A avaliação da formação numa realidade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38450
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_7102de4d5fa403748d2e6cde27609671
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação da formação numa realidade organizacionalAvaliaçãoAvaliação da formaçãoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019A formação representa um importante meio para desenvolver conhecimentos e competências fundamentais não só para tornar os processos organizacionais mais eficientes e eficazes como para a consolidação da estratégia organizacional onde ocorre. É neste sentido que interessa saber qual o impacto que o investimento na formação tem sobre a organização em geral e sobre o seu desempenho em particular. Na verdade, a literatura da especialidade, em geral, refere que as relações entre a avaliação da formação e os seus efeitos na organização são ainda pouco conhecidos. Nomeadamente no que se refere à produção e disseminação de informações úteis para melhorar a vida das organizações e dos seus membros. Assim sendo, o presente estudo teve como propósito conhecer a forma como tem decorrido o processo de avaliação da formação numa organização que foi escolhida por conveniência. A recolha dos dados para os efeitos deste trabalho fez-se através da realização de entrevistas a elementos que pudessem partilhar as suas perspetivas quanto à utilização da avaliação da formação por parte da organização. A análise dos dados recolhidos permitiu sintetizar uma diversidade de resultados, tais como: a) a organização recorre a objetos de avaliação que possibilitam a existência de uma apreciação do mérito e valor da formação; b) a metodologia de avaliação é essencialmente qualitativa, fazendo-se sobretudo a partir das perspetivas daqueles que, pelas funções que ocupam, podem fornecer informações mais credíveis para julgar o mérito ou valor dos diferentes objetos de avaliação; c) ainda que não haja um diagnóstico das necessidades que anteceda as sessões de formação, a organização serve-se da avaliação da formação para poder dar resposta a dificuldades ou necessidades dos formandos que possam surgir tanto em contextos de formação como de trabalho.Training represents an important mean to develop knowledge and skills that are essential not only to make organizational processes more efficient and effective but also to consolidate the organizational strategy where training takes place. Therefore, it is important to know what is the impact that training investment has on the organization in general and on its particular performance. In fact, the specialty literature indicates that, in general, the relationship between training evaluation and its effects in the organization are still little known. Particularly, regarding the production and dissemination of information that can be useful for the life improvement of the organization and its members. Therefore, the purpose of this study was to know how the training evaluation process has taken place in a given organizational reality, that was chosen for convenience. For the purposes of this work, the data collection was done through interviews with elements that could share their perspectives on how the organization uses the evaluation of the training that it provides. The data analysis allowed to synthesize a diversity of results, such as: a) the organization uses evaluation objects that allow the existence of an appreciation of the merit and value of the training; b) the evaluation methodology is essentially qualitative, mainly based on the perspectives of those who, by their working functions, can provide more credible information to judge the merit or value of the different evaluation objects; c) although there is no diagnosis of the needs before the training sessions, the organization uses the training evaluation results to be able to answer to the trainees difficulties or needs that arise in the training or work context.Fernandes, Domingos, 1953-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991-2019-05-31T13:49:57Z20192019-02-112019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:19.229507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da formação numa realidade organizacional
title A avaliação da formação numa realidade organizacional
spellingShingle A avaliação da formação numa realidade organizacional
Carvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991-
Avaliação
Avaliação da formação
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A avaliação da formação numa realidade organizacional
title_full A avaliação da formação numa realidade organizacional
title_fullStr A avaliação da formação numa realidade organizacional
title_full_unstemmed A avaliação da formação numa realidade organizacional
title_sort A avaliação da formação numa realidade organizacional
author Carvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991-
author_facet Carvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Domingos, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Vasco Oliveira Santos Borges de, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Avaliação da formação
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação
Avaliação da formação
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31T13:49:57Z
2019
2019-02-11
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38450
url http://hdl.handle.net/10451/38450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134460674834432