Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, André Filipe Serrano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6534
Resumo: O mundo foi apanhado desprevenido, com um vírus que se dizia estar apenas na China, no entanto em apenas três meses afetou o mundo. Segundo dados da Johns Hopkins University ao dia de hoje (23/04/2020) este vírus já chegou a 185 países, sendo os Estados Unidos o mais afetado, aproximando-se perigosamente da faixa de um milhão de infetados (John Hopkins University, 2020). Ao longo dos tempos as empresas têm feito tudo para obter mais vendas. O marketing surgiu numa altura de grande consumismo nos Estados Unidos quando as técnicas até então usadas não estavam a ter resultados. Da mesma forma que as marcas procuram sempre inovar com os seus produtos, os consumidores também evoluem no sentido da procura de novos, bem como na obtenção de experiências diferentes. Comunicar um produto com um simples cartaz ou outdoor já não é suficiente. A evolução dos produtos e dos consumidores exige cada vez mais criatividade aos marketeers (Rohm & Swaminathan, 2004). Dado o grande crescimento no mercado online, as empresas precisam de entender as razões particulares que levam os consumidores a escolher fazer as suas compras à distância. Esta necessidade é particularmente relevante para o mercado digital do retalho, o qual aumenta constantemente. Nele várias empresas competem entre si, desde pequenas até grandes multinacionais como a Worten (Rohm & Swaminathan, 2004). O aparecimento do SARS Covid-19 em dezembro de 2019 na China, ocorrendo os primeiros casos em março de 2020 em Portugal, levou a que o governo português pronunciasse o estado de sítio ou o de estado de emergência. Isto ocorreu pela primeira vez em democracia. Na sua essência esta lei, dá puderes ao governo de limitar temporariamente a liberdade dos cidadãos para um bem comum. Este estado, implicou o fecho de inúmeros estabelecimentos comerciais e a limitação da entrada de cidadãos em espaços que permaneceram abertos durante a sua vigência (Decreto de aprovação da Constituição - Diário da República n.o 86/1976, Série I de 1976-04-10, 1974). O fecho das lojas físicas provocou nas lojas online um crescimento de vendas de cerca de 200% (Cardoso, 2020), o que implicou alterações à forma como os retalhistas trabalham. Muitos tiveram de se reinventar. Apesar de algumas empresas já terem o canal de vendas online a funcionar em pleno e com um grande volume de vendas, tiveram de o reformular para suportarem o enorme aumento de vendas, o mesmo aconteceu com a área logística.O objetivo principal deste estudo é entender como esta pandemia foi impulsionadora de um salto tecnológico nos canais de venda de retalho. Segundo o website Geekwire (2020), 42% da população dos Estados Unidos da América compra os seus produtos alimentares online, quando em 2018 era apenas 22% (Mohsin, 2020). Neste estudo pretende-se perceber qual o impacto do Covid-19, mais concretamente o confinamento da população, no consumo produtos eletrónicos e eletrodomésticos em Portugal, com especial incidência na Worten, nos meses de março a maio de 2020. Para a recolha de dados, optou-se pela implementação de um inquérito seguindo uma abordagem segundo o paradigma positivista. Obtiveram-se 197 respostas válidas. A análise de dados foi efetuada no programa SPSS versão 26, e todos os resultados encontram-se em anexo nesta tese.
id RCAP_70a43f5dc9f8e8e61be6fa8fac437340
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamentoComportamento do consumidor onlineSARS Covid-19Confinamento socialCompras onlineDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO mundo foi apanhado desprevenido, com um vírus que se dizia estar apenas na China, no entanto em apenas três meses afetou o mundo. Segundo dados da Johns Hopkins University ao dia de hoje (23/04/2020) este vírus já chegou a 185 países, sendo os Estados Unidos o mais afetado, aproximando-se perigosamente da faixa de um milhão de infetados (John Hopkins University, 2020). Ao longo dos tempos as empresas têm feito tudo para obter mais vendas. O marketing surgiu numa altura de grande consumismo nos Estados Unidos quando as técnicas até então usadas não estavam a ter resultados. Da mesma forma que as marcas procuram sempre inovar com os seus produtos, os consumidores também evoluem no sentido da procura de novos, bem como na obtenção de experiências diferentes. Comunicar um produto com um simples cartaz ou outdoor já não é suficiente. A evolução dos produtos e dos consumidores exige cada vez mais criatividade aos marketeers (Rohm & Swaminathan, 2004). Dado o grande crescimento no mercado online, as empresas precisam de entender as razões particulares que levam os consumidores a escolher fazer as suas compras à distância. Esta necessidade é particularmente relevante para o mercado digital do retalho, o qual aumenta constantemente. Nele várias empresas competem entre si, desde pequenas até grandes multinacionais como a Worten (Rohm & Swaminathan, 2004). O aparecimento do SARS Covid-19 em dezembro de 2019 na China, ocorrendo os primeiros casos em março de 2020 em Portugal, levou a que o governo português pronunciasse o estado de sítio ou o de estado de emergência. Isto ocorreu pela primeira vez em democracia. Na sua essência esta lei, dá puderes ao governo de limitar temporariamente a liberdade dos cidadãos para um bem comum. Este estado, implicou o fecho de inúmeros estabelecimentos comerciais e a limitação da entrada de cidadãos em espaços que permaneceram abertos durante a sua vigência (Decreto de aprovação da Constituição - Diário da República n.o 86/1976, Série I de 1976-04-10, 1974). O fecho das lojas físicas provocou nas lojas online um crescimento de vendas de cerca de 200% (Cardoso, 2020), o que implicou alterações à forma como os retalhistas trabalham. Muitos tiveram de se reinventar. Apesar de algumas empresas já terem o canal de vendas online a funcionar em pleno e com um grande volume de vendas, tiveram de o reformular para suportarem o enorme aumento de vendas, o mesmo aconteceu com a área logística.O objetivo principal deste estudo é entender como esta pandemia foi impulsionadora de um salto tecnológico nos canais de venda de retalho. Segundo o website Geekwire (2020), 42% da população dos Estados Unidos da América compra os seus produtos alimentares online, quando em 2018 era apenas 22% (Mohsin, 2020). Neste estudo pretende-se perceber qual o impacto do Covid-19, mais concretamente o confinamento da população, no consumo produtos eletrónicos e eletrodomésticos em Portugal, com especial incidência na Worten, nos meses de março a maio de 2020. Para a recolha de dados, optou-se pela implementação de um inquérito seguindo uma abordagem segundo o paradigma positivista. Obtiveram-se 197 respostas válidas. A análise de dados foi efetuada no programa SPSS versão 26, e todos os resultados encontram-se em anexo nesta tese.ABSTRACT: The world was caught off guard, with a virus that was said to be only in China, yet in just three months it affected the world. According to data from Johns Hopkins University today (04/23/2020) this virus has already reached 185 countries, with the United States being the most affected, approaching dangerously close to one million infected (University, 2020). Over the years companies have done everything to have more sales. Marketing came at a time of great consumerism in the United States when the techniques used until then were not having results. In the same way that brands always seek to innovate with their products, consumers also evolve towards looking for new ones, as well as obtaining different experiences. Communicating a product with a simple poster or billboard is no longer enough. The evolution of products and consumers increasingly demands creativity from marketers (Rohm & Swaminathan, 2004). Given the huge growth in the online market, companies need to understand the reasons why consumers choose to do their shopping remotely. This need is particularly relevant for the digital retail market, which is constantly increasing. In it, several companies compete against each other, from small to large multinationals such as Worten (Rohm & Swaminathan, 2004). The appearance of SARS Covid-19 in December 2019 in China, with the first cases occurring in March 2020 in Portugal, led the Portuguese government to pronounce itself a state of siege or a state of emergency. This occurred for the first time in democracy. In essence, this law empowers the government to temporarily limit the freedom of citizens for a common good. This state implied the closing of countless commercial establishments and the restriction of the entrance of citizens in spaces that remained open during its validity (Decree of approval of the Constitution - Diário da República no 86/1976, Series I of 1976-04-10, 1974). The closure of physical stores led to an increase in sales of around 200% in online stores (Cardoso, 2020), which implied changes in the way retailers work. Many had to reinvent themselves. Although some companies already have the online sales channel working in full and with a large volume of sales, they had to reformulate it to support the huge increase in sales, the same happened with the logistics area. The main objective of this study is to understand how this pandemic was the driving force behind a technological leap in retail sales channels. According to the Geekwire website (2020), 42% of the population of the United States of America buys their food products online, when in 2018 it was only 22% (Mohsin, 2020). This study aims to understand the impact of Covid-19, more specifically the population's confinement, in the consumption of electronic products and household appliances in Portugal, with a special focus on Worten, from March to May 2020. For data collection, we opted for the implementation of a survey following an approach according to the positivist paradigm. One hundred and ninety-seven valid responses were obtained. Data analysis was performed using SPSS version 26, and all the results are attached in this thesis.Abrantes, José Luís Mendes LoureiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, André Filipe Serrano2021-01-13T16:30:30Z2020-12-032020-10-302020-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6534TID:202576175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:47Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:24.413429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento
title Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento
spellingShingle Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento
Pereira, André Filipe Serrano
Comportamento do consumidor online
SARS Covid-19
Confinamento social
Compras online
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento
title_full Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento
title_fullStr Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento
title_full_unstemmed Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento
title_sort Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamento
author Pereira, André Filipe Serrano
author_facet Pereira, André Filipe Serrano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrantes, José Luís Mendes Loureiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, André Filipe Serrano
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor online
SARS Covid-19
Confinamento social
Compras online
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comportamento do consumidor online
SARS Covid-19
Confinamento social
Compras online
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O mundo foi apanhado desprevenido, com um vírus que se dizia estar apenas na China, no entanto em apenas três meses afetou o mundo. Segundo dados da Johns Hopkins University ao dia de hoje (23/04/2020) este vírus já chegou a 185 países, sendo os Estados Unidos o mais afetado, aproximando-se perigosamente da faixa de um milhão de infetados (John Hopkins University, 2020). Ao longo dos tempos as empresas têm feito tudo para obter mais vendas. O marketing surgiu numa altura de grande consumismo nos Estados Unidos quando as técnicas até então usadas não estavam a ter resultados. Da mesma forma que as marcas procuram sempre inovar com os seus produtos, os consumidores também evoluem no sentido da procura de novos, bem como na obtenção de experiências diferentes. Comunicar um produto com um simples cartaz ou outdoor já não é suficiente. A evolução dos produtos e dos consumidores exige cada vez mais criatividade aos marketeers (Rohm & Swaminathan, 2004). Dado o grande crescimento no mercado online, as empresas precisam de entender as razões particulares que levam os consumidores a escolher fazer as suas compras à distância. Esta necessidade é particularmente relevante para o mercado digital do retalho, o qual aumenta constantemente. Nele várias empresas competem entre si, desde pequenas até grandes multinacionais como a Worten (Rohm & Swaminathan, 2004). O aparecimento do SARS Covid-19 em dezembro de 2019 na China, ocorrendo os primeiros casos em março de 2020 em Portugal, levou a que o governo português pronunciasse o estado de sítio ou o de estado de emergência. Isto ocorreu pela primeira vez em democracia. Na sua essência esta lei, dá puderes ao governo de limitar temporariamente a liberdade dos cidadãos para um bem comum. Este estado, implicou o fecho de inúmeros estabelecimentos comerciais e a limitação da entrada de cidadãos em espaços que permaneceram abertos durante a sua vigência (Decreto de aprovação da Constituição - Diário da República n.o 86/1976, Série I de 1976-04-10, 1974). O fecho das lojas físicas provocou nas lojas online um crescimento de vendas de cerca de 200% (Cardoso, 2020), o que implicou alterações à forma como os retalhistas trabalham. Muitos tiveram de se reinventar. Apesar de algumas empresas já terem o canal de vendas online a funcionar em pleno e com um grande volume de vendas, tiveram de o reformular para suportarem o enorme aumento de vendas, o mesmo aconteceu com a área logística.O objetivo principal deste estudo é entender como esta pandemia foi impulsionadora de um salto tecnológico nos canais de venda de retalho. Segundo o website Geekwire (2020), 42% da população dos Estados Unidos da América compra os seus produtos alimentares online, quando em 2018 era apenas 22% (Mohsin, 2020). Neste estudo pretende-se perceber qual o impacto do Covid-19, mais concretamente o confinamento da população, no consumo produtos eletrónicos e eletrodomésticos em Portugal, com especial incidência na Worten, nos meses de março a maio de 2020. Para a recolha de dados, optou-se pela implementação de um inquérito seguindo uma abordagem segundo o paradigma positivista. Obtiveram-se 197 respostas válidas. A análise de dados foi efetuada no programa SPSS versão 26, e todos os resultados encontram-se em anexo nesta tese.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
2020-10-30
2020-12-03T00:00:00Z
2021-01-13T16:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6534
TID:202576175
url http://hdl.handle.net/10400.19/6534
identifier_str_mv TID:202576175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130914785067008