Avaliação da satisfação da formação : um estudo no Instituto de Medicina Tradicional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/42025 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
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Avaliação da satisfação da formação : um estudo no Instituto de Medicina TradicionalFormação profissionalAvaliação da formaçãoAvaliaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório de estágio debruça-se sobre um estudo sobre a avaliação da satisfação da formação dos formandos dos cursos de formação profissional contínua de curta e média duração ministrados pelo Instituto de Medicina Tradicional. Neste estudo, procurou-se explorar as potencialidades do nível 1 da avaliação da formação da proposta de Kirkpatrick. Este nível de avaliação, o mais difundido e utilizado no universo da formação, é paradoxalmente o menos valorizado devido a limitações. A análise de dados obtidos neste estudo evidenciaram a relevância que a formação frequentada teve para os formandos e as sugestões de melhoria dos participantes acabaram por traduzir-se em mudanças na instituição. Neste âmbito, importa ressaltar a importância deste nível de avaliação e sublinhar a relevância de procedimentos de recolha e de análise de dados rigorosos. Os dados que decorrem destes processos podem permitir a obtenção de informações que originam mudanças nas ações de formação e favorecem a melhoria do trabalho desenvolvido pelas entidades formadoras.This internship report stresses a study on evaluation of training satisfaction of trainees of courses of continuing vocational education and training of short and medium duration of the Instituto de Medicina Tradicional. In this study the strengths of the level 1 of training evaluation proposed by Kirkpatrick were emphasised. This level of training evaluation, the most used, is paradoxically the less valued due to some limitations. Data analysis of this study showed the relevance of training for trainees and changes suggested by them had as an outcome changes in the institution. It is therefore important to stress the importance of this level of evaluation and underline the relevance of rigorous procedures of data collection and analysis. Data from these processes might bring the collection of information that is directed at changes in training programmes and favour the improvement of work achieved by training organisations.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Fernanda Alves dos2020-02-26T14:57:56Z20192019-10-152019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42025porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:11.346609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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