A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Manuel Seco da, 1959-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7002
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_089dbb6063ca1c24414ae7bed51e368d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o PowerpointEnsino da informáticaJogos educativosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Este relatório tem como objetivo descrever a minha intervenção na Escola Secundária de Sacavém, no âmbito da Prática do Ensino Supervisionado, integrado no Mestrado do Ensino da Informática da Universidade de Lisboa. Para além de apresentar as caraterizações da escola, turma e dos alunos, faço uma descrição de como as novas tecnologias estão integradas, hoje em dia, nas nossas escolas e da importância das metodologias colaborativas, aprendizagem por projetos e também do uso de jogos na sala de aula. Faço o enquadramento da minha intervenção no programa da disciplina, estabelecendo os objetivos, conteúdos e estratégias. Tirando partido da tecnologia e com a análise feita à caraterização dos alunos elaboro um cenário e um plano de trabalho para a realização da minha intervenção. Neste cenário recorro à construção de um jogo multidisciplinar, por equipas de trabalho usando metodologia por projetos. Será que a utilização de um jogo na aprendizagem trará melhores resultados para os alunos? Essa é uma questão crítica que pretendo tentar responder com este trabalho. Descrevo em pormenor a minha intervenção, recolho e analiso os dados, avalio os resultados, através da avaliação contínua e do trabalho realizado, bem como dos questionários respondidos. Termino com uma reflexão do tipo de professor que quero ser e da importância deste meu trabalho.This report aims to describe my intervention in Secondary School of Sacavém, in the context of teaching practice, integrated into Masters of Supervised Teaching of Informatics of the University of Lisbon. In addition to presenting the characterizations of the school, class and students, do a description of how new technologies are integrated today in our schools and the importance of collaborative methodologies, learning projects and also the use of games in the classroom. Do the framing of my speech in discipline program, establishing the objectives, contents and strategies. Taking advantage of technology and the analysis to the characterization of the students, work out a scenario and a work plan for the realization of my speech. In this scenario I resort to building a multidisciplinary team game, using the methodology for projects. Does the use of a learning game will bring better results to students? This is a critical issue that I intend to try to answer with this work. Describe in detail, I collect and analyze data, I evaluate the results through continuous assessment and the work done as well as questionnaires. I will conclude with a reflection of the type of teacher that I want to be and the importance of my job.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Carlos Manuel Seco da, 1959-2012-09-27T16:01:58Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.636828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint
title A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint
spellingShingle A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint
Silva, Carlos Manuel Seco da, 1959-
Ensino da informática
Jogos educativos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint
title_full A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint
title_fullStr A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint
title_full_unstemmed A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint
title_sort A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint
author Silva, Carlos Manuel Seco da, 1959-
author_facet Silva, Carlos Manuel Seco da, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Manuel Seco da, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da informática
Jogos educativos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da informática
Jogos educativos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-27T16:01:58Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7002
url http://hdl.handle.net/10451/7002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134210003304448