Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rui
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Carlos, Vicente, Bianca, Abrantes, António, Miranda, Dulce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17196
Resumo: O objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva póspandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores. A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo.
id RCAP_7196b019c828d5088a4059564e493eb0
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17196
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativaEducaçãoFormação contínuaAprendizagem baseada em jogosSala de aula invertidaE-Learning.O objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva póspandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores. A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo.SapientiaAlmeida, RuiSilva, CarlosVicente, BiancaAbrantes, AntónioMiranda, Dulce2021-10-07T11:25:56Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17196por10.46885/roentgen.v2i2.56info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:44:48Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:44:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa
title Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa
spellingShingle Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa
Almeida, Rui
Educação
Formação contínua
Aprendizagem baseada em jogos
Sala de aula invertida
E-Learning.
title_short Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa
title_full Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa
title_fullStr Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa
title_full_unstemmed Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa
title_sort Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa
author Almeida, Rui
author_facet Almeida, Rui
Silva, Carlos
Vicente, Bianca
Abrantes, António
Miranda, Dulce
author_role author
author2 Silva, Carlos
Vicente, Bianca
Abrantes, António
Miranda, Dulce
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rui
Silva, Carlos
Vicente, Bianca
Abrantes, António
Miranda, Dulce
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação contínua
Aprendizagem baseada em jogos
Sala de aula invertida
E-Learning.
topic Educação
Formação contínua
Aprendizagem baseada em jogos
Sala de aula invertida
E-Learning.
description O objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva póspandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores. A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07T11:25:56Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/17196
url http://hdl.handle.net/10400.1/17196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.46885/roentgen.v2i2.56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549803336237056