O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Celeste Lourenço Vieira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1818
Resumo: Numa tentativa de conhecer as práticas e representações dos professores acerca da leitura, aplicámos um inquérito por questionário a vinte e três professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. Acreditando que a literacia do momento actual se constrói com professores leitores, capazes de promover verdadeiras aprendizagens, elaborámos um quadro teórico sobre a leitura, a dimensão da leitura e as práticas de literacia leitora, bem como sobre os projectos que a alicerçam, para, no final, reflectirmos sobre os resultados obtidos no inquérito supracitado e estabelecermos relações com os conceitos anteriormente apresentados.
id RCAP_70ee3b33ae5c69b5c4431ccf1b975fb2
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professoresBiblioteca escolarPromoção de leituraPlano Nacional de LeituraLiteraciaNuma tentativa de conhecer as práticas e representações dos professores acerca da leitura, aplicámos um inquérito por questionário a vinte e três professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. Acreditando que a literacia do momento actual se constrói com professores leitores, capazes de promover verdadeiras aprendizagens, elaborámos um quadro teórico sobre a leitura, a dimensão da leitura e as práticas de literacia leitora, bem como sobre os projectos que a alicerçam, para, no final, reflectirmos sobre os resultados obtidos no inquérito supracitado e estabelecermos relações com os conceitos anteriormente apresentados.In an attempt to figure out teachers’ reading practices and representations, we carried out a survey to twenty-three teachers from the Ribeiro de Carvalho Schools Group. Believing that nowadays literacy is built with reader teachers, who are able to promote a true learning, we have worked out a theoretical scheme about reading, the reading’s dimension and the reading literacy’s practices, as well as the projects which support it, so that, in the end, we can reflect on the survey results and connect these concepts.Dans une tentative de comprendre les pratiques et les attitudes des enseignants sur la lecture, nous avons réalisé une enquête à vingt-trois enseignants du groupement des écoles Ribeiro de Carvalho. Estimant que l´alphabétisation actuelle se construit avec les lecteurs du corps d´enseignants, capables de promouvoir l'apprentissage réel, nous avons développé un cadre théorique sur la lecture, la dimension de la lecture et les pratiques d'alphabétisation par la lecture, aussi bien que sur les projets qui lui servent de base, pour, à la fin, réflechir sur les résultats obtenus dans l´enquête mentionné ci-dessus et établir des relations avec les concepts présentés précédemment.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumRodrigues, Celeste Lourenço Vieira2014-06-06T18:54:39Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:35.785289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores
title O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores
spellingShingle O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores
Rodrigues, Celeste Lourenço Vieira
Biblioteca escolar
Promoção de leitura
Plano Nacional de Leitura
Literacia
title_short O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores
title_full O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores
title_fullStr O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores
title_full_unstemmed O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores
title_sort O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores
author Rodrigues, Celeste Lourenço Vieira
author_facet Rodrigues, Celeste Lourenço Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Celeste Lourenço Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Promoção de leitura
Plano Nacional de Leitura
Literacia
topic Biblioteca escolar
Promoção de leitura
Plano Nacional de Leitura
Literacia
description Numa tentativa de conhecer as práticas e representações dos professores acerca da leitura, aplicámos um inquérito por questionário a vinte e três professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. Acreditando que a literacia do momento actual se constrói com professores leitores, capazes de promover verdadeiras aprendizagens, elaborámos um quadro teórico sobre a leitura, a dimensão da leitura e as práticas de literacia leitora, bem como sobre os projectos que a alicerçam, para, no final, reflectirmos sobre os resultados obtidos no inquérito supracitado e estabelecermos relações com os conceitos anteriormente apresentados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2014-06-06T18:54:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1818
url http://hdl.handle.net/10400.6/1818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335115583488