A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10544 |
Resumo: | Por norma, as crianças/alunos gostam muito de jogos didáticos. A utilização destes jogos reveste-se de uma enorme vantagem no processo de ensino e aprendizagem em geral e no processo de ensino e aprendizagem da leitura em particular, despertando o interesse das crianças para o ato de ler e, consequentemente, para a aprendizagem de leitura. Tendo em conta estes pressupostos, no presente estudo pretende-se refletir sobre a importância do jogo como um recurso didático promotor da leitura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por forma a atingir este objetivo, o relatório estrutura-se em duas partes principais. Na primeira parte, dedicada à pesquisa documental, reflete-se sobre os conceitos de leitura e de jogo, destacando como este se constitui uma maisvalia no ensino e aprendizagem da leitura. Na segunda parte, descreve-se o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresentando a contextualização das instituições onde se realizou o estágio e a descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para terminar, apresenta-se uma reflexão sobre o percurso desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada. |
id |
RCAP_a57d49c38896d927e9da6d07ce4693a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10544 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leituraPrática de Ensino SupervisionadaEducação Pré-EscolarPor norma, as crianças/alunos gostam muito de jogos didáticos. A utilização destes jogos reveste-se de uma enorme vantagem no processo de ensino e aprendizagem em geral e no processo de ensino e aprendizagem da leitura em particular, despertando o interesse das crianças para o ato de ler e, consequentemente, para a aprendizagem de leitura. Tendo em conta estes pressupostos, no presente estudo pretende-se refletir sobre a importância do jogo como um recurso didático promotor da leitura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por forma a atingir este objetivo, o relatório estrutura-se em duas partes principais. Na primeira parte, dedicada à pesquisa documental, reflete-se sobre os conceitos de leitura e de jogo, destacando como este se constitui uma maisvalia no ensino e aprendizagem da leitura. Na segunda parte, descreve-se o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresentando a contextualização das instituições onde se realizou o estágio e a descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para terminar, apresenta-se uma reflexão sobre o percurso desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada.As a rule, children / students are very fond of educational games. The use of these games has an enormous advantage in the teaching and learning process in general and in the teaching and learning process of reading in particular, arousing children's interest in the act of reading and, consequently, in learning to read. Bearing these assumptions in mind, the present study intends to reflect on the importance of the game as a didactic resource that promotes reading in the context of PreSchool Education and the 1st Cycle of Basic Education. In order to achieve this objective, the report is structured in two main parts. In the first part, dedicated to documentary research, it reflects on the concepts of reading and game, highlighting how this constitutes an asset in teaching and learning to read. In the second part, the work developed under the Supervised Teaching Practice is described, presenting the context of the institutions where the internship took place and the description of the activities developed within the scope of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. Finally, a reflection on the course developed in Supervised Teaching Practice is presented.2021-07-02T14:52:38Z2021-06-01T00:00:00Z2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10544porDias, Patrícia Alexandra Aquinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:41:23Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:51.980441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura |
title |
A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura |
spellingShingle |
A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura Dias, Patrícia Alexandra Aquino Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar |
title_short |
A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura |
title_full |
A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura |
title_fullStr |
A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura |
title_full_unstemmed |
A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura |
title_sort |
A importância dos jogos didáticos na aprendizagem da leitura |
author |
Dias, Patrícia Alexandra Aquino |
author_facet |
Dias, Patrícia Alexandra Aquino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Patrícia Alexandra Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar |
description |
Por norma, as crianças/alunos gostam muito de jogos didáticos. A utilização destes jogos reveste-se de uma enorme vantagem no processo de ensino e aprendizagem em geral e no processo de ensino e aprendizagem da leitura em particular, despertando o interesse das crianças para o ato de ler e, consequentemente, para a aprendizagem de leitura. Tendo em conta estes pressupostos, no presente estudo pretende-se refletir sobre a importância do jogo como um recurso didático promotor da leitura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por forma a atingir este objetivo, o relatório estrutura-se em duas partes principais. Na primeira parte, dedicada à pesquisa documental, reflete-se sobre os conceitos de leitura e de jogo, destacando como este se constitui uma maisvalia no ensino e aprendizagem da leitura. Na segunda parte, descreve-se o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresentando a contextualização das instituições onde se realizou o estágio e a descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para terminar, apresenta-se uma reflexão sobre o percurso desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-02T14:52:38Z 2021-06-01T00:00:00Z 2021-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10544 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137113754566656 |