A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4119 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol, Universidade de Lisboa, 2011 |
id |
RCAP_71bd94a251e5758ecccfeb1b38e6a005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4119 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeiraEnsino da língua espanholaEnsino de línguas estrangeirasCanções - EspanhaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol, Universidade de Lisboa, 2011As canções têm um potencial didáctico enorme já que se trata de um material autêntico e flexível onde se trabalham exemplos reais da língua. Assim, este é um recurso extremamente rico para ser aproveitado na aula de língua estrangeira (LE), ainda mais, se se partir de uma perspectiva que tende a reforçar o vínculo entre língua e cultura. O uso de canções tem um valor acrescido se considerarmos que entram em jogo as emoções, os sentimentos e as sensações de cada indivíduo, o que favorece a discussão e a comunicação. E, sentir que a aprendizagem das línguas pode ser algo vivo e relacionado com o mundo real encaminha os alunos para a ideia de que se aprende uma LE para comunicar, expressar sentimentos, desejos, conhecer outras culturas, em suma, para interagir com outros mundos. Com tudo isto, queremos dizer que o professor terá que organizar as suas tarefas, reflectir sobre os temas que tratará, dar prioridade a uns, estar actualizado, estudar, na medida do possível, e, finalmente, procurar a melhor forma para que o seu trabalho dê aos destinatários ferramentas práticas e simples de comunicação.Las canciones tienen un potencial didáctico enorme ya que se trata de un material autentico y flexible donde se trabaja con muestras de lengua reales. Asimismo, éste es un recurso sumamente rico para ser aprovechado en la clase de lengua extranjera (LE), más aún si se parte de un enfoque que tiende a reforzar el nexo entre lengua y cultura. El uso de canciones tiene un valor añadido si consideramos que entran en juego las emociones, los sentimientos, y las sensaciones de cada individuo, lo que favorece la discusión y la comunicación. Y, sentir que el aprendizaje de lenguas puede ser algo vivo y relacionado con el mundo real encamina el alumno hacia la idea de que se aprende una LE para comunicar, expresar sentimientos, deseos, conocer otras culturas, en resumen, interactuar con otros mundos. Con todo esto, queremos decir que el profesor tendrá que organizar su tarea, reflexionar sobre los temas que tratará, priorizar unos sobre otros, estar al día, estudiar, dentro de lo posible, y, finalmente, buscar la mejor forma para que su trabajo dé a los destinatarios herramientas prácticas y sencillas de comunicación. PalabrasLéon Acosta, J., 1963-Repositório da Universidade de LisboaMoleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos2011-09-15T12:42:04Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4119porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:50.711459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira |
title |
A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira |
spellingShingle |
A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira Moleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos Ensino da língua espanhola Ensino de línguas estrangeiras Canções - Espanha Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
title_short |
A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira |
title_full |
A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira |
title_fullStr |
A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira |
title_sort |
A exploração da canção na aula de espanhol como língua estrangeira |
author |
Moleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos |
author_facet |
Moleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Léon Acosta, J., 1963- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moleiro, Marta Sofia Rodrigues dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da língua espanhola Ensino de línguas estrangeiras Canções - Espanha Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
topic |
Ensino da língua espanhola Ensino de línguas estrangeiras Canções - Espanha Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol, Universidade de Lisboa, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-15T12:42:04Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4119 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134183919976448 |