O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6437 |
Resumo: | Este trabalho consiste num Estudo de Caso em torno do percurso desenvolvimental e educacional de um jovem imigrante que apresenta uma Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), com um nível cognitivo situado dentro da incapacidade intelectual ligeira. A PEA é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por défices na interação social e comunicação social e pela presença de comportamentos, interesses ou atividades restritos e repetitivos, comportando alterações no funcionamento pessoal e social, que podem situar-se em diferentes níveis de gravidade. Procurou-se responder à seguinte questão de estudo: Quais os aspetos facilitadores e as barreiras que um jovem imigrante com Perturbação do Espectro do Autismo encontra no seu processo de inclusão social? O jovem tem 18 anos e frequenta o 11.º ano de um Curso Profissional. Procedeu-se à análise dos processos médico/desenvolvimental e escolar, assim como a entrevistas semiestruturadas a familiares, uma amiga da família e profissionais envolvidos no apoio psicoeducacional ao aluno, tanto do país de origem (Brasil) como de Portugal, onde reside com a família desde 2013. Os resultados obtidos através de Análise de Conteúdo sugerem que as principais barreiras (com maior número de referências) e facilitadores do processo de inclusão social do jovem se prendem, respetivamente, com o estabelecimento tardio do diagnóstico, tempo/duração da intervenção, dificuldades comportamentais do jovem e ao nível das reações da família, e obstáculos antecipados no que respeita futuro do jovem; no caso dos facilitadores, a importância do diagnóstico para uma intervenção eficaz, o empenho da família e os ganhos do jovem ao nível da adaptação e inclusão social. Conclui-se que o processo da inclusão social pressupõe a adoção de uma abordagem individualizada e necessariamente articulada com os contextos de vida. |
id |
RCAP_70aa909290097176c77b141b85a3aa88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6437 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de CasoPerturbação do Espectro do Autismofamíliaescolabarreiras e facilitadores da inclusão socialAutism Spectrum Disorderfamilyschoolbarriers and facilitators to social inclusionEste trabalho consiste num Estudo de Caso em torno do percurso desenvolvimental e educacional de um jovem imigrante que apresenta uma Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), com um nível cognitivo situado dentro da incapacidade intelectual ligeira. A PEA é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por défices na interação social e comunicação social e pela presença de comportamentos, interesses ou atividades restritos e repetitivos, comportando alterações no funcionamento pessoal e social, que podem situar-se em diferentes níveis de gravidade. Procurou-se responder à seguinte questão de estudo: Quais os aspetos facilitadores e as barreiras que um jovem imigrante com Perturbação do Espectro do Autismo encontra no seu processo de inclusão social? O jovem tem 18 anos e frequenta o 11.º ano de um Curso Profissional. Procedeu-se à análise dos processos médico/desenvolvimental e escolar, assim como a entrevistas semiestruturadas a familiares, uma amiga da família e profissionais envolvidos no apoio psicoeducacional ao aluno, tanto do país de origem (Brasil) como de Portugal, onde reside com a família desde 2013. Os resultados obtidos através de Análise de Conteúdo sugerem que as principais barreiras (com maior número de referências) e facilitadores do processo de inclusão social do jovem se prendem, respetivamente, com o estabelecimento tardio do diagnóstico, tempo/duração da intervenção, dificuldades comportamentais do jovem e ao nível das reações da família, e obstáculos antecipados no que respeita futuro do jovem; no caso dos facilitadores, a importância do diagnóstico para uma intervenção eficaz, o empenho da família e os ganhos do jovem ao nível da adaptação e inclusão social. Conclui-se que o processo da inclusão social pressupõe a adoção de uma abordagem individualizada e necessariamente articulada com os contextos de vida.The present work consists of a case study covering the developmental and educational path of a young immigrant who has an Autism Spectrum Disorder (ASD), with a present cognitive capability level located within the intellectual disability. ASD is a neurodevelopmental disorder that is characterized by deficits in social interaction and social communication and by the presence of restricted and repetitive behaviors, interests or activities, involving changes in personal and social functioning, which can be shown at different levels of severity. In this specific case of study, it is tried to answer the following question: What are the aspects of favor and the barriers that a young immigrant with Autism Spectrum Disorder encounters in its social inclusion process? The young immigrant is a teenager of 18 years old and currently attends the 11th year of a Professional Course in the Tourism Technician field. The medical/developmental and school processes were analyzed, as well as semi-structured interviews with family members, a friend of the family, and professionals involved in psychoeducational support to the student, both from the country of origin (Brazil) and Portugal, where he has lived with his family since 2013. The conclusion through Content Analysis suggests that the main barriers (with the highest number of references) and aspects of favor regarding the teenager's social inclusion process are related, respectively, to the late establishment of the diagnosis, time/duration of the intervention, general behavioral difficulties of teenage years, and finally in terms of family reactions, taking anticipated responsibility of obstacles regarding the youth future; in the case of favor aspects: the importance of the diagnosis for effective intervention, the family's commitment and the teenager's gains in terms of adaptation and social inclusion. In conclusion, the process of social inclusion presupposes the action of an individualized approach, personalized and articulated with specific contexts of life.Fonseca, SusanaXavier, PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMagalhães, Rosane Rubim de2020-12-15T10:29:42Z2020-10-222020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6437TID:202555151porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:39Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:20.602034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso |
title |
O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso |
spellingShingle |
O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso Magalhães, Rosane Rubim de Perturbação do Espectro do Autismo família escola barreiras e facilitadores da inclusão social Autism Spectrum Disorder family school barriers and facilitators to social inclusion |
title_short |
O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso |
title_full |
O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso |
title_fullStr |
O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso |
title_full_unstemmed |
O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso |
title_sort |
O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso |
author |
Magalhães, Rosane Rubim de |
author_facet |
Magalhães, Rosane Rubim de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Susana Xavier, Paula Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Rosane Rubim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbação do Espectro do Autismo família escola barreiras e facilitadores da inclusão social Autism Spectrum Disorder family school barriers and facilitators to social inclusion |
topic |
Perturbação do Espectro do Autismo família escola barreiras e facilitadores da inclusão social Autism Spectrum Disorder family school barriers and facilitators to social inclusion |
description |
Este trabalho consiste num Estudo de Caso em torno do percurso desenvolvimental e educacional de um jovem imigrante que apresenta uma Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), com um nível cognitivo situado dentro da incapacidade intelectual ligeira. A PEA é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por défices na interação social e comunicação social e pela presença de comportamentos, interesses ou atividades restritos e repetitivos, comportando alterações no funcionamento pessoal e social, que podem situar-se em diferentes níveis de gravidade. Procurou-se responder à seguinte questão de estudo: Quais os aspetos facilitadores e as barreiras que um jovem imigrante com Perturbação do Espectro do Autismo encontra no seu processo de inclusão social? O jovem tem 18 anos e frequenta o 11.º ano de um Curso Profissional. Procedeu-se à análise dos processos médico/desenvolvimental e escolar, assim como a entrevistas semiestruturadas a familiares, uma amiga da família e profissionais envolvidos no apoio psicoeducacional ao aluno, tanto do país de origem (Brasil) como de Portugal, onde reside com a família desde 2013. Os resultados obtidos através de Análise de Conteúdo sugerem que as principais barreiras (com maior número de referências) e facilitadores do processo de inclusão social do jovem se prendem, respetivamente, com o estabelecimento tardio do diagnóstico, tempo/duração da intervenção, dificuldades comportamentais do jovem e ao nível das reações da família, e obstáculos antecipados no que respeita futuro do jovem; no caso dos facilitadores, a importância do diagnóstico para uma intervenção eficaz, o empenho da família e os ganhos do jovem ao nível da adaptação e inclusão social. Conclui-se que o processo da inclusão social pressupõe a adoção de uma abordagem individualizada e necessariamente articulada com os contextos de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15T10:29:42Z 2020-10-22 2020-10-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6437 TID:202555151 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6437 |
identifier_str_mv |
TID:202555151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130913749073920 |