A importância dos jogos didáticos na aquisição da leitura dos alunos do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4208 |
Resumo: | O intuito deste trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu na Unidade de Educação Básica Professora Luzenir Mata Roma, localizada no bairro de Vila Nova República na cidade de São Luis do Maranhão, nos anos de 2016/2017 (1º e 2º semestres). O presente trabalho expressa as práticas pedagógicas (jogos didáticos, intervenções psicopedagógicas no aprender das crianças, diagnósticos periódicos dos níveis da leitura e da escrita, etc.) experimentadas e apresentadas, finalizando com uma reflexão crítica das mesmas. Tendo em vista essas práticas, especificamente, as vivenciadas no primeiro ano do 1º ciclo de alfabetização, apresenta-se um breve estudo de caso de natureza qualitativa. Sendo que, o mesmo privilegia a investigação-ação e acompanhamento dos resultados, visto que o trabalho é feito em sala de aula, tendo por objetivo central aplicar os jogos didáticos para a aquisição da leitura e, consequentemente, compreender de que modo a exploração dos mesmos contribuem na formação dessa consciência leitora. Durante a pesquisa fez-se uso de algumas ferramentas didáticas, tais como: caça-palavras, cruzadinha, morrer na forca, jogo da memória, bingo de letras e palavras, com o propósito de responder a alguns questionamentos referentes ao nível de aprendizagem de cada aluno, as preferências em relação aos métodos aplicados e o tempo de execução das tarefas. Escolheu-se a sala de aula para aplicação das atividades. No final deste breve diagnóstico, ficou claro que os jogos didáticos causam maior impacto na aprendizagem significativa da leitura, muito provavelmente pela interação que se estabelece nas relações entre as crianças, os jogos e o conhecimento que se aprofunda neste tipo de atividade. Contudo, houve maior interesse pelo caça-palavras, cruzadinha e pelo bingo de palavras, nos quais houve uma grande adesão por parte dos alunos já alfabetizados. Enquanto que, os não alfabetizados gostaram mais dos jogos da memória e morrer na forca. Tais resultados permitem inferir, que a utilização dos jogos didáticos no processo de alfabetização se configura como um elemento facilitador da aquisição da leitura, e consequentemente, para a motivação para o progresso em idade escolar. |
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