A avaliação da formação numa realidade organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/38450 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_7102de4d5fa403748d2e6cde27609671 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/38450 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação da formação numa realidade organizacionalAvaliaçãoAvaliação da formaçãoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019A formação representa um importante meio para desenvolver conhecimentos e competências fundamentais não só para tornar os processos organizacionais mais eficientes e eficazes como para a consolidação da estratégia organizacional onde ocorre. É neste sentido que interessa saber qual o impacto que o investimento na formação tem sobre a organização em geral e sobre o seu desempenho em particular. Na verdade, a literatura da especialidade, em geral, refere que as relações entre a avaliação da formação e os seus efeitos na organização são ainda pouco conhecidos. Nomeadamente no que se refere à produção e disseminação de informações úteis para melhorar a vida das organizações e dos seus membros. Assim sendo, o presente estudo teve como propósito conhecer a forma como tem decorrido o processo de avaliação da formação numa organização que foi escolhida por conveniência. A recolha dos dados para os efeitos deste trabalho fez-se através da realização de entrevistas a elementos que pudessem partilhar as suas perspetivas quanto à utilização da avaliação da formação por parte da organização. A análise dos dados recolhidos permitiu sintetizar uma diversidade de resultados, tais como: a) a organização recorre a objetos de avaliação que possibilitam a existência de uma apreciação do mérito e valor da formação; b) a metodologia de avaliação é essencialmente qualitativa, fazendo-se sobretudo a partir das perspetivas daqueles que, pelas funções que ocupam, podem fornecer informações mais credíveis para julgar o mérito ou valor dos diferentes objetos de avaliação; c) ainda que não haja um diagnóstico das necessidades que anteceda as sessões de formação, a organização serve-se da avaliação da formação para poder dar resposta a dificuldades ou necessidades dos formandos que possam surgir tanto em contextos de formação como de trabalho.Training represents an important mean to develop knowledge and skills that are essential not only to make organizational processes more efficient and effective but also to consolidate the organizational strategy where training takes place. Therefore, it is important to know what is the impact that training investment has on the organization in general and on its particular performance. In fact, the specialty literature indicates that, in general, the relationship between training evaluation and its effects in the organization are still little known. Particularly, regarding the production and dissemination of information that can be useful for the life improvement of the organization and its members. Therefore, the purpose of this study was to know how the training evaluation process has taken place in a given organizational reality, that was chosen for convenience. For the purposes of this work, the data collection was done through interviews with elements that could share their perspectives on how the organization uses the evaluation of the training that it provides. The data analysis allowed to synthesize a diversity of results, such as: a) the organization uses evaluation objects that allow the existence of an appreciation of the merit and value of the training; b) the evaluation methodology is essentially qualitative, mainly based on the perspectives of those who, by their working functions, can provide more credible information to judge the merit or value of the different evaluation objects; c) although there is no diagnosis of the needs before the training sessions, the organization uses the training evaluation results to be able to answer to the trainees difficulties or needs that arise in the training or work context.Fernandes, Domingos, 1953-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991-2019-05-31T13:49:57Z20192019-02-112019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:19.229507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação da formação numa realidade organizacional |
title |
A avaliação da formação numa realidade organizacional |
spellingShingle |
A avaliação da formação numa realidade organizacional Carvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991- Avaliação Avaliação da formação Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A avaliação da formação numa realidade organizacional |
title_full |
A avaliação da formação numa realidade organizacional |
title_fullStr |
A avaliação da formação numa realidade organizacional |
title_full_unstemmed |
A avaliação da formação numa realidade organizacional |
title_sort |
A avaliação da formação numa realidade organizacional |
author |
Carvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991- |
author_facet |
Carvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Domingos, 1953- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Avaliação da formação Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Avaliação Avaliação da formação Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31T13:49:57Z 2019 2019-02-11 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/38450 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/38450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134460674834432 |