Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Catarina Flor Duarte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/159279
Resumo: O presente trabalho relata e reflete sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) de Português e de Inglês desenvolvida no ano letivo 2021/2022. Este percurso partiu da hipótese de que a promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de português língua materna e inglês língua estrangeira contribuiria para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos. Procedeu-se a uma intervenção didática assente na exposição a diferentes variedades linguísticas, tendo sido adotados, sempre que possível, modelos permissores de uma observação contrastiva das variedades trabalhadas. Como forma de avaliar a eficácia da intervenção, foram comparadas as respostas dos alunos a um questionário sobre variação linguística antes e depois da fase de lecionação. Os resultados a estes questionários, a par com dados qualitativos recolhidos nas fases de observação e lecionação das aulas, parecem indicar que o trabalho sobre variação linguística em sala de aula contribui para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos, bem como para a sua motivação.
id RCAP_71f74d5674b8911858ae0441bd6b75b6
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/159279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeiraVariação linguísticaIdeologias e atitudes linguísticasLinguística educacionalGlobal EnglishesLaboratório GramaticalLanguage variationLanguage ideologies and attitudesEducational linguisticsGrammar LabDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho relata e reflete sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) de Português e de Inglês desenvolvida no ano letivo 2021/2022. Este percurso partiu da hipótese de que a promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de português língua materna e inglês língua estrangeira contribuiria para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos. Procedeu-se a uma intervenção didática assente na exposição a diferentes variedades linguísticas, tendo sido adotados, sempre que possível, modelos permissores de uma observação contrastiva das variedades trabalhadas. Como forma de avaliar a eficácia da intervenção, foram comparadas as respostas dos alunos a um questionário sobre variação linguística antes e depois da fase de lecionação. Os resultados a estes questionários, a par com dados qualitativos recolhidos nas fases de observação e lecionação das aulas, parecem indicar que o trabalho sobre variação linguística em sala de aula contribui para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos, bem como para a sua motivação.The following work reports and reflects upon a Supervised Teaching Practice carried out throughout the 2021/2022 school year. This path was built on the hypothesis that promoting consciousness of language variation in Portuguese as a first language and English as a foreign language classrooms would contribute to more positive language attitudes on the students’ part. A didactic intervention based on the exposure to different language varieties was developed, in which methods permeable to a contrastive observation of these varieties were privileged. In order to evaluate the effectiveness of the intervention, students’ answers to a questionnaire on language variation collected both before and after the intervention were compared. These results, paired with qualitative data gathered throughout the observation and teaching phases, suggest that teaching language variation contributes to more positive language attitudes on the students’ part, and to their motivation towards the subjects.Marchão, Joana Maria Rodrigues BatalhaCavalheiro, Lili LopesRUNRosa, Catarina Flor Duarte2023-10-26T10:05:01Z2023-07-192023-06-142023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/159279TID:203362870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:41:43Zoai:run.unl.pt:10362/159279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:28.301901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
title Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
spellingShingle Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
Rosa, Catarina Flor Duarte
Variação linguística
Ideologias e atitudes linguísticas
Linguística educacional
Global Englishes
Laboratório Gramatical
Language variation
Language ideologies and attitudes
Educational linguistics
Grammar Lab
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
title_full Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
title_fullStr Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
title_full_unstemmed Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
title_sort Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
author Rosa, Catarina Flor Duarte
author_facet Rosa, Catarina Flor Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marchão, Joana Maria Rodrigues Batalha
Cavalheiro, Lili Lopes
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Catarina Flor Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Variação linguística
Ideologias e atitudes linguísticas
Linguística educacional
Global Englishes
Laboratório Gramatical
Language variation
Language ideologies and attitudes
Educational linguistics
Grammar Lab
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Variação linguística
Ideologias e atitudes linguísticas
Linguística educacional
Global Englishes
Laboratório Gramatical
Language variation
Language ideologies and attitudes
Educational linguistics
Grammar Lab
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho relata e reflete sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) de Português e de Inglês desenvolvida no ano letivo 2021/2022. Este percurso partiu da hipótese de que a promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de português língua materna e inglês língua estrangeira contribuiria para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos. Procedeu-se a uma intervenção didática assente na exposição a diferentes variedades linguísticas, tendo sido adotados, sempre que possível, modelos permissores de uma observação contrastiva das variedades trabalhadas. Como forma de avaliar a eficácia da intervenção, foram comparadas as respostas dos alunos a um questionário sobre variação linguística antes e depois da fase de lecionação. Os resultados a estes questionários, a par com dados qualitativos recolhidos nas fases de observação e lecionação das aulas, parecem indicar que o trabalho sobre variação linguística em sala de aula contribui para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos, bem como para a sua motivação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-26T10:05:01Z
2023-07-19
2023-06-14
2023-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/159279
TID:203362870
url http://hdl.handle.net/10362/159279
identifier_str_mv TID:203362870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138157498728448