O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandra
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Martins, Ana Paula Loução
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1221
Resumo: Segundo Higgins e Boone (1996), existe evidência de que a Tecnologia pode ter um impacto positivo junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Assim, neste artigo iremos considerar a existência de uma relação triangular, com influências mútuas, que tem como vértices o aluno com dificuldades de aprendizagem específicas, as práticas eficazes proporcionadas pelo professor e as Tecnologias. Faremos uma breve abordagem ao conceito de dificuldades de aprendizagem específicas e reveremos a investigação relacionada com o uso do processador de texto na área das dificuldades específicas na escrita. According to Higgins and Boone (1996), available research shows that Technology may have a positive impact in the education of students with specific learning. This paper will consider the existence of a triangular relationship, with mutual fluencies, between students with specific learning disabilities in writing, effective-based practices, and technologies. Thus, we will present the concept of students with specific learning disabilities, and review research related to the benefits derived from the use of the Word processor, by these students.
id RCAP_720f0f072174b9b5b8638b1818c72be2
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicasThe word processor as effective technological aid for students with specific learning disabilitiesProcessador de textoDificuldades específicas na escritaWord processorSpecific learning disabilities in writingSegundo Higgins e Boone (1996), existe evidência de que a Tecnologia pode ter um impacto positivo junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Assim, neste artigo iremos considerar a existência de uma relação triangular, com influências mútuas, que tem como vértices o aluno com dificuldades de aprendizagem específicas, as práticas eficazes proporcionadas pelo professor e as Tecnologias. Faremos uma breve abordagem ao conceito de dificuldades de aprendizagem específicas e reveremos a investigação relacionada com o uso do processador de texto na área das dificuldades específicas na escrita. According to Higgins and Boone (1996), available research shows that Technology may have a positive impact in the education of students with specific learning. This paper will consider the existence of a triangular relationship, with mutual fluencies, between students with specific learning disabilities in writing, effective-based practices, and technologies. Thus, we will present the concept of students with specific learning disabilities, and review research related to the benefits derived from the use of the Word processor, by these students.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBFerreira, SandraMartins, Ana Paula Loução2009-11-16T10:37:59Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1221porEduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009)1645-477410.34620/eduser.v1i1.10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:39Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:46.048857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
The word processor as effective technological aid for students with specific learning disabilities
title O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
spellingShingle O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
Ferreira, Sandra
Processador de texto
Dificuldades específicas na escrita
Word processor
Specific learning disabilities in writing
title_short O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
title_full O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
title_fullStr O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
title_full_unstemmed O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
title_sort O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
author Ferreira, Sandra
author_facet Ferreira, Sandra
Martins, Ana Paula Loução
author_role author
author2 Martins, Ana Paula Loução
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sandra
Martins, Ana Paula Loução
dc.subject.por.fl_str_mv Processador de texto
Dificuldades específicas na escrita
Word processor
Specific learning disabilities in writing
topic Processador de texto
Dificuldades específicas na escrita
Word processor
Specific learning disabilities in writing
description Segundo Higgins e Boone (1996), existe evidência de que a Tecnologia pode ter um impacto positivo junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Assim, neste artigo iremos considerar a existência de uma relação triangular, com influências mútuas, que tem como vértices o aluno com dificuldades de aprendizagem específicas, as práticas eficazes proporcionadas pelo professor e as Tecnologias. Faremos uma breve abordagem ao conceito de dificuldades de aprendizagem específicas e reveremos a investigação relacionada com o uso do processador de texto na área das dificuldades específicas na escrita. According to Higgins and Boone (1996), available research shows that Technology may have a positive impact in the education of students with specific learning. This paper will consider the existence of a triangular relationship, with mutual fluencies, between students with specific learning disabilities in writing, effective-based practices, and technologies. Thus, we will present the concept of students with specific learning disabilities, and review research related to the benefits derived from the use of the Word processor, by these students.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-16T10:37:59Z
2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1221
url http://hdl.handle.net/10198/1221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009)
1645-4774
10.34620/eduser.v1i1.10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135146740285440