Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Inês
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46121
Resumo: O presente relatório de estágio, tem como finalidade expor a reflexão e trabalho ao longo do ano letivo 2022/2023, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Contou com o acompanhamento e supervisão de dois orientadores, um científico e outro pedagógico, ambos procurando maximizar o desenvolvimento enquanto estudante-estagiária. A Escola Secundária Sebastião da Gama, foi a selecionada para servir de palco para a aprendizagem e crescimento durante a PES, no qual foram acompanhadas duas turmas de diferentes ciclos de escolaridade. O Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, propõe uma organização subdividida em quatro dimensões gerais: Profissional, Social e Ética, Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Escola e Comunidade e Desenvolvimento Profissional. Primeiramente é apresentada uma contextualização geral do estabelecimento de ensino, bem como os seus recursos espaciais, materiais e humanos, caracterização das turmas que acompanhou e breve descrição do processo de integração. Na dimensão seguinte, são referidas as três fases principais do desenvolvimento do ensino: o planeamento, o ensino e a avaliação. Posteriormente a categoria a seguir, destaca-se pelo envolvimento na comunidade e, desta forma, serão expostas as atividades que contribuíram para esse acontecimento. Por último é exposto um estudo com o objetivo de compreender o resultado da manipulação de diferentes focos de atenção, no momento de realização de uma habilidade motora. De uma perspetiva global, o estágio pedagógico foi considerado o culminar de uma aprendizagem escolar intensa, que preparou adequadamente a estudante para sua profissionalização futura na área como docente. Os conhecimentos adquiridos foram colocados em prática e serviram como base para o sucesso da PES.
id RCAP_71bba9217fd9270c5f35366ab01eebe7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46121
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigasEstágio pedagógicoLecionaçãoEducação físicaEnsino/aprendizagemEstudante estagiárioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, tem como finalidade expor a reflexão e trabalho ao longo do ano letivo 2022/2023, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Contou com o acompanhamento e supervisão de dois orientadores, um científico e outro pedagógico, ambos procurando maximizar o desenvolvimento enquanto estudante-estagiária. A Escola Secundária Sebastião da Gama, foi a selecionada para servir de palco para a aprendizagem e crescimento durante a PES, no qual foram acompanhadas duas turmas de diferentes ciclos de escolaridade. O Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, propõe uma organização subdividida em quatro dimensões gerais: Profissional, Social e Ética, Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Escola e Comunidade e Desenvolvimento Profissional. Primeiramente é apresentada uma contextualização geral do estabelecimento de ensino, bem como os seus recursos espaciais, materiais e humanos, caracterização das turmas que acompanhou e breve descrição do processo de integração. Na dimensão seguinte, são referidas as três fases principais do desenvolvimento do ensino: o planeamento, o ensino e a avaliação. Posteriormente a categoria a seguir, destaca-se pelo envolvimento na comunidade e, desta forma, serão expostas as atividades que contribuíram para esse acontecimento. Por último é exposto um estudo com o objetivo de compreender o resultado da manipulação de diferentes focos de atenção, no momento de realização de uma habilidade motora. De uma perspetiva global, o estágio pedagógico foi considerado o culminar de uma aprendizagem escolar intensa, que preparou adequadamente a estudante para sua profissionalização futura na área como docente. Os conhecimentos adquiridos foram colocados em prática e serviram como base para o sucesso da PES.Flôres, FábioRepositório ComumDias, Inês2023-08-04T13:31:54Z2023-07-272023-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46121TID:203339568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:29.047574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
title Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
spellingShingle Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
Dias, Inês
Estágio pedagógico
Lecionação
Educação física
Ensino/aprendizagem
Estudante estagiário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
title_full Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
title_fullStr Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
title_full_unstemmed Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
title_sort Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
author Dias, Inês
author_facet Dias, Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flôres, Fábio
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Lecionação
Educação física
Ensino/aprendizagem
Estudante estagiário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Lecionação
Educação física
Ensino/aprendizagem
Estudante estagiário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio, tem como finalidade expor a reflexão e trabalho ao longo do ano letivo 2022/2023, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Contou com o acompanhamento e supervisão de dois orientadores, um científico e outro pedagógico, ambos procurando maximizar o desenvolvimento enquanto estudante-estagiária. A Escola Secundária Sebastião da Gama, foi a selecionada para servir de palco para a aprendizagem e crescimento durante a PES, no qual foram acompanhadas duas turmas de diferentes ciclos de escolaridade. O Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, propõe uma organização subdividida em quatro dimensões gerais: Profissional, Social e Ética, Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Escola e Comunidade e Desenvolvimento Profissional. Primeiramente é apresentada uma contextualização geral do estabelecimento de ensino, bem como os seus recursos espaciais, materiais e humanos, caracterização das turmas que acompanhou e breve descrição do processo de integração. Na dimensão seguinte, são referidas as três fases principais do desenvolvimento do ensino: o planeamento, o ensino e a avaliação. Posteriormente a categoria a seguir, destaca-se pelo envolvimento na comunidade e, desta forma, serão expostas as atividades que contribuíram para esse acontecimento. Por último é exposto um estudo com o objetivo de compreender o resultado da manipulação de diferentes focos de atenção, no momento de realização de uma habilidade motora. De uma perspetiva global, o estágio pedagógico foi considerado o culminar de uma aprendizagem escolar intensa, que preparou adequadamente a estudante para sua profissionalização futura na área como docente. Os conhecimentos adquiridos foram colocados em prática e serviram como base para o sucesso da PES.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-04T13:31:54Z
2023-07-27
2023-07-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46121
TID:203339568
url http://hdl.handle.net/10400.26/46121
identifier_str_mv TID:203339568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918803980288