Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Billy, Duarte Leite
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63286
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação
id RCAP_70d46e6c3e283586851bc3adc63c0afd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratórioAccreditation of higher education in East Timor: an exploratory studyAcreditaçãoAvaliaçãoEnsino superiorQualidadeTimor-LesteAccreditationEvaluationHigher educationQualityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da EducaçãoConseguida a paz e a estabilidade política, hoje o grande desafio de Timor-Leste é tornar-se uma nação desenvolvida e competitiva. Para isso, é fundamental uma política educativa que valorize a qualificação e formação superior dos jovens nas áreas que são prioritárias ao desenvolvimento económico e social do país, com qualidade (Araújo, 2006). Foi com este propósito que em 2010 o IV Governo Constitucional de Timor-Leste definiu como um dos objetivos da Política de Ensino Superior a estruturação de um sistema de garantia da qualidade, de forma a assegurar aos docentes condições de educação básica, formação contínua e conhecimento científico, conforme padrões internacionais, através da criação da Agência Nacional para Avaliação e Acreditação Académica (ANAAA). A ANAAA assumiu, assim, a responsabilidade pelos procedimentos de garantia da qualidade da oferta educativa do ensino superior. Passados quase 20 anos desde a criação da ANAAA, realizamos um estudo exploratório (que combinou a análise de documentos e a análise de entrevistas) para conhecer o posicionamento dos representantes dos estabelecimentos de ensino superior e da própria ANAAA sobre atuação da Agência e as mudanças conseguidas. Observou-se que existe hoje um ensino superior mais estruturado, bem como uma cultura de qualidade e de melhoria contínua da qualidade que se reflete no planeamento das aulas e no maior acompanhamento aos alunos. A ANAAA é vista como uma entidade externa independente parceira das instituições de ensino superior (IES) na garantia da qualidade da sua oferta educativa, sobretudo através das recomendações que dá no seu Relatório de Avaliação. São apontadas, no entanto, limitações na atuação da ANAAA relacionadas com a falta de recursos humanos e financeiros, a falta de preparação técnica e de conhecimento do terreno por parte dos avaliadores, a falta de tempo para ouvir os docentes durante a visita às IES e dificuldades de comunicação com os estabelecimentos de ensino superior/ Departamentos. Por isso, hoje, os desafios da ANAAA estão relacionados com a melhoria dos seus procedimentos, de forma a continuar a contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior e a garantir a qualidade da formação superior nas áreas do conhecimento que são prioritárias para o desenvolvimento de Timor-Leste.Having achieved peace and political stability, East Timor's greatest challenge today is to become a developed and competitive nation. For this, an educational policy that values the qualification and higher education of young people in areas that are a priority for the economic and social development of the country with quality is essential (Araújo, 2006). It was with this purpose that in 2010 the IV Constitutional Government of East Timor defined as one of the objectives of the Higher Education Policy the structuring of a quality assurance system in order to assure teachers conditions of basic education, continuous training and knowledge, according to international standards, through the creation of the National Agency for Academic Evaluation and Accreditation (ANAAA). Thus, ANAAA assumed the responsibility for the quality assurance procedures of the higher education educational offer. Almost 20 years after the creation of ANAAA, we conducted an exploratory study (which combined document analysis and interview analysis) to know the position of representatives of higher education institutions and ANAAA itself about the Agency's performance and the changes achieved. It has been noted that there is a more structured higher education today, as well as a culture of quality and continuous quality improvement, which is reflected in the planning of the classes and greater monitoring of students. ANAAA is seen as an independent external entity partner of higher education institutions (HEIs) in ensuring the quality of its educational offer, especially through the recommendations it gives in its Assessment Report. However, there are limitations on ANAAA's actions related to the lack of human and financial resources, the lack of technical preparation and knowledge of the field by the evaluators, the lack of time to listen to the teachers during the visit to the HEIs and communication difficulties with higher education establishments / Departments. That is why, today, ANAAA's challenges are related to the improvement of its procedures, in order to continue to contribute to the professional development of higher education teachers and to guarantee the quality of higher education in the areas of knowledge that are priorities for East Timor's development.Pacheco, José AugustoUniversidade do MinhoBilly, Duarte Leite20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63286por202351386info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:16.111736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório
Accreditation of higher education in East Timor: an exploratory study
title Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório
spellingShingle Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório
Billy, Duarte Leite
Acreditação
Avaliação
Ensino superior
Qualidade
Timor-Leste
Accreditation
Evaluation
Higher education
Quality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório
title_full Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório
title_fullStr Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório
title_sort Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório
author Billy, Duarte Leite
author_facet Billy, Duarte Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Billy, Duarte Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Acreditação
Avaliação
Ensino superior
Qualidade
Timor-Leste
Accreditation
Evaluation
Higher education
Quality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Acreditação
Avaliação
Ensino superior
Qualidade
Timor-Leste
Accreditation
Evaluation
Higher education
Quality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63286
url http://hdl.handle.net/1822/63286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202351386
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132298676797440