O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1818 |
Resumo: | Numa tentativa de conhecer as práticas e representações dos professores acerca da leitura, aplicámos um inquérito por questionário a vinte e três professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. Acreditando que a literacia do momento actual se constrói com professores leitores, capazes de promover verdadeiras aprendizagens, elaborámos um quadro teórico sobre a leitura, a dimensão da leitura e as práticas de literacia leitora, bem como sobre os projectos que a alicerçam, para, no final, reflectirmos sobre os resultados obtidos no inquérito supracitado e estabelecermos relações com os conceitos anteriormente apresentados. |
id |
RCAP_70ee3b33ae5c69b5c4431ccf1b975fb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professoresBiblioteca escolarPromoção de leituraPlano Nacional de LeituraLiteraciaNuma tentativa de conhecer as práticas e representações dos professores acerca da leitura, aplicámos um inquérito por questionário a vinte e três professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. Acreditando que a literacia do momento actual se constrói com professores leitores, capazes de promover verdadeiras aprendizagens, elaborámos um quadro teórico sobre a leitura, a dimensão da leitura e as práticas de literacia leitora, bem como sobre os projectos que a alicerçam, para, no final, reflectirmos sobre os resultados obtidos no inquérito supracitado e estabelecermos relações com os conceitos anteriormente apresentados.In an attempt to figure out teachers’ reading practices and representations, we carried out a survey to twenty-three teachers from the Ribeiro de Carvalho Schools Group. Believing that nowadays literacy is built with reader teachers, who are able to promote a true learning, we have worked out a theoretical scheme about reading, the reading’s dimension and the reading literacy’s practices, as well as the projects which support it, so that, in the end, we can reflect on the survey results and connect these concepts.Dans une tentative de comprendre les pratiques et les attitudes des enseignants sur la lecture, nous avons réalisé une enquête à vingt-trois enseignants du groupement des écoles Ribeiro de Carvalho. Estimant que l´alphabétisation actuelle se construit avec les lecteurs du corps d´enseignants, capables de promouvoir l'apprentissage réel, nous avons développé un cadre théorique sur la lecture, la dimension de la lecture et les pratiques d'alphabétisation par la lecture, aussi bien que sur les projets qui lui servent de base, pour, à la fin, réflechir sur les résultats obtenus dans l´enquête mentionné ci-dessus et établir des relations avec les concepts présentés précédemment.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumRodrigues, Celeste Lourenço Vieira2014-06-06T18:54:39Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:35.785289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores |
title |
O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores |
spellingShingle |
O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores Rodrigues, Celeste Lourenço Vieira Biblioteca escolar Promoção de leitura Plano Nacional de Leitura Literacia |
title_short |
O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores |
title_full |
O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores |
title_fullStr |
O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores |
title_full_unstemmed |
O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores |
title_sort |
O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores |
author |
Rodrigues, Celeste Lourenço Vieira |
author_facet |
Rodrigues, Celeste Lourenço Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Celeste Lourenço Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Promoção de leitura Plano Nacional de Leitura Literacia |
topic |
Biblioteca escolar Promoção de leitura Plano Nacional de Leitura Literacia |
description |
Numa tentativa de conhecer as práticas e representações dos professores acerca da leitura, aplicámos um inquérito por questionário a vinte e três professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. Acreditando que a literacia do momento actual se constrói com professores leitores, capazes de promover verdadeiras aprendizagens, elaborámos um quadro teórico sobre a leitura, a dimensão da leitura e as práticas de literacia leitora, bem como sobre os projectos que a alicerçam, para, no final, reflectirmos sobre os resultados obtidos no inquérito supracitado e estabelecermos relações com os conceitos anteriormente apresentados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06 2010-06-01T00:00:00Z 2014-06-06T18:54:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1818 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136335115583488 |