Resolução de problemas e histórias infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Mariana Matos Cunha Conde de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16581
Resumo: Este estudo compreende duas temáticas distintas, histórias infantis e resolução de problemas, tendo como objetivo fundamental compreender o modo como alunos do 2.º ano resolvem problemas. Concretamente pretende identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas, contextualizados a partir de histórias infantis e o modo como as histórias infantis, associadas à resolução de problemas, promovem o desenvolvimento da compreensão da leitura. A fundamentação teórica encontra-se dividida em três secções distintas: resolução de problemas; compreensão da leitura; e, por fim, histórias infantis. O estudo segue uma abordagem de caráter qualitativo, subjacente ao paradigma interpretativo, por sua vez incidido numa perspetiva de investigação-ação. Nele participaram vinte e cinco alunos do 2.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos seis alunos, organizados em três pares distintos, para uma análise aprofundada das suas resoluções. A recolha de dados baseou-se na intervenção no contexto, tendo sido complementada com dispositivos e procedimentos que me permitiram recolher informações pertinentes, os quais compreendem a observação participante, entrevistas e recolha documental. As conclusões deste estudo evidenciam que: (i) a maioria dos alunos recorre à estratégia subjacente ao problema; (ii) as estratégias “fazer uma simulação/dramatização/experimentação” e “usar cálculos aditivos” são as estratégias utilizadas mais vezes, pelos alunos, na resolução dos problemas; (iii) os alunos recorrem a diferentes estratégias para resolver os problemas, mas privilegiam as representações icónicas para interpretar e expor as suas ideias; (iv) os alunos apresentam resoluções distintas, mas, em cada uma das tarefas propostas, recorrem frequentemente às mesmas estratégias de resolução de problemas; (v) a leitura das histórias infantis permitiu que a maioria dos alunos ativasse os diferentes processos de compreensão.
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