Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de Inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisca Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11763
Resumo: Capítulo 1 Este capítulo é uma síntese do que aconteceu em todo o Estágio no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. Todo este percurso foi orientado e supervisionado pelo professor António Belo. O estágio pedagógico teve como objetivo aplicar todos o conhecimento adquirido no 1º Ciclo de Estudos (Licenciatura) e no 2º Ciclo de Estudos (Mestrado) sendo aplicado todo o conhecimento adquirido teórico e prático adquiridas nas respetivas formações aplicando-os em situação escolar. No início do relatório é efetuada uma contextualização e objetivos do Agrupamento, seguidamente serão descritos os métodos utilizados, as atividades que foram desenvolvidas, tarefas e atividades realizadas ao longo do ano letivo. Ao longo do estágio pedagógico existiu colaboração de dois colegas estagiários e da direção de turma do 11ºCT2, que ambas as partes cooperaram de modo a alcançar o sucesso. A modalidade de futsal ficou ao nosso encargo, do núcleo de estágio no âmbito do desporto escolar em que em baixo descreverei mais pormenorizadamente as tarefas que foram realizadas, os jogos e treinos. Na parte final deste capítulo terá uma reflexão do estágio de forma generalizada em que abordarei os aspetos positivos e negativos e o poderia ter melhorado durante o meu percurso no estágio curricular. Capítulo 2 O tema do estudo do trabalho de Investigação é “Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de ensino de comando e inclusão”. Objetivo do estudo foi perceber de que forma os diferentes estilos de ensino podiam melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Educação Física. Deste modo adotamos 2 estilos de ensino diferentes o estilo de ensino de comando e o de inclusão, de maneira a comparar as primeiras avaliações das modalidades de basquetebol e voleibol com as últimas avaliações realizadas para perceber que tipo de metodologia poderá ser mais “eficaz” Nesta investigação participaram 24 alunos, 11ºCT2 do Agrupamento de Escolas do Fundão. A turma foi divida em três grupos: o grupo de controlo (G1) o grupo inclusão (G2) e o grupo comando (G3). Para a comparação dos dados seria comparado a nota inicial dos alunos nas modalidades em estudo e a nota final.
id RCAP_0f357dd3ad72fab587ad4625111f41aa
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de InclusãoRelatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do FundãoDocenteEducação FísicaEstágio PedagógicoLecionaçãoPlaneamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoCapítulo 1 Este capítulo é uma síntese do que aconteceu em todo o Estágio no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. Todo este percurso foi orientado e supervisionado pelo professor António Belo. O estágio pedagógico teve como objetivo aplicar todos o conhecimento adquirido no 1º Ciclo de Estudos (Licenciatura) e no 2º Ciclo de Estudos (Mestrado) sendo aplicado todo o conhecimento adquirido teórico e prático adquiridas nas respetivas formações aplicando-os em situação escolar. No início do relatório é efetuada uma contextualização e objetivos do Agrupamento, seguidamente serão descritos os métodos utilizados, as atividades que foram desenvolvidas, tarefas e atividades realizadas ao longo do ano letivo. Ao longo do estágio pedagógico existiu colaboração de dois colegas estagiários e da direção de turma do 11ºCT2, que ambas as partes cooperaram de modo a alcançar o sucesso. A modalidade de futsal ficou ao nosso encargo, do núcleo de estágio no âmbito do desporto escolar em que em baixo descreverei mais pormenorizadamente as tarefas que foram realizadas, os jogos e treinos. Na parte final deste capítulo terá uma reflexão do estágio de forma generalizada em que abordarei os aspetos positivos e negativos e o poderia ter melhorado durante o meu percurso no estágio curricular. Capítulo 2 O tema do estudo do trabalho de Investigação é “Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de ensino de comando e inclusão”. Objetivo do estudo foi perceber de que forma os diferentes estilos de ensino podiam melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Educação Física. Deste modo adotamos 2 estilos de ensino diferentes o estilo de ensino de comando e o de inclusão, de maneira a comparar as primeiras avaliações das modalidades de basquetebol e voleibol com as últimas avaliações realizadas para perceber que tipo de metodologia poderá ser mais “eficaz” Nesta investigação participaram 24 alunos, 11ºCT2 do Agrupamento de Escolas do Fundão. A turma foi divida em três grupos: o grupo de controlo (G1) o grupo inclusão (G2) e o grupo comando (G3). Para a comparação dos dados seria comparado a nota inicial dos alunos nas modalidades em estudo e a nota final.Chapter 1 This chapter is a synthesis of what happened throughout the Internship within the scope of the Pedagogical Internship of the 2nd year of Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, from the University of Beira Interior. This entire course was guided and supervised by Professor António Belo. The pedagogical internship aimed to apply all the knowledge acquired in the 1st Cycle of Studies (Degree) and in the 2nd Cycle of Studies (Master's) being applied all the theoretical and practical knowledge acquired in the respective training applying it in school situations. At the beginning of the report, contextualization and objectives of the Grouping are carried out, then the methods used, the activities that were developed, tasks and activities carried out throughout the school year will be described. Throughout the pedagogical internship, there was collaboration between two intern trainees and the class management of 11ºCT2, which both parties cooperated in order to achieve success. The futsal modality was left to us, from the internship nucleus in the scope of school sports, where I will describe in more detail the tasks that were carried out, the games and training. In the final part of this chapter I will have a general reflection of the internship in which I will address the positive and negative aspects and could have improved it during my course in the curricular internship. Chapter 2 The theme of the study of the Research work is "Teaching and Learning Strategies in Physical Education: Teaching style of command and inclusion". The aim of the study was to understand how different teaching styles could improve students' performance in Physical Education. In this way, we adopted 2 different teaching styles, the command and inclusion teaching styles, in order to compare the first assessments of basketball and volleyball modalities with the latest assessments carried out to understand which type of methodology could be more “effective”. 24 students participated in this investigation, 11ºCT2 of the Fundão School Group. The class was divided into three groups: the control group (G1), the inclusion group (G2) and the command group (G3). To compare the data, the students' initial grade in the modalities under study and the final grade (3rd Period) would be compared.Aguiar, Marco Veríssimo DiasuBibliorumOliveira, Francisca Dias2022-01-12T16:56:40Z2021-02-182020-12-302021-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11763TID:202856143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:28.596525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de Inclusão
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
title Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de Inclusão
spellingShingle Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de Inclusão
Oliveira, Francisca Dias
Docente
Educação Física
Estágio Pedagógico
Lecionação
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de Inclusão
title_full Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de Inclusão
title_fullStr Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de Inclusão
title_full_unstemmed Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de Inclusão
title_sort Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de Inclusão
author Oliveira, Francisca Dias
author_facet Oliveira, Francisca Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Marco Veríssimo Dias
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisca Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Docente
Educação Física
Estágio Pedagógico
Lecionação
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Docente
Educação Física
Estágio Pedagógico
Lecionação
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description Capítulo 1 Este capítulo é uma síntese do que aconteceu em todo o Estágio no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. Todo este percurso foi orientado e supervisionado pelo professor António Belo. O estágio pedagógico teve como objetivo aplicar todos o conhecimento adquirido no 1º Ciclo de Estudos (Licenciatura) e no 2º Ciclo de Estudos (Mestrado) sendo aplicado todo o conhecimento adquirido teórico e prático adquiridas nas respetivas formações aplicando-os em situação escolar. No início do relatório é efetuada uma contextualização e objetivos do Agrupamento, seguidamente serão descritos os métodos utilizados, as atividades que foram desenvolvidas, tarefas e atividades realizadas ao longo do ano letivo. Ao longo do estágio pedagógico existiu colaboração de dois colegas estagiários e da direção de turma do 11ºCT2, que ambas as partes cooperaram de modo a alcançar o sucesso. A modalidade de futsal ficou ao nosso encargo, do núcleo de estágio no âmbito do desporto escolar em que em baixo descreverei mais pormenorizadamente as tarefas que foram realizadas, os jogos e treinos. Na parte final deste capítulo terá uma reflexão do estágio de forma generalizada em que abordarei os aspetos positivos e negativos e o poderia ter melhorado durante o meu percurso no estágio curricular. Capítulo 2 O tema do estudo do trabalho de Investigação é “Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de ensino de comando e inclusão”. Objetivo do estudo foi perceber de que forma os diferentes estilos de ensino podiam melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Educação Física. Deste modo adotamos 2 estilos de ensino diferentes o estilo de ensino de comando e o de inclusão, de maneira a comparar as primeiras avaliações das modalidades de basquetebol e voleibol com as últimas avaliações realizadas para perceber que tipo de metodologia poderá ser mais “eficaz” Nesta investigação participaram 24 alunos, 11ºCT2 do Agrupamento de Escolas do Fundão. A turma foi divida em três grupos: o grupo de controlo (G1) o grupo inclusão (G2) e o grupo comando (G3). Para a comparação dos dados seria comparado a nota inicial dos alunos nas modalidades em estudo e a nota final.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
2021-02-18
2021-02-18T00:00:00Z
2022-01-12T16:56:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11763
TID:202856143
url http://hdl.handle.net/10400.6/11763
identifier_str_mv TID:202856143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136403973472256