Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sérgio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1331
Resumo: Deste documento consta a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação e manifestar uma atitude crítica em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experimentado, evidenciando as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para a sua superação. Será, ainda, apresentada investigação sobre uma possibilidade de abordagem do Estado Novo em História e Geografia de Portugal, que designamos de “Estado Novo visto a partir do futebol”. O futebol é dos fenómenos sociais mais abrangentes e complexos. Apela aos sentimentos, despertando paixões e promovendo ódios que, por vezes, cegam o ser mais racional. Devido à sua relevância social pode ser alvo de instrumentalização ou, no mínimo, de manipulação. Assim, se for devidamente tratado, o futebol pode assumir um importante papel no processo de ensino aprendizagem, não só como elemento motivador, mas também como instrumento facilitador da aquisição de aprendizagens. As fontes históricas que proporciona, como reportagens, entrevistas, crónicas, fotografias, debates, tabelas de resultados e de classificações possibilitam a reflexão sobre a época a que se referem. Trata-se de um processo que permite, simultaneamente, a aquisição de processos de tratamento de fontes históricas e, por conseguinte, da metacognição. Ao longo da investigação foi privilegiada a análise de documentos e a pesquisa bibliográfica, em especial de documentos da autoria de reconhecidos especialistas na área. O cruzamento de fontes e de informações aí contidas permitiu-nos deduzir que é possível analisar, caraterizar e interpretar o Estado Novo a partir das suas referências no mundo futebolístico, uma vez que este não surge descontextualizado da época em que é vivido e sentido. Por toda a pesquisa que está subjacente, acreditamos que esta investigação pode ser um projeto embrionário para uma nova forma de abordar conteúdos em História e Geografia de Portugal que, em contextos muito particulares, poderá contribuir para o sucesso escolar dos alunos.
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