high and low scores through a semantic differentiator of personality traces were compared, during Physical Education classes, taking into consideration teacher-pupil pedagogic interactions. Following the revision of literature, we came with the following working hypothesis: 1) When teachers are asked to describe their students in a free and summary way they tend to use personality traces as describers; 2) The profile of pedagogical intervention by teachers, when precipitated by an evaluation based upon personality traces is associated to the «good» and «bad» student stereotype, so polarizing the intervention; 3) The profile of the teachers pedagogical intervention when started by a description founded upon an observation of actual behaviors of teachers and students is associated to teaching behaviors more differentiated and not polarized. Two cycles of observation were made to prove this hypotheses. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681 |
url |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i1.681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/681 https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/681/404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 1 (1993); 93-112 PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 1 (1993); 93-112 2183-2471 0874-2049 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134657903591424 |