A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7002 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_089dbb6063ca1c24414ae7bed51e368d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7002 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o PowerpointEnsino da informáticaJogos educativosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Este relatório tem como objetivo descrever a minha intervenção na Escola Secundária de Sacavém, no âmbito da Prática do Ensino Supervisionado, integrado no Mestrado do Ensino da Informática da Universidade de Lisboa. Para além de apresentar as caraterizações da escola, turma e dos alunos, faço uma descrição de como as novas tecnologias estão integradas, hoje em dia, nas nossas escolas e da importância das metodologias colaborativas, aprendizagem por projetos e também do uso de jogos na sala de aula. Faço o enquadramento da minha intervenção no programa da disciplina, estabelecendo os objetivos, conteúdos e estratégias. Tirando partido da tecnologia e com a análise feita à caraterização dos alunos elaboro um cenário e um plano de trabalho para a realização da minha intervenção. Neste cenário recorro à construção de um jogo multidisciplinar, por equipas de trabalho usando metodologia por projetos. Será que a utilização de um jogo na aprendizagem trará melhores resultados para os alunos? Essa é uma questão crítica que pretendo tentar responder com este trabalho. Descrevo em pormenor a minha intervenção, recolho e analiso os dados, avalio os resultados, através da avaliação contínua e do trabalho realizado, bem como dos questionários respondidos. Termino com uma reflexão do tipo de professor que quero ser e da importância deste meu trabalho.This report aims to describe my intervention in Secondary School of Sacavém, in the context of teaching practice, integrated into Masters of Supervised Teaching of Informatics of the University of Lisbon. In addition to presenting the characterizations of the school, class and students, do a description of how new technologies are integrated today in our schools and the importance of collaborative methodologies, learning projects and also the use of games in the classroom. Do the framing of my speech in discipline program, establishing the objectives, contents and strategies. Taking advantage of technology and the analysis to the characterization of the students, work out a scenario and a work plan for the realization of my speech. In this scenario I resort to building a multidisciplinary team game, using the methodology for projects. Does the use of a learning game will bring better results to students? This is a critical issue that I intend to try to answer with this work. Describe in detail, I collect and analyze data, I evaluate the results through continuous assessment and the work done as well as questionnaires. I will conclude with a reflection of the type of teacher that I want to be and the importance of my job.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Carlos Manuel Seco da, 1959-2012-09-27T16:01:58Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.636828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint |
title |
A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint |
spellingShingle |
A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint Silva, Carlos Manuel Seco da, 1959- Ensino da informática Jogos educativos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
title_short |
A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint |
title_full |
A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint |
title_fullStr |
A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint |
title_full_unstemmed |
A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint |
title_sort |
A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint |
author |
Silva, Carlos Manuel Seco da, 1959- |
author_facet |
Silva, Carlos Manuel Seco da, 1959- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Manuel Seco da, 1959- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da informática Jogos educativos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
topic |
Ensino da informática Jogos educativos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-27T16:01:58Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7002 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134210003304448 |