Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/159279 |
Resumo: | O presente trabalho relata e reflete sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) de Português e de Inglês desenvolvida no ano letivo 2021/2022. Este percurso partiu da hipótese de que a promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de português língua materna e inglês língua estrangeira contribuiria para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos. Procedeu-se a uma intervenção didática assente na exposição a diferentes variedades linguísticas, tendo sido adotados, sempre que possível, modelos permissores de uma observação contrastiva das variedades trabalhadas. Como forma de avaliar a eficácia da intervenção, foram comparadas as respostas dos alunos a um questionário sobre variação linguística antes e depois da fase de lecionação. Os resultados a estes questionários, a par com dados qualitativos recolhidos nas fases de observação e lecionação das aulas, parecem indicar que o trabalho sobre variação linguística em sala de aula contribui para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos, bem como para a sua motivação. |
id |
RCAP_71f74d5674b8911858ae0441bd6b75b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/159279 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeiraVariação linguísticaIdeologias e atitudes linguísticasLinguística educacionalGlobal EnglishesLaboratório GramaticalLanguage variationLanguage ideologies and attitudesEducational linguisticsGrammar LabDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho relata e reflete sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) de Português e de Inglês desenvolvida no ano letivo 2021/2022. Este percurso partiu da hipótese de que a promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de português língua materna e inglês língua estrangeira contribuiria para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos. Procedeu-se a uma intervenção didática assente na exposição a diferentes variedades linguísticas, tendo sido adotados, sempre que possível, modelos permissores de uma observação contrastiva das variedades trabalhadas. Como forma de avaliar a eficácia da intervenção, foram comparadas as respostas dos alunos a um questionário sobre variação linguística antes e depois da fase de lecionação. Os resultados a estes questionários, a par com dados qualitativos recolhidos nas fases de observação e lecionação das aulas, parecem indicar que o trabalho sobre variação linguística em sala de aula contribui para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos, bem como para a sua motivação.The following work reports and reflects upon a Supervised Teaching Practice carried out throughout the 2021/2022 school year. This path was built on the hypothesis that promoting consciousness of language variation in Portuguese as a first language and English as a foreign language classrooms would contribute to more positive language attitudes on the students’ part. A didactic intervention based on the exposure to different language varieties was developed, in which methods permeable to a contrastive observation of these varieties were privileged. In order to evaluate the effectiveness of the intervention, students’ answers to a questionnaire on language variation collected both before and after the intervention were compared. These results, paired with qualitative data gathered throughout the observation and teaching phases, suggest that teaching language variation contributes to more positive language attitudes on the students’ part, and to their motivation towards the subjects.Marchão, Joana Maria Rodrigues BatalhaCavalheiro, Lili LopesRUNRosa, Catarina Flor Duarte2023-10-26T10:05:01Z2023-07-192023-06-142023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/159279TID:203362870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:41:43Zoai:run.unl.pt:10362/159279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:28.301901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira |
title |
Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira |
spellingShingle |
Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira Rosa, Catarina Flor Duarte Variação linguística Ideologias e atitudes linguísticas Linguística educacional Global Englishes Laboratório Gramatical Language variation Language ideologies and attitudes Educational linguistics Grammar Lab Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira |
title_full |
Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira |
title_fullStr |
Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira |
title_full_unstemmed |
Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira |
title_sort |
Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira |
author |
Rosa, Catarina Flor Duarte |
author_facet |
Rosa, Catarina Flor Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marchão, Joana Maria Rodrigues Batalha Cavalheiro, Lili Lopes RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Catarina Flor Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Variação linguística Ideologias e atitudes linguísticas Linguística educacional Global Englishes Laboratório Gramatical Language variation Language ideologies and attitudes Educational linguistics Grammar Lab Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Variação linguística Ideologias e atitudes linguísticas Linguística educacional Global Englishes Laboratório Gramatical Language variation Language ideologies and attitudes Educational linguistics Grammar Lab Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente trabalho relata e reflete sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) de Português e de Inglês desenvolvida no ano letivo 2021/2022. Este percurso partiu da hipótese de que a promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de português língua materna e inglês língua estrangeira contribuiria para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos. Procedeu-se a uma intervenção didática assente na exposição a diferentes variedades linguísticas, tendo sido adotados, sempre que possível, modelos permissores de uma observação contrastiva das variedades trabalhadas. Como forma de avaliar a eficácia da intervenção, foram comparadas as respostas dos alunos a um questionário sobre variação linguística antes e depois da fase de lecionação. Os resultados a estes questionários, a par com dados qualitativos recolhidos nas fases de observação e lecionação das aulas, parecem indicar que o trabalho sobre variação linguística em sala de aula contribui para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos, bem como para a sua motivação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-26T10:05:01Z 2023-07-19 2023-06-14 2023-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/159279 TID:203362870 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/159279 |
identifier_str_mv |
TID:203362870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138157498728448 |