O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Margarida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, William, Serrazina, Maria De Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14331
Resumo: Este artigo é parte do Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento. Mais especificamente, discutimos ações dos professores para promover os processos de raciocínio dos alunos, antes e após uma experiência de formação. Para isso, analisamos dados relativos a duas questões, incluídas na tarefa usada como pré-teste e pós-teste, que tratam das ações do professor para promover o raciocínio matemático nos alunos, aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado do 1.º Ciclo e 2.º Ciclo (Matemática e Ciências Naturais) do Ensino Básico. Realizamos uma análise de conteúdo das respostas de acordo com ações propostas na literatura, seguida de uma categorização das ações propostas pelos participantes para desenvolver os processos de raciocínio e uma classificação das ações que envolvem o desenvolvimento dos processos de generalizar e justificar. Observamos que a experiência de formação contribuiu para um maior conhecimento dos futuros professores sobre ações promotoras dos processos de raciocínio dos alunos e reveladoras de um melhor entendimento sobre ações docentes que desafiam a utilizar os processos de generalizar e justificar.
id RCAP_71ed1c60031e9d6bdd076dd9a7dd89cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio MatemáticoThe Didactic Knowledge of Future Teachers about the Promoting Actions of Mathematical ReasoningRaciocínio matemáticoAções do professorConhecimento didático de ProfessoresFormação inicialProfessoresMathematical reasoningTeacher’s actionsTeachers’ didactic knowledgeInitial trainingTeachersEste artigo é parte do Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento. Mais especificamente, discutimos ações dos professores para promover os processos de raciocínio dos alunos, antes e após uma experiência de formação. Para isso, analisamos dados relativos a duas questões, incluídas na tarefa usada como pré-teste e pós-teste, que tratam das ações do professor para promover o raciocínio matemático nos alunos, aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado do 1.º Ciclo e 2.º Ciclo (Matemática e Ciências Naturais) do Ensino Básico. Realizamos uma análise de conteúdo das respostas de acordo com ações propostas na literatura, seguida de uma categorização das ações propostas pelos participantes para desenvolver os processos de raciocínio e uma classificação das ações que envolvem o desenvolvimento dos processos de generalizar e justificar. Observamos que a experiência de formação contribuiu para um maior conhecimento dos futuros professores sobre ações promotoras dos processos de raciocínio dos alunos e reveladoras de um melhor entendimento sobre ações docentes que desafiam a utilizar os processos de generalizar e justificar.Abstract This article is part of the Mathematical Reasoning and Teacher Education Project (REASON), which aims to study the mathematical and didactic knowledge that teachers need to conduct a practice that promotes students’ mathematical reasoning and to study ways to support their development. More specifically, we discuss teachers’ actions to promote students’ reasoning processes, before and after a training experience. For this, we analyzed data related to two questions, included in the task used as pre-test and post-test, which deal with the teacher’s actions to promote mathematical reasoning in students, applied in a 1st year of the Master of the 1st Cycle and 2nd Basic Education Cycle (Mathematics and Natural Sciences). We performed a content analysis of the responses according to actions proposed in the literature, followed by a categorization of the actions proposed by the participants to develop the reasoning processes and a classification of actions that involve the development of generalizing and justifying processes. We observed that the training experience contributed to a greater knowledge of future teachers about actions that promote students’ reasoning processes and that they reveal a better understanding of teachers’ actions that challenge them to use the processes of generalizing and justifying.RCIPLRodrigues, MargaridaVieira, WilliamSerrazina, Maria De Lurdes2022-02-23T11:56:46Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14331por10.17921/2176-5634.2021v14n4p404-414info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:09.252701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático
The Didactic Knowledge of Future Teachers about the Promoting Actions of Mathematical Reasoning
title O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático
spellingShingle O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático
Rodrigues, Margarida
Raciocínio matemático
Ações do professor
Conhecimento didático de Professores
Formação inicial
Professores
Mathematical reasoning
Teacher’s actions
Teachers’ didactic knowledge
Initial training
Teachers
title_short O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático
title_full O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático
title_fullStr O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático
title_full_unstemmed O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático
title_sort O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático
author Rodrigues, Margarida
author_facet Rodrigues, Margarida
Vieira, William
Serrazina, Maria De Lurdes
author_role author
author2 Vieira, William
Serrazina, Maria De Lurdes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
Vieira, William
Serrazina, Maria De Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio matemático
Ações do professor
Conhecimento didático de Professores
Formação inicial
Professores
Mathematical reasoning
Teacher’s actions
Teachers’ didactic knowledge
Initial training
Teachers
topic Raciocínio matemático
Ações do professor
Conhecimento didático de Professores
Formação inicial
Professores
Mathematical reasoning
Teacher’s actions
Teachers’ didactic knowledge
Initial training
Teachers
description Este artigo é parte do Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento. Mais especificamente, discutimos ações dos professores para promover os processos de raciocínio dos alunos, antes e após uma experiência de formação. Para isso, analisamos dados relativos a duas questões, incluídas na tarefa usada como pré-teste e pós-teste, que tratam das ações do professor para promover o raciocínio matemático nos alunos, aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado do 1.º Ciclo e 2.º Ciclo (Matemática e Ciências Naturais) do Ensino Básico. Realizamos uma análise de conteúdo das respostas de acordo com ações propostas na literatura, seguida de uma categorização das ações propostas pelos participantes para desenvolver os processos de raciocínio e uma classificação das ações que envolvem o desenvolvimento dos processos de generalizar e justificar. Observamos que a experiência de formação contribuiu para um maior conhecimento dos futuros professores sobre ações promotoras dos processos de raciocínio dos alunos e reveladoras de um melhor entendimento sobre ações docentes que desafiam a utilizar os processos de generalizar e justificar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-02-23T11:56:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14331
url http://hdl.handle.net/10400.21/14331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.17921/2176-5634.2021v14n4p404-414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133492793049088