O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/1221 |
Resumo: | Segundo Higgins e Boone (1996), existe evidência de que a Tecnologia pode ter um impacto positivo junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Assim, neste artigo iremos considerar a existência de uma relação triangular, com influências mútuas, que tem como vértices o aluno com dificuldades de aprendizagem específicas, as práticas eficazes proporcionadas pelo professor e as Tecnologias. Faremos uma breve abordagem ao conceito de dificuldades de aprendizagem específicas e reveremos a investigação relacionada com o uso do processador de texto na área das dificuldades específicas na escrita. According to Higgins and Boone (1996), available research shows that Technology may have a positive impact in the education of students with specific learning. This paper will consider the existence of a triangular relationship, with mutual fluencies, between students with specific learning disabilities in writing, effective-based practices, and technologies. Thus, we will present the concept of students with specific learning disabilities, and review research related to the benefits derived from the use of the Word processor, by these students. |
id |
RCAP_720f0f072174b9b5b8638b1818c72be2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1221 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicasThe word processor as effective technological aid for students with specific learning disabilitiesProcessador de textoDificuldades específicas na escritaWord processorSpecific learning disabilities in writingSegundo Higgins e Boone (1996), existe evidência de que a Tecnologia pode ter um impacto positivo junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Assim, neste artigo iremos considerar a existência de uma relação triangular, com influências mútuas, que tem como vértices o aluno com dificuldades de aprendizagem específicas, as práticas eficazes proporcionadas pelo professor e as Tecnologias. Faremos uma breve abordagem ao conceito de dificuldades de aprendizagem específicas e reveremos a investigação relacionada com o uso do processador de texto na área das dificuldades específicas na escrita. According to Higgins and Boone (1996), available research shows that Technology may have a positive impact in the education of students with specific learning. This paper will consider the existence of a triangular relationship, with mutual fluencies, between students with specific learning disabilities in writing, effective-based practices, and technologies. Thus, we will present the concept of students with specific learning disabilities, and review research related to the benefits derived from the use of the Word processor, by these students.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBFerreira, SandraMartins, Ana Paula Loução2009-11-16T10:37:59Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1221porEduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009)1645-477410.34620/eduser.v1i1.10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:39Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:46.048857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas The word processor as effective technological aid for students with specific learning disabilities |
title |
O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas |
spellingShingle |
O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas Ferreira, Sandra Processador de texto Dificuldades específicas na escrita Word processor Specific learning disabilities in writing |
title_short |
O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas |
title_full |
O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas |
title_fullStr |
O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas |
title_full_unstemmed |
O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas |
title_sort |
O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas |
author |
Ferreira, Sandra |
author_facet |
Ferreira, Sandra Martins, Ana Paula Loução |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ana Paula Loução |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sandra Martins, Ana Paula Loução |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processador de texto Dificuldades específicas na escrita Word processor Specific learning disabilities in writing |
topic |
Processador de texto Dificuldades específicas na escrita Word processor Specific learning disabilities in writing |
description |
Segundo Higgins e Boone (1996), existe evidência de que a Tecnologia pode ter um impacto positivo junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Assim, neste artigo iremos considerar a existência de uma relação triangular, com influências mútuas, que tem como vértices o aluno com dificuldades de aprendizagem específicas, as práticas eficazes proporcionadas pelo professor e as Tecnologias. Faremos uma breve abordagem ao conceito de dificuldades de aprendizagem específicas e reveremos a investigação relacionada com o uso do processador de texto na área das dificuldades específicas na escrita. According to Higgins and Boone (1996), available research shows that Technology may have a positive impact in the education of students with specific learning. This paper will consider the existence of a triangular relationship, with mutual fluencies, between students with specific learning disabilities in writing, effective-based practices, and technologies. Thus, we will present the concept of students with specific learning disabilities, and review research related to the benefits derived from the use of the Word processor, by these students. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-16T10:37:59Z 2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/1221 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/1221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009) 1645-4774 10.34620/eduser.v1i1.10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135146740285440 |