Crianças com necessidades educativas especiais no domínio da sobredotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Joana Z G R
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1309
Resumo: Em meados dos anos 60, a sobredotação circunscrevia-se apenas ao coeficiente de inteligência, sendo, portanto, a parte quantitativa a responsável pela atribuição do rótulo de sobredotado aos indivíduos cujos valores fossem superiores a 140. Nas décadas que se seguiram, o conceito de sobredotação sofreu variadas alterações, dando-se, a partir dessa altura, ênfase, não apenas ao coeficiente de inteligência, mas a outras variáveis, psicológicas e sociais, verificando-se, deste modo, uma maior fiabilidade nas avaliações qualitativas. Perante a evolução constante e atribulada do conceito de sobredotação, decorrente dos estudos continuados sobre o tema, os agentes educativos verificam uma necessidade crescente de tornar produtivas as aprendizagens das crianças indicadas como tal. Todavia, a sinalização destes indivíduos não se apresenta como uma tarefa leviana e, quando realizada de forma errónea, poderá significar consequências nefastas para o aluno, pelo que, o momento e a metodologia utilizados deverão ser cautelosamente seriados. De forma a garantir que estas crianças usufruam de aprendizagens ativas e se sintam estimuladas para a participação na vida escolar, medidas como a aceleração escolar e o enriquecimento curricular são adotadas, garantindo a estes sujeitos a possibilidade de se inserirem no seu grupo de trabalho e, mais tarde, na sociedade, de uma forma natural e idónea, embora ainda apresentem algumas limitações, designadamente no que concerne aos recursos necessários para a sua aplicação. Assim, este trabalho pretende, de alguma forma, analisar e dar resposta, em contexto pedagógico, às crianças com necessidades educativas especiais no domínio da sobredotação, abrindo a porta a um estudo de caso em concreto, com crianças em idade pré-escolar.
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